Apesar da Guerra

Apesar da Guerra Lya Galavote
Lya Galavote

Resenhas - Apesar da Guerra

Monyque 25/07/2023

Este livro da @lyagalavote se passa no Brasil durante a Guerra do Paraguai, vamos conhecer a história de Manuela e sua família que vivem a angústia de perder seus entes queridos que foram enviados pra lutar, e também de Bento que na tentativa de resgatar seu pai partiu para o confronto deixando seus planos que já estavam programados pra um outro momento.

Em meio a dor e sofrimento diante daquele cenário nasce um lindo romance, que no começo não é tão lindo assim rsrs, pois temos uma personagem com uma personalidade forte, ela é determinada, ousada e bastante corajosa. Além de ser orgulhosa e difícil de voltar atrás em suas decisões.

São muitos elementos que compõe a narrativa que deixa a história ainda mais única e maravilhosa, a autora sabe prender muito bem o leitor, quando comecei a ler foi impossível largar até terminar. Uma leitura muito fluida, apaixonante e que deixou saudade.

T 27/07/2022

Romance de época BR
Admito que cheguei não esperando nada de especial, mas entregou muito!
Uma mocinha mais azarada que o normal e se apaixona por um ex-combatente com sérios problemas.
Queria umas páginas sobre os personagens no futuro e se Dona Margarida se deu mal :/

NAthali31 27/07/2022

Esse livro é maravilhoso, simplesmente amei a escrita da Lya ... Ela descreve tão bem o que acontece que de vez em quando até esquecia que estava lendo??

?????

Sabrina.Varges 28/12/2021

Ótima primeira experiência
Minha penúltima leitura do ano foi esse Romance Nacional de época MARAVILHOSO "Apesar da Guerra" de @lyagalavote que conta a história de superação de duas famílias da cidade de Uruguaiana no durante e pós guerra entre o Paraguai e a Tríplice aliança.
Nesse contexto conhecemos Rosa, Bento e Manuela que terão suas vidas entrelaçadas através do amor e sofrimento.
Gostei muito da escrita da autora, a ambientação, a construção dos personagens, fiquei bem aflita em alguns momentos, curiosa para saber o que realmente aconteceu no passado de Bento, e por fim gostei de mais do final. Já estou curiosa para ler o próximo livro da série.

maisabook 24/09/2021

amei
Sem palavras pra descrever o quanto esse livro é maravilhoso, a escrita da autora é incrível e o desenvolvimento dos personagens é lindo demais, me apaioxonei por cada personagem, menos por uma certa personagem chamada Margarida, mas enfim. Recomendo demais esse livro e sei que você não vai se arrepender.

Ka 24/08/2021

Uma bela história!!
Primeira vez lendo algo da autora e posso dizer que amei a escrita dela, muito, muito boa? Aqui temos um livro ambientado no Brasil, durante a Guerra do Paraguai, e gostei muito dos cenários e da parte histórica!!
O livro é intercalado entre passado e presente, o que achei bem legal. A Manuela é aquela mocinha que diz que nunca vai se apaixonar e você já imagina onde isso vai dar kkk
O livro fala muito do amor familiar, de promessas e dos males da guerra. Os personagens secundários têm seu destaque, e inclusive eu adorei a irmã da Manuela?
Pode se preparar pra sofrer com o casal, porque os dois são muito cabeça dura kkkkkk.
Mas um ótimo livro nacional!! Parabéns Lya pelo trabalho incrível??

daniela.Paulo 19/08/2021

Apesar da guerra
Uma leitura fluída, um casal machucado pela guerra que se encontram, se amam, é percebem que não é possível sofrer para sempre.

jAlia 19/07/2021

a história é linda, prende muito.
queria mais deles juntos, porque me apaixonei por manuela e bento
apesar de já esperar esse casal, o livro me surpreendeu

Gabi 13/07/2021

Bem bom
Por mais que seja um livro rapidinho de ler, achei mto rico em contexto histórico. Gostei de descobrir como foi realmente aquele período da guerra com o Paraguai. Descobrir q só uma família continuou com animais criados na cidade, q as pessoas usavam o trabalho pra trocar por comida ou outros serviços. Gente foi incrível. Gostei bastante, os problemas dos personagens eram reais e densos. Nd q fosse fácil de resolver como vemos em tantos livros. Gostei mesmo. Um dos poucos livros rapidinhos q ganhou 5 estrelas de mim. Parabéns ???

@sandraalmeidaeseuslivros 07/07/2021

O livro traz uma reflexão sobre as promessas que muitas vezes fazemos em um momento de angústia e tristeza. Dizem que promessas são feitas para serem quebradas, mas não sei se acredito muito nisso.

O livro se passa em 1869 em Uruguaiana nas margens do rio Uruguai na fronteira oeste do Rio Grande do Sul na época da guerra do Paraguai conhecida como Campanha dos Corrientes.

Manuela e seu irmão mais novo Miguel, presenciaram a morte do irmão mais velho Joaquim por bandidos Paraguaios.
Com muita dor no coração Manuela fez uma promessa de que jamais se casaria, pois não suportaria perder marido ou filhos para a guerra.

Bento mora em Alegrete e perdeu a mãe para a Tuberculose quando o pai estava lutando na guerra . Bento muito triste fez uma promessa no leito de morte de mãe de procurar o pai , e assim o fez, deixando para trás Rosa seu grande amor.

A vida dos dois são marcadas pelos horrores da guerra e o destino fará com que se cruzem. Resta saber se eles estão dispostos a quebrarem suas promessas.
Mel 07/07/2021minha estante
Acho que tenho ele no Kindle

Gostou?

Ele é hot?

@sandraalmeidaeseuslivros 08/07/2021minha estante
Não é hot Mel

Mel 10/07/2021minha estante
Obrigada

Eliane.Pitz 01/06/2021

confusão ksks
juro que eu tentei, tentei gostar do romance dos personagens principais, mas não consegui, não costumo gostar muito de histórias de ?amor a primeira vista? porque sempre sinto que foi muito forçado e que não tinha embasamento nenhum pra existir um romance (pelo menos do jeito que foi)
mesmo assim, gostei do livro, gostei de acompanhar o passado do Bento e de todo o desenvolvimento que o personagem teve
gostei muito de ser um romance de época que se passa no Brasil, nunca tinha lido nenhum que se passasse em território nacional
enfim, acho que valeu a leitura, me diverti muito com o livro

Miah.Kan-Po 18/05/2021

Superou as minhas expectativas!
Comecei a ler o livro sem muitas expectativas, pois tenho me decepcionado muito com livros nacionais, mas logo no prólogo senti uma vibe tão boa que meu coração se encheu de esperanças.

O livro não só é bem escrito, como tem um enredo muito bem construído, com personagens cativantes e diálogos inteligentes.

Gostei muito da forma como o romance se desenvolveu, apesar de achar bem Romeu e Julieta, devido ao tempo em que foi construído (bastou um encontro para a paixão tomar conta do casal), mas eles não se entregaram de pronto como na tragédia de Shakespeare. Ambos tinham seus traumas e medos. Senti falta de mais momentos do casal juntos, mas isso não tirou o encanto da obra.

A narrativa em dois tempos é a cereja do bolo. A maioria dos capítulos narrados pelo Bento se passa na Guerra do Paraguai cinco anos antes do tempo em que o casal se encontra. Amo livros com fatos históricos, mesmo que esses fatos não sejam de todo verídicos, como a autora deixou claro em sua nota ao leitor, no entanto achei esse plano de fundo (guerra) o máximo.

A foram que a guerra é retratada também é um ponto alto da história... O foco não é a guerra em si, mas em como ela transforma a vida das pessoas direta e indiretamente. As marcas das batalhas, as mortes que não podem ser evitadas, as famílias que não perdem a esperança de o soldado voltar para casa etc.

E uma história que se passa no Brasil (outro ponto positivo).

Enfim, foi uma leitura maravilhosa, cheia de emoções, principalmente no final do livro (onde destaco que terminou da forma que gosto, sem delongas...). A autora está de parabéns ?

Raquel268 05/05/2021

Tudo começa com uma guerra.

A guerra... Nos fazendo perder pessoas que amamos, um irmão gêmeo.

Manuela, com a perda do seu irmão, e sem notícias do pai, promete a si mesma que não iria construir uma família por medo do que possa acontecer e não ser capaz de suportar.

Bento, um rapaz que acabara de voltar da guerra, mas com um passado conturbado, que o fez não se envolver com ninguém, mas por quê?

Um encontro misterioso na beira de um rio, um rapaz fardado e bêbado,  e uma moça com apenas roupas de baixo. Poderia dar errado?

Para quem não queira se envolver, apenas uns olhares deixavam agoniados, a presença começou a se tornar irritante, mas uma pontada de?  É uma coisa boa?

Mas o passado de uma pessoa e a aflição de outra, pode pôr em risco tudo o que se tinha, ou não tinha?

Que sentimentos é esse?

Uma fofoqueira na cidade, dona Margarida, sabia de tudo e mais um pouco.
A dona Eleonora, que estava com seu neto em casa, um neto muito lindo por sinal...
Um irmão que desenhava muito bem, e que com essa habilidade poderia mudar a vida de uma família para lá de melhor?

O que tem a ver essas ligações?

Mas, um papel encontrado em um bolso poderia arruinar tudo, e dizer adeus para sempre?  Não deveria confiar, ou deveria?
Esse papel, era verdade?

A história se passa no Brasil, um romance De época um pouco  clichê, mas que em horas faz você ficar com umas dúvidas, confesso que li já sabendo o que iria acontecer, porém  me surpreendi bastante e amei cada palavra e página.
  Um livro bem envolvente que te faz querer ler e ler até chegar no final, e desvendar os mistérios das vidas dos personagens.
    Lya Galavote sabe prender seus leitores e conquistar com seu livro, sem dúvidas uma excelente autora.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 02/03/2021

Resenha: Apesar da Guerra | Lya Galavote
Apesar da Guerra é um livro de romance de época que foi escrito pela autora Lya Galavote, corresponde a Editora Livros Prontos que é do selo do Grupo Editorial Coerência sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória mais dois marcadores em parceria com a escritora. Ela é bem participativa no instagram e é minha primeira obra que eu leio dela.

A obra contém: Prólogo, capítulos numerados com localização e divisão dos personagens ou a Manuela ou o Bento e Nota da autora. Direção Editorial: Lillian Vaccaro, Produção Gráfica: Giovanna Vaccaro, Capa: Décio Gomes, Diagramação: Michael Vasconcelos, Revisão: Kaio Rodrgues e Preparação Raquel Escobar. Minha opinião: Excelente Diagramação e linda capa.

O livro começa em Uruguaiana, 1869 Manoela vê o irmão gêmeo dela morrer e sem notícias do pai na guerra então ele decide não constituir mais uma família. Manuela encontra Bento que ela a pegou na canela, ele estava bêbado e cuidam dele. Esse romance de época é leve e encantador, Lya Galavote tem uma excelente escrita que dá até para se tornar uma produção midiática de série ou filme. Eu pretendo ler futuramente a outra obra dela Entre lágrimas e uma boneca.

Eu gostei muito de ler esse livro tanto pela leveza da história como pelos momentos do livro, eu acho importante destacar a nota da autora: Não houve batalhas em Alagrete durante a guerra do Paraguai, tampouco a cidade foi atacada por bandidos paraguaios. Então qualquer fato histórico não é verídico é de responsabilidade dela, ou seja, é ficção. Acho muito importante ressaltar para os leitores. Apesar da guerra no livro ele tem muito: amor (sem dúvidas!). Esse livro está disponível para compra no site da editora Coerência e na Amazon (está no Kindle Unlimited).

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/03/resenha-apesar-da-guerra-lya-galavote.html
Lya Galavote 04/03/2021minha estante
Obrigada pelo seu carinho!!!! Resenha maravilhosa! Bjs