A vida que vale a pena ser vivida

A vida que vale a pena ser vivida Clóvis de Barros Filho

Resenhas - A Vida Que Vale A Pena Ser Vivida

1 | 2 | 3 | 4

adrianovinicius1976 18/05/2024

Um livro inconclusivo e, por isso, interessante.

Ao longo da obra, preceitos filosóficos são apresentados com o intuito de conceituar o que seria uma vida boa e quais os caminhos (possíveis) para alcançá-la.

Porém no final não há nenhum lista ou resumo relembrando tudo aquilo que foi apregoado. Não há moral da história, porque o ?filósofo pode te ajudar fazendo perguntas que motivem a reflexão. Mas não conte com ele para dar a resposta certa no final?, os autores alertam ainda no início.

Isso é ruim? É honesto. O que se pretende é uma reflexão crítica sobre os critérios mais consagrados sobre viver bem. Mais uma vez
no início, o livro tem outra advertência: ??a soberania para deliberar sobre a própria vida ? como todos os riscos ? é nosso único e verdadeiro patrimônio. Inalienável.?

Então, livres do compromisso de dar a receita infalível para uma vida feliz e plena, os autores vão desfilando os pensamentos de Platão, Sócrates, Sêneca, Epicuro, Espinoza, Kant, entre outros.

Alana598 05/05/2024

Não foi um livro que me prendeu. Li todo pois não desisto de livros na metade. Porém não me agradou muito.

Mariana Cunha 10/03/2024

A vida que vale a pena ser vivida
De forma humorada Clóvis de Barros Filho nos traz reflexões sobre a vida. Faz questionamentos que nos faz pesar em como estamos e em como queremos viver, bem como refletir que se a vida vale a pena ser vivida.

dvzZ 18/01/2024

A vida que, de fato, vale a pena viver
Não tem jeito, eu amo filosofia, e comecei a pensar o quanto isso influencia minha forma de pensar

enfim, com direito a um excelente humor do clóvis, levei pro coração algumas aplicações "práticas" que na verdade são teoria pra pensar melhor sobre como a vida vale a pena ser vivida, se essa vida for, senão, a minha, potente, útil, prazerosa, ética, e tantas outras coisas que são trabalhadas no livro

whluiza 09/01/2024

"A vida que vale a pena ser vivida [...]"
Eu gostei bastante. Por não ser aquele tipo de livro que de alguma forma nos dá coordenadas de como ter uma vida perfeita. Gostei da forma como o autor se expressou e me fez sentir como amiga dele. Adorei as citações das obras filosóficas e como os exemplos eram simples e fáceis de entender. De todos os capítulos eu me decepcionei somente com o 7°, por motivos de, não gostei da forma que ele exemplificou o utilitarismo, na minha visão é bem mais do que isso e poderia ser mais aprofundado e trazer até filósofos que tivessem pensamentos diferentes, e mais explicativos do tema. Gostei da exploração do pensamento do leitor e a forma com que nós podemos nos questionar sobre a vida que temos e como podemos fazer para transformá-la. Fiz diversas citações no decorrer do livro. Não achei o final tão simples de compreender como o resto do livro, tive que reler algumas vezes pra entender mas as considerações de prosseguimento fizeram o que uma conclusão nunca fez então, resumindo bastante tudo que eu poderia dizer, adorei o livro e recomendo muito pra quem gosta de pensar sobre a vida.

Le_deleitura 06/10/2023

Toca em assuntos muito importantes e complexos, mas de uma maneira bem explicada e gostosa de ler. Seu ponto forte é que busca uma reflexão pela vida boa por diversos pontos de vista, sem se propor a ser um caminho que deve ser seguido na busca da boa vida.
*Este livro incentiva uma contínua reflexão sobre os vários momentos da vida, seus valores, suas dores e aflição.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Thiago 21/07/2023

Boa e repetitiva introdução
Este livro apresenta dez proposições de boa vida referentes filósofos ou correntes filosóficas, passando de Platão e Sócrates a (marginalmente) Nietzsche.
A obra é bem interessante, especialmente para aqueles que não conhecem sobre o assunto - ou só têm a superficial noção do que é postado no Instagram. A escrita é divertida e apresenta diversas situações de interação com o leitor e várias piadas e gracejos por parte do autor, aos moldes dos vídeos de suas aulas e palestras.
Essa característica acaba sendo a pior parte da obra. Os capítulos, e exemplos e estrutura são idênticos aos vídeos, então todos aqueles que já assistiram a mais de um ou dois sobre alguma coisa a ver com o tema não vão se surpreender com nada... Vai ser somente mais do mesmo.
Em suma, interessante e divertido, especialmente para quem não conhece, mas também cansativo para quem conhece.

Alecio Miari 07/07/2023

Budismo Filosófico

Professor Clóvis é o que é em qualquer lugar, seja trocando uma ideia em um podcast, seja respondendo uma entrevista, seja dando aula (eu suponho, já que nunca assisti uma) ou neste livro.

Eu lia cada palavra com o som de sua voz, suas expressões e sua enorme energia sendo depositada em cada sentença com aquela sua única potência pessoal. Os diálogos que ele ía criando como se fossem questionamentos de nós leitores acerca determinado assunto abordado naquele momento são divertidíssimos. Ainda mais quando era uma puta pergunta que você nunca imaginaria em fazer e ele dava um enorme parabéns sobre nossa engenhosidade.

Muitas histórias aqui eu já ouvi ele contando em outros lugares, como a do petróleo das aventuras de Tintim e a da inédita pamonha. Mas são narrativas que você não se cansa de ouvir e que podem ser revisitadas de vez em quando.

Como o livro tem muita filosofia e ética embutida, fica meio cansativo em alguns momentos, principalmente quando estamos em uns 80% da leitura, e este é o ponto baixo que me faz tirar uma estrelinha. Porém, de uma maneira geral ele é muito fera em balancear a parte maçante com contos leves e divertidos exemplificando o que ele tentava transmitir.

Ao final não temos fechamento e conclusões sobre como levar a vida de maneira que ela valha ser vivida. Isso é algo muito pessoal e intransferível e cada um sabe o que é melhor para si mesmo. Fico com a impressão de que o intuito dele era de prover diversos pensamentos para que nós pudéssemos nos identificar com aquele ao qual acreditássemos fazer mais sentido e direcionar a vida para aquele lado (e aproveitá-la ao máximo).

Karina.Nishiyama 14/05/2023

Que vida você quer Viver?
De forma divertida e bem humorada, Clóvis de Barros nos mostra a variações da vida!
Nos questiona muitas vezes sobre a vida que levamos. Crítica, amedronta, suaviza as belezas da vida que parecem ser várias vidas e ao mesmo tempo uma só.
Questiona-se a si mesmo. Debate com seus ?alunos? e termina com um ar de dúvida se a vida vale a pena mesmo ser
Vivida!

carosengold 12/04/2023

Minhas impressões sobre A vida que vale a pena ser vivida
Como tantos outros, conheci o professor Clóvis através da plataforma Veduca. Não cheguei a concluir o curso de Ética, o que agora eu gostaria muito de ter feito, mas uma aula já foi o suficiente para eu gravar seu nome. Encontrei esse livro por acaso no app BibliOn e já gostei logo de cara. As primeiras páginas encantam e estimulam a continuar o restante. Como uma pessoa leiga, que só aprendeu conceitos filosóficos (básicos e sem reflexões e questionamentos) no colegial, achei que a escolha da narração - como uma conversa - ajudou bastante a me guiar pelos conceitos. A escrita é bastante distinguível. E honestamente, o exemplo dele mesmo - sobre como ele chegou a essa profissão - foi o que mais me marcou. Os últimos capítulos foram os mais difíceis (deu um nó ao chegar em Kant), mas foi uma boa leitura, no final das contas. Releria no futuro. =)

Kézia 26/01/2023

Uma conversa sobre a vida e a melhor maneira de viver
Gosto de ler livros assim devagar, um capítulo por dia, absorvendo tudo que leio e levando pra vida o que me servir. Mas não o foi o melhor livro do autor que já li, alguns conceitos já tinha visto em outros livros dele ou em alguma palestra, mas ainda assim são relevantes e interessantes.

"Nada que não seja essencial para viver serve para a felicidade."

"Assim, se não há gabarito para todos , também não há uma solução existencial para nós, válida para toda nossa trajetória. Porque o que nos alegra hoje, pode não nos alegrar amanhã. E a vida boa deste instante, poderá converter-se em puro tédio logo em seguida. Porque sempre seremos outro em relação ao que já fomos."

Flá 13/12/2022

Sem introdução e conclusão
Sem introdução porque parte de um pensamento/discussão já em curso e sem conclusão porque os discursos seguem seu fluxo, como explica o autor.
Longe de querer ser uma tirana que determina que sua experiências de leitura deverá ser igual a minha, arrisco dizer que o livro é genial!
Não espere respostas e esteja preparado para pensar.
É a primeira obra Clóvis de Barros Filho que leio e já quero ler o próximo...
Livro de fácil compreensão e sua proposta não é aprofundar a discussão de conceitos complexos. Indicado para todos os públicos (incluindo quem não tem familiaridade com o pensamento filosófico).

Manuel 26/07/2022

Livro muito bom. Trata de vários assuntos e põe muitas questões na nossa mente. Não tem certo ou errado , mas pontos de vistas

1 | 2 | 3 | 4