Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

raonypimentel 25/02/2020

A morte dentro de uma família
Este livro me fez questionar sobre o meu gosto pela literatura, e se já sou capaz de definir qual é o tipo de livro que gosto de consumir e qual não é para mim.
A autora dessa obra é extremamente pretensiosa ao escrever uma história tão melancólica sobre a morte com tanta subjetividade em suas palavras. Muitos trechos carecem de significado imediato para o leitor, dando um nó na cabeça e uma angústia em continuar com a leitura.
Livro difícil.
Aborda a morte dentro de uma família, ao mesmo tempo toda a questão sentimental que acompanha a morte. Quase sem luz, é uma história sombria, nada calorosa.

Lucy 20/02/2020

Identidade Racial
Livro bastante interessante e revelador sobre identidade racial, racismo, relações familiares e a construção de seres humanos a partir dos acontecimentos vividos em família

Paula.Andrea 30/03/2020

Que livro forte. Nos faz pensar na complexidade das relações humanas, no efeito que uma ação negativa pode desencadear na vida de toda uma família. Também nos faz refletir como é importante para o ser humano a sensação de pertencimento a um grupo familiar, como isso define quem nós somos, e quais são as consequências para o indivíduo quando isso se desfaz.
Adorei bastante a mensagem. O livro tem passagens belíssimas, que nos fazem pensar sobre as nossas próprias relações. A forma como foi escrito também é muito envolvente, apesar das várias passagens reflexivas (mas esse porém é culpa minha, não da autora, rsrs).
Não consegui ler a parte do abuso contra os gêmeos. Muito cruel.
Livro maravilhoso!!

Rodrigo Brasil 20/02/2020

Adeus, família
Não sei bem o que dizer de Adeus Gana.
Um livro sobre partidas, amor, luta por uma vida melhor?
Dividido em três grandes partes, acompanhamos desde o início a morte de Kweku e seu desdobramento aparece somente na terceira parte.
Antes, precisamos conhecer cada um dos personagens, misturando presente com flashbacks do passado. Em vários momentos, essa técnica torna a história mais confusa.
Entendi que a autora quis fazer analogias, uso de símbolos, e abusar da psicologia, mas achei, no fim, tudo superficial. Não sei se superficial seja a palavra, mas distante. A autora estava distante dos seus personagens.
Há trechos muito bons, mas a maioria é confuso por ter esses flashbacks.

Alice 31/12/2021

Que história tocante! Esse tipo de trama sempre me emociona e me toca, porque fala de arrependimentos, de segundas chances e de traumas que nos molda e as vezes nos destrói!

Vicente Moragas 12/07/2020

Mo?n mo
Impressionante como a autora sabe. Ela sabe. Ela sabe do presente e do passado de cada um dos seus personagens. Ela sabe fluir entre os dois tempos com uma cadência incrível. Ela sabe o que cada um deles vi eu e cada impacto disso em suas personalidades e ações. E o melhor. Ela soube terminar com carinho e vivacidade a história ué ela se propôs a contar. Um dos melhores livros que já li!

Letícia Motta 04/08/2020

ADEUS, GANA
Obra que conta sobre a história de uma família que sofre uma separação muito dolorida e ao mesmo tempo nos mostra a importância das nossas origens e como elas podem refletir na construção do nosso caráter.

Kweku, ex-marido de Folasade, faleceu e por conta disso toda a família se reúne para o sepultamento, o que o leitor não espera é conhecer cada um de seus quatro filhos e como o abandono do pai refletiu na vida de cada um deles. O romance vai mesclando entre cada filho e a ex-esposa, mãe deles, nos mostrando a trajetória de cada um.

Achei a história emocionante e rica em detalhes, cada personagem foi muito bem construído, com passado presente e futuro, o enredo é muito bem escrito e conexo; muitos leitores disseram que o livro é confuso então me sinto na obrigação de explicar porque achei conexo: a história não deixa pontas soltas, não é separada em capítulos por filho, por ano ou situação, ela vai mesclando entre todos os personagens e a história vai ganhando forma, a cada página você cria um vínculo com um personagem diferente e nenhum questionamento fica sem resposta ao final do livro, uma das coisas que mais gostei foi que o livro teve um desfecho que deixa o coração quentinho sabe?

O livro tem muita entrega, muita compaixão, muita luta e dor, muita cultura envolvida, é uma daquelas leituras que você se agarra a história. Vale a pena a leitura.

Butakun 10/06/2020

sempre um choque
a coisa mais incrível que há em ler obras que tem por cenário países africanas é sempre uma sequência de soco no estômago, ganho na jugular e voadora nos peitos: tristeza, violência, humilhação... coisas às quais estamos já tão habituados que mal percebemos no nosso cotidiano (exceto quando somos a vítima direta). e daí vemos isso em texto, cru e visceral. e, apesar de doído, é lindo ao nos proporcionar um aprofundamento em culturas e tradições que, mesmo contemporâneas a nós, nos fogem quase que completamente. que venham mais e mais obras desse tipo. estamos precisando.

Lilly 01/10/2020

Não abandone esse livro
Esse livro comecei com altas expectativas porém o início do livro não tem liberalidade, o que desanima um pouco. Entretanto nada melhor do que continuar insistindo em uma leitura e ser surpreendida. A leitura trata de algo que a nossa sociedade conhece bem O RACISMO, sim o racismo é um mal em que nossa hipócrita sociedade insiste em dizer que não existe, porém vimos nesta história que esse mal destruiu uma família que se ama e foi despedaçada. Ironias das ironias a família se separou quando o país toma uma decisão que muda todo o rumo da família e volta a se unir quando acontece algo com esse pai. É um livro que me fez chorar e pretendo reler, uma das ligações mais bonitas que já vi foram dos gêmeos.

Chele 03/08/2020

Esse livros é daqueles que quando termina fica um bolo na garganta e um aperto no peito. Não é um livro fácil de ler; há muita dor, ressentimento, padrões de beleza distorcido e racismos. Porém, vale a pena ler cada letra dessa obra fascinante onde no fim certamente você não será o mesmo.

João 06/12/2020

Bobinho com esse livro, pensei nele por muito tempo.
Em Adeus, Gana acompanhamos a vida da família Sai/Savage em uma narrativa nada linear que começa com a morte de Kewku Sai, o pai da família. Essa jornada é divida em três anos: no 1º acompanhamos basicamente algumas idas e voltas na vida de Kweku; no 2º acompanhamos a recepção de sua ex-mulher e de seus filhos acerca da notícia de sua morte; já no 3º e último ato temos o reencontro dessa família e ressurgimento de vários assuntos, traumas e outras vertentes que precisam ser expostas à superfície.

Confesso que a primeira parte pra mim ainda não faz tanto sentido, talvez uma releitura clareie algumas informações. Mas é inegável a força narrativa que é Taiye Selasi, pois explora diferentes formas narrativa e desenvolveu um linda e dolorosa história familiar, que encontra na retornada ao passado uma forma de renascer.

Uma escrita bela, inteligente e sem dúvidas devastadora.

Grasi Lourenço 10/04/2022

Reflexões psicológicas
Talvez seja o fato de eu estar cursando Psicologia, mas o livro foi bem inspirador nesse sentido. No sentido de análises psicológicas, traumas (conscientes ou não), superações ou entendimentos de fatos que os personagens vivem ao decorrer do abandono do pai e da vida familiar. Demorei pra terminar, mas gostei muito da mensagem que consegui extrair do livro. Fora que me apaixonei pela escrita da Taiye.

Pudima 16/04/2020

Difícil avaliar.
Demorei para consegui gostar da leitura, e em vários momentos tive dificuldade em manter o interesse. E fui pega de surpresa em momentos que esperava a continuação de uma história normal para algo forte que me deixou nauseada.
Gostei e desgostei da escrita. Em algumas partes era intensa e nos deixava fisgados, em outras deixava a atenção divagar.
Houve momentos em que achei uma história linda; em outros, sofrida; em outros, apenas passou por mim sem nada a acrescentar. Por isso, não sei dizer se gostei ou não da leitura.
A história é boa e a escrita às vezes também. Fiquei na dúvida sobre recomendar ou não, mas acho válido ler para ter sua própria opinião.
Paz, amor e bem.

Gle 09/06/2020

Adeus, Gana
"Elas faziam e pensavam e amavam e buscavam e doavam. Mas o mais perigoso, elas sonhavam."

Leticia.Silva 20/04/2020

Achei o livro muito pesado, fala principalmente sobre família, mas englobando também o racismo, imigração, sexualidade, relacionamento...
O que fazia aquela família ter tanta vergonha, tristeza, vontade de pertencer a algo talvez. Muito parecida com algumas famílias do Brasil. Família e que possuem em seu passado o abandono, a pobreza, o preconceito e a escravidão.
Muito cativante e interessante o jogo temporal que o livro apresenta.