O Abrigo de Pedra

O Abrigo de Pedra Jean M. Auel

Resenhas - O Abrigo de Pedra

Nice 24/08/2021

Uma série fantástica
Eu adorei essa série! Alguns livros mais do que outros , mas no geral gostei bastante da história. Esse quinto livro conta o fim da grande jornada da Ayla e do Jondalar e é muito rico em detalhes e tem muitos fatos interessantes. Porém não foi um desfecho , pra mim esse poderia muito bem encerrar a série sem necessidade de um outro livro. Mas valeu muito a leitura.

Elba Mara 04/07/2016

Série ótima livro tão bom quanto
Livro excepcional como o restante da série, por isso mesmo sendo grandes os volumes, li todos . Nem sei quanto tempo demorei , mas enfim... Valeu cada momento, obra muito bem desenvolvida como poucos que já li. É como estar lá tamanho a riqueza de detalhes.
Só me entristeci pois senti que faltaram pontas a serem fechadas, pra mim a obra não podia parar aqui, tinha que ter o momento de Ayla rever seu filho, e ela conhecer seu passado. Acho que é pedir demais? Não sei, não deu pra evitar de querer está história contada por tão grande escritora. Jean M. Auel

Jobita 20/04/2013

A abrigo da espera
O skoob tem um defeito - só um!
Falta a opção zero estrelas, ou "quero meu tempo de volta!", porque, definitivamente, alguns livros a mereceriam! Este, por exemplo.

Estive os quatro livros com algumas expectativas simples:
que se explicassem alguns sonhos da Ayla;
que toda aquela história da inimizade de bruqueval desse algum fruto;
que se descobrisse que raio foi feito do clã, do filho dela e tudo o mais.

E então, milhares de páginas depois, zilhões de cenas de sexo repetitivo e incípido mais tarde, descubro que nenhuma das minhas perguntas será respondida. Depois de tudo, me senti ludibriada e com uma imensa perda de tempo!

No mais, a série podia ter sido maravilhosa, perfeita, mas não foi, por falta de habilidade da autora.

1 - as cenas repetitivas de sexo - planícies de passagem é tão incrivelmente massante, que dá medo;

2 - repetição irritante de tudo que aconteceu nos outros livros - querida autora, entenda, se eu li os cinco volumes, eu li os cinco volumes. não preciso ouvir como ayla começou a cassçar toda vez que ela pega uma arma, pelo amor de Deus.

Esse livro é o pior que li em muitos anos e, se houvesse um lugar em que eu pudesse deixar isso assinalado em meu perfil, estaria.

O primeiro volume é maravilhoso, criativo, intenso, instigante. Fica-se os quatro volumes restantes na esperança de ver repetido o mesmo desempenho.... Inutilmente.

Os últimos volumes são medíocres e repetitivos.
Renata 28/10/2013minha estante
E ainda falta o último livro, que nos EUA foi lançado em março/2011 e no Brasil a Editora Record está nos enrolando. Responderam meu e-mail dizendo que será lançado em janeiro/2014.

Fimbrethil Call 14/10/2009

Ótimo
Nesse livro a viagem acabou, Ayla e Jondalar encontram o grupo de que Jondalar faz parte, que tem uma dinâmica social completamente diferente da dos Neanderthais, que era uma sociedade patriarcal, enquanto que essa sociedade é matriarcal. Nesse livro nasce a filha de Jondalar e Ayla, e Ayla está em dúvida se vai virar uma mulher tipo xamã daquele grupo ou não, e isso só no sexto livro...

Paccelli 04/02/2009

Como Destruir uma boa História - Volume 5
......."A partir do segundo (que com muita, mas muita boa vontade mesmo, é suportavel) a coisa degringola pra dramalhão com toques de Malhaçao... Devia ter ficado no volume 1 que, repito, é fantastico...........""""'''

Sharon 28/01/2009

"Muito sexo e pouca pré-história"
Não gostei. Para mostrar que o amor dos dois é cheio de fogo, bastava um "Ayla e Jondalar fazem amor todas as noites" e não grandes descrições monótonas sobre botões do amor e lanças do desejo... Ainda sobram algumas descrições sobre os povos e os animais pré-históricos, mas não chegam a ser interessantes como os outros três livros. E eu estava mesmo é esperando um reencontro com o clã. Decepcionou.