Carta sobre a tolerância

Carta sobre a tolerância John Locke

Resenhas -

Caique.Taguti 25/11/2022

Ótimo
Pequeno nas páginas mas grande na obra. Filosofia de ponta sobre a influência do governo para com a igreja e vice-versa. Locke nos coloca em seus pensamentos sobre diversas idéias e críticas sobre a religiosidade e a política, nos levando a pensar nas linhas que se seguem de forma majestosa e prazerosa de ler. A linguagem de Locke é fácil e é um ótimo livro para se ter início à filosofia, indico muito.

Giancarlo.Blair 19/07/2022

Sendo ateu é muito interessante ler esse livro, a partir dele é possível ver Locke como um cristão liberal, que, já no século XVII, buscava demonstrar a legitimidade da crença pura e verdadeira na religião, além do respeito com outras (Porém apenas com as fundamentadas em princípios próximos aos da católica).
DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Livinha 02/03/2022

Li o livro porque um professor da faculdade indicou e acho que valeu a pena a leitura. Apesar de ter um linguagem mais rebuscada, fazendo com que a leitura seja mais lenta, acabei aprendendo bastante, sob a visão do tão famoso John Locke. Ele aborda assuntos ainda tão presentes hoje, mesmo tendo vivido em um tempo tão remoto.

Uma dica é ler com calma, se não entender alguma coisa, volte e releia, pesquise e se aprofunde ainda mais no que é abordado. ;)

Rike 22/11/2021

Excelente carta sobre a tolerância. Locke busca no cristianismo a defesa da tolerância. E isso é muito importante, principalmente na sociedade contemporânea cada vez mais complexa. Isso porque, para que sejamos tolerados, devemos tolerar. O autor evidencia também que quem possui o poder pode perdê-lo, então é fundamental agir com tolerância quando o tem, pois quando o perde não se quer sofrer opressão dos outros.
Além disso ele vai falar sobre a diferença entre o governo civil e Igreja. Os governos mais instáveis são os mais autoritários.
Fala também que as armas usada pela tolerância é são as intelectuais.

"Porque toda Igreja é ortodoxa para si mesma e errônea e herege para as outras"
?Tudo o que desejamos é que cada homem possa usufruir dos mesmos direitos concedidos aos outros"

Diego.Jardim 23/05/2021

O princípio do liberalismo
Poucos liberais sabem, mas essa é o primeiro escrito sobre liberalismo na história.

Locke, em meio as guerras religiosas, reflete sobre liberdade e sobre tolerância. Tenta demonstrar o quanto é errôneo atacarmos ou censurarmos quem pensa diferente de nós, uma vez que em um futuro próximo poderá sermos nós a ser censurados por nossos Contrapontos ideológicos.

Bom demais essa leitura, ainda mais em tempos que liberais acham que o liberalismo é sobre aceitação, quando na verdade ele é sobre tolerância.

Ana 25/01/2021

John Locke deixou aqui um pensamento muito amplo e bem dimensionado quanto à religião - tão forte na época e tão forte hoje, o que nos leva a uma reflexão da porção de coisas manifestadas por essa há séculos atrás e que, infelizmente, são cada vez mais repetidas no cenário atual, ainda que dentro de diferentes circunstâncias.
Gostei bastante, apesar de ser uma leitura um pouquinho mais complicada, e sei que me rendeu muito mais conteúdo para abordar o tema :)

Leh 21/06/2020

Chato, mas erudito
Esse livro é literalmente uma carta que John Locke escreve sobre tolerância entre diferentes classes da sociedade. Apesar de ser fã de John Locke, achei a sua escrita difícil de entender, mas entendo que isso se deve parte à época em que a carta foi escrita. De qualquer forma, eu não leria esse livro novamente.