Didaqué (Edições Livre)

Didaqué (Edições Livre) Anônimo

Resenhas - Didaqué

Pazibonum 26/03/2024

Sou chato mesmo
Ótima leitura, breve e profundíssimo (como um poço, talvez possa usar dessa analogia) mas claro que com alguma desatualização do I século pra cá né, como a questão das carnes oferecidas aos ídolos.

Miller 1746 20/02/2024

É um bom livro pra se iniciar os estudos sobre a história da Igreja e saber como os primeiros cristãos eram instruídos a viver a fé e todas as exortações que nos são válidas até os dias atuais. Por mais que eu discorde do material em alguns poucos pontos, é uma obra de grande valor e relevância para o cristianismo e todo cristão deveria lê-la para compreender melhor como viver o Caminho da Vida.

Luiz 16/12/2023

As "Chaves" para entender a fé cristã.
Livro: Didaqué - A doutrina dos doze apóstolos
Autor: desconhecido

Didaqué pode ser entendido como "instrução" ou "doutrina", sendo um escrito do fim do século 1, esse pequeno manual, muito provavelmente, não tem um autor específico, mas sim vários, da mesmo forma é muito improvável que tenha sido escrito pelos apóstolos, mas que de alguma forma revelam seus ensinamentos.

Vale ressaltar que a Igreja Primitiva não possuía a organização que se possuiu séculos depois, ainda que não signifique, ausência de qualquer organização, visando simplificar seus ensinamentos de forma típica de quem propaga a palavra de Deus em suas viagens, Didaqué se mostra um verdadeiro ensino simplificado dos principais pontos que o cristianismo tem a oferecer por um lado, enquanto que por outro, temos a menção da importância dos sacramentos como confissão, eucaristia e o batismo.

O livro é composto de 16 capítulos:
I) Amar a Deus e ao próximo
II) Deveres para com a vida (aborto)
III) Contra a paixão e a idolatria
IV) Deveres dos senhores e empregados
V) Do caminho da morte
VI) Aceita o jugo do Senhor
VII) Celebração da vida
VIII) Sobre o jejum e oração
IX) Sobre a celebração da Eucaristia
X) Ação de graças após a ceia
XI) Os Apóstolos e Profetas
XII) Hospitalidade com discernimento
XIII) Sustentação do profeta
XV) A vivência comunitária
XVI) Perseverar até o fim

Em cada capítulos vemos pequenos textos que nos mostram a importância do assunto discutido e suas referências, segundo as Sagradas Escrituras. O livro funciona como uma espécie de pequeno catecismo que aborda de forma sintética elementos e conceitos "chaves" para a fé cristã. Por vezes, assim como no catecismo, vemos de forma um pouco mais ampla os 10 mandamentos, quando se fala da Idolatraia, o amor ao próximo, amar a Deus e etc.

É um livro bem curto, facilmente lido em 1 dia, mas muito útil pra quem quer ter uma base resumida de pontos relevantes do cristianismo pra poder explicar e explanar pras pessoas. Mostra não somente o comportamento, atitude e mentalidade que o cristão deve possuir frente ao mundo, mas também o que não se deve fazer.

Mariane 05/10/2023

É incrível ver como a igreja começou a se estruturar logo no início, esse livro tinha o objetivo de ser um manual para os primeiros cristãos e responde várias perguntas que eles tinham, como por exemplo como devia ser feito o batismo ou a santa ceia.

Daygor Vessozi 06/09/2023

Didaqué
Uma leitura interessante, resumindo a forma que o cristianismo já foi apresentado no passado, através de sentenças simples demonstrando o cerne da mensagem repassada na época.
Apesar de ter certas discordâncias em relação a trechos específicos, considerei válida a leitura para aprendizado, reflexão e análise do cristianismo, sua evolução e mudança conforma o tempo.

Haime 16/08/2023

Catecismo do primeiro cristão
O documento é referente ao séc I. Um diário espiritual do magistério da Igreja Católica em seus primeiros séc.
Uma leitura obrigatória a todo católico pois comprova que sacramentos da igreja são vividos desde o princípio e que em 2000 anos nunca foi alterado o seu conceito ou forma.

Cleber Rode 31/07/2023

Livreto bem objetivo!
Leva menos de 1h pra ler, e pra quem é catequista dá uma noção muito boa sobre a iniciação a vida cristã nas comunidades primitivas.

Thiago.Viana 14/07/2023

Simples e profundo
O ensino dos pais da igreja deveria ser matéria obrigatória em toda escola bíblica. De maneira simples podemos entender o que se espera daqueles que foram salvos por Jesus.

Tiago 27/05/2023

O primeiro catecismo
"Didaqué é um manual de religião ou,melhor dizendo, uma espécie de catecismo dos primeiros cristãos. Esse documento nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. O autor (ou autores) pertence ao meio judaico-cristão, e dirige seu ensinamento a comunidades formadas por convertidos vindos principalmente do paganismo."
Indicado a todos que são cristãos, ou querem conhecer um pouco mais da iniciação da vida cristã antes das Sagradas escrituras. O que os apóstolos passavam as comunidades.

Andrea 16/02/2023

Simplesmente incrível! Ensinamentos bem objetivos e diretos. Para ler e reler. E colocar em prática!

Barbara.Tomaz 31/08/2022

Gostei!
Para quem gosta de história da igreja, vai encontrar nesse pequeno livro uma "mina de ouro". As orientações são práticas e breves, há ainda pequenas notas explicativas ao longo do livro que enriquecem ainda mais um tópico em específico.

Apesar da diferença em geral entre a igreja de hoje para a igreja primitiva, ainda é possível encontrar um aproximidade com respeito a algumas aplicações práticas de Santa Ceia, oração, vida cristã etc. Gostei muito!

Ed Carvalho 23/08/2022

Direto e certeiro
É um catecismo muito simples, voltado para o estilo de comunidade dos primeiros cristãos, por isso é de fácil compreensão e muito direto. É possível aproveitar muitos de seus conselhos ainda hoje. Gostei muito de ler

LuaTeresa 18/05/2022

O ensino dos primeiros cristãos são de muita relevância para nós. Eles que foram tão perseguidos e muito foram mártires têm muito a ensinar os cristãos de hoje.
Escutei o audiobook pela app Peregrino da Minha Biblioteca Católica.

Aline327 08/04/2022

Mais um livreto sucinto e riquíssimo de saber e conhecimentos. Vale a pena ler e reler sempre. Gostei muito.

samucacn 13/02/2022

O catecismo dos apóstolos.
Didaquê ou Didaqué, Instrução dos Doze Apóstolos ou Doutrina dos Doze Apóstolos é um escrito do século I que trata do catecismo cristão. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico.