Além de Palomar

Além de Palomar Gilbert Hernandez

Resenhas - Além de Palomar

Vicente 25/04/2021

Genial
Nesse volume de Love And Rockets, Gilbert Hernandez volta no tempo e conta as origens de Loma, uma das principais personagens femininas desse universo. Altamente indicado para os que gostam do realismo mágico presente nas obras de García Márquez e outros autores latinos. Divertido, estranho, atual, Love And Rockets é uma surpresa após a outra.

AleixoItalo 27/01/2021

Em 'Além de Palomar' somos apresentados ao passado de Luba, filha de pais improváveis, que sai do vilarejo pobre pra viver sua sina na cidade grande, regada a música, drogas e muito sexo. Completando a coletânea, 'Love and Rockets" mostra o dia a dia de adolescentes em Los Angeles nos anos 80, cujas vidas são entrelaçadas na comunidade em que vivem.

Assim que saímos de Palomar, sai de cena o realismo fantástico que dá lugar à um estilo mais sóbrio, focado na segunda metade do século XX, uma jornada pelos anos 50 aos 80 da América Latina. A obra é uma aula de referências, mostrando o desenvolvimento do cenário musical, o boom das drogas e sexo dos anos 70, avanços na medicina e ciência, a constante presença dos cartéis de drogas e da violência que moldou a região, tudo isso orientado pelo debate político que reinou na época: comunismo x capitalismo.

Gilbert Hernández nos presenteia com o desenvolvimento magnífico de uma boa história. Diversos personagens mostrados ao longo de suas vidas, com diferentes objetivos e sonhos. A passagem do tempo é marcada tanto na mudança dos traços que compõe cada um como nas variações em suas ideologias.

Assim como no "cortiço" de Aluísio de Azevedo, os personagens vivem suas vidas atolados em seus próprios dramas e defeitos, em uma história que evita tomar partidos específicos ou criar uma falsa moral. Hernandez escancara os problemas sociais sem privar suas criaturas de humanidade: gays, mafiosos, neonazistas, negros, ricos, pobres, putas, feios e toda uma miríade de estereótipos se matando e se amando em meio à preconceitos, cumplicidade, ódio e desejo.

Viajar em suas páginas é viajar na história da América, onde milícias chacinam inocentes enquanto ricaços sofrem overdoses em seus palacetes, onde os desgraçados abandonam seu mundo para tentar a sorte do sonho americano e onde personagens virtuosos e deploráveis vivem juntos como ingredientes numa verdadeira "sopa de lágrimas"!

Pedro Marques 25/11/2020

O melhor dos volumes da trilogia
Além de Palomar, como já indica o nome, contêm histórias externas ao vilarejo apresentado nas últimas edições. Esse volume é formado por duas grandes narrativas - Rio Veneno e Love & Rockets X.
A primeira abordada o passado da personagem Lula que, desde o início da série, é cercado por múltiplos mistérios. Na minha opinião, Rio Veneno é a melhor história da série escrita por Beto Hernandez.
Já Love & Rockets X leva a série para Los Angeles no final da década de 80, mudando o núcleo central de personagens, e apresenta pontos de intercessão com as histórias de Palomar, mostrando a vida de personagens que se mudaram da vila.