Traição Entre Amigas

Traição Entre Amigas Thalita Rebouças

Resenhas - Traição Entre Amigas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pefico 24/03/2010

Livro para crianças: aborto, imigração ilegal, barraco com a esposa do namorado e assim por diante
Estava eu, morrendo de tédio, quando me deparo com esta pérola da literatura brasileira em meio às coisas que minha sobrinha ganhou de natal.
- Oba! - pensei. - Uma autora brasileira, que máximo! Viva o Brasil! Vou prestigiar!

E apesar do livro ser fininho resolvi ler pra ver do que se tratava. Quando terminei, só não pus fogo por que sei lá que efeitos a fumaça teria no meu cérebro.

A estória se trata de duas amigas que se amam, amam, amam, amam, até que obviamente um macho surge entre elas e a fortíssima amizade delas vai pro espaço. Uma fica em depressão e começa a ter relacionamentos pela internet. A outra surta, larga tudo, e vai pra Nova York tentar a vida como imigrante ilegal. Não lembro exatamente se ela vira prostituta ou se esse foi o salto que meu cérebro deu seguindo a tendência da estória, mas sei que tem um aborto no meio.

Não só o livro trata de temas controversos (lembre-se, o alvo dele são meninas adolescentes e pré-adolescentes entre 10-14 anos), como banaliza esses mesmos temas sem dar nenhuma perspectiva de moral e ética.

Sou a favor do aborto, mas não gostaria de ver minha sobrinha trocando telefones de clínicas de aborto com as amigas por que prefere correr o risco de engravidar a perder o namorado que se recusa a transar com camisinha.

A sensação que essa estória me deu é que ela só contribui pra formação de uma geração de meninas que acham que tudo na vida se resolve com imigração ilegal para os EUA, barracos com a esposa do seu amante e abortos.
Anna 26/02/2011minha estante
Sou adolescente e mesmo assim nunca me identifiquei com livros da Thalita Rebouças. Mesmo assim minha família insiste em me dar livros como esses, eu leio porque não consigo recusar uma leitura. Sinceramente? Os livros da Thalita só ajudam na criação de patricinhas mimadas que não têm noção alguma do que é viver num mundo real (como é o caso de uma das meninas que, ao invés de enfrentar o problema, foge para os EUA). Além disso, os livros da autora só reforçam a ideia de que todas as adolescentes vivem num mundinho cor-de-rosa e têm tudo o que querem, gastando seus esforços apenas para briguinhas fúteis na escola e namoradinhos.
Achava que era a única que não havia gostado do livro, por isso sua resenha me agradou tanto a ponto de me fazer comentá-la expondo minha opinião.

Eve 10/08/2012minha estante
Exatamente, eu fui ler esse livro com 9 anos. Fiquei traumatizada...

Monidovan 10/09/2012minha estante
Acho que agente não pode procurar sempre a mesma coisa nos livros.
Todos os livros seriam sem graça se falassem sobre a realidade "cruel" da vida e nem sempre seria legal ler livro q falassem de contos de fadas :/
Achei super lega o livro, pq ao contrário de mt gente q pensa q nn, esse tipo de coisa acontece sim.
E eu nn me lembro de ter visto falando de aborto !?
Mas, a opinião de cada um :D
Achei legal o livro, e indico :)

Camila Pilar 13/01/2013minha estante
Incrivel como vc conseguiu fazer uma resenha desse livro com pouquissimas informações verdadeiras,já que na vdd,Penelópe,a garota que vai pra os EUA n vai p lá ilegalmente e com certeza não vira prostituta e sim vira designer de joias.

Amanda 12/04/2013minha estante
Nossa, vc não leu o livro!! Ou então pulou várias partes!!

Giuliana.Madeiros 07/06/2013minha estante
Primeiro que o livro não é para crianças, foi o primeiro escrito por Thalita e era pra ter sido para um público mais velho, porém os adolescente gostaram muito. E outra você está destorcendo a estória todinha do livro, da próxima vez exponha seu lado crítico e não "isso". Beijos.

Mariana 10/01/2014minha estante
Primeiro que o livro foi escrito para um público de 20 e poucos anos. Quando escreveu a história, a Thalita nem imaginava que seu público seria de adolescentes. Segundo que os pais deveriam filtrar o que os filhos leem e, se acham inapropriado, não deveriam dar o livro para a criança. Se as crianças forem completamente ignorantes em certos assuntos, que tipo de seres humanos teremos?
E sobre o livro, a Penélope não vai pros EUA como imigrante, vai com o dinheiro dela, para ir atras do sonho de ser atriz, seus pais não eram ricos. Ela trabalha lá como designer de joias e conhece um cara com quem acaba tendo uma filha, não vira prostituta.
E a parte da Luísa mostra o quão a internet pode ser perigosa para os jovens.
Da próxima vez que quiser criticar, procure mais informações sobre o autor, procure ler toda a história e atente para os detalhes.

Helô 12/03/2014minha estante
Mesmo que o livro fosse assim tão perverso quanto você falou, que culpa tem a autora se os pais da sua sobrinha deixam ela ler sem antes analisar o conteúdo??
O foco da Thalita sempre foi YA. Se os pré-adolescentes estão lendo e gostando, aí já é outra história...

Simonovitch 16/02/2015minha estante
Ao ler resenhas como esta, percebe-se a importância de pesquisar sobre um livro antes de adquiri-lo. Este, pensado para o público adulto, não tem pretensão alguma de educar ou doutrinar, o que quer dizer que o louvável moralismo foi, obviamente, deixado de lado,
"Traição entre Amigas" é puro entretenimento, não foi escrito para ser usado como bíblia, tampouco deve ser adotado como estilo de vida. É um livro que anseia o divertimento temperado com algumas doses de realidade.
E só uma ressalva: ninguém vira "patricinha mimada" por ler Thalita Rebouças, da mesma maneira que não haverá quem se transforme em pervertido por assistir Nelson Rodrigues.
Até porque, em um mundo em que garotas de catorze anos se divertem com Christian Grey e há tanta violência à mostra nas ruas, não é um "Traição entre Amigas" que vai chocar a sociedade.

Ramon 15/11/2019minha estante
Imigração ilegal? Barraco com a esposa? Tem certeza disso?
Sempre que a autora menciona esse livro nas entrevistas, ela diz claramente que não é para o público infantil o problema foi que a Rocco infantilizou ele.

Julia Rodrigues 03/07/2021minha estante
Leia novamente quando não tiver mais tantos preconceitos na cabeça.

Beatriz Nery 05/02/2023minha estante
Não é um livro para crianças, e sim para adolescentes que já tem consciência do assunto.

misaely.lima 21/02/2023minha estante
q imigrante ilegal kkkk ela tava cm visto de estudante

misaely.lima 21/02/2023minha estante
q imigrante ilegal kkkk ela tava cm visto de estudante

Foks Petro 08/04/2023minha estante
A Thalita já falou em um podcast que esse livro era focado para as meninas de 18 anos ou mais, e que as crianças só pegaram pra ler.

Camila1856 20/08/2022

Resenha: Traição Entre Amigas - Thalita Rebouças
Sempre me interessei em fazer uma leitura de algum livro da Thalita Rebouças, e comecei escolhendo traição entre amigas, que é um livro bem fininho e parece ser bem um clichê adolescente (que eu particularmente gosto) e resolvi dar uma chance para ele.
É um livro com uma história bem clichêzinha mesmo, com um sinopse simples. É um livro que com o passar do tempo que você lê a história fica mais interessante e retratando temas muito sensíveis. A história até que é boa, os personagens são mais ou menos, e com o decorrer da história você fica um pouco mais preso ao livro mas ao mesmo tempo é um pouco cansativo (em várias páginas a escrita é um pouco cansativa, já em outras páginas são melhores).
Nunca fiz uma resenha antes então perdão por qualquer erro. É isso.
malu 30/08/2022minha estante
ficou ótima sua resenha!!

JAlia377 15/08/2021minha estante
agora eu entendi por que você disse que esta resenha é uma "carta de ódio". estava pensando em ler... obrigada por esta resenha, me poupou kkk

Cyntia Bandeira 12/04/2015minha estante
Eu li em uma hora e meia.

Cyntia Bandeira 11/04/2015

Olha, vou fazer um desabafo honesto.
Jamais eu imaginei que Thalita Rebouças fosse capaz de escrever um livro tão forte e profundo como esse, porque geralmente, suas obras são dotadas de um bom humor e diversão puros!
Mas traição entre amigas é uma obra profunda, séria, forte, humana e muito ousada!!!!!!!!!!
Meu, a autora consegui mostrar o quanto as pessoas conseguem ser volúveis com os que amam, mas de um jeito até digamos agradável.
Muito legal esse livro, apesar de algumas partes dramáticas.
Cyntia Bandeira 11/04/2015minha estante
Meu personagem preferido é Emílio, o amigo gay. Ele é o sonho de consumo de toda mulher.

Literarianda 12/12/2012

Foi o primeiro liro da Thalita que eu li, começei ontem e terminei hoje... Bom, achei ele meio infantil, com partes que você fala "meu Deus, até eu escreveria melhor" sim... Ele fala sobre traição, amigas inseparáveis que na primeira oportunidade se distanciam, aborto em clínicas clandestinas... Enfim, ela poderia ter explorado mais a história, como outras pessoas disseram, ela contou uma história por cima.E no final a única conclusão é de que, se a amizade é verdadeira, ela continua mesmo depois de tudo, mas... Não gostei, talvez os outros livros da Thalita Rebouças sejam melhores do que esse.
Cyntia Bandeira 30/07/2014minha estante
Te recomendo Fala Sério, Professor! Esse, na minha opinião, é o melhor de todos dela.

Lohan Pedro 20/07/2009

Engraçado e envolvente.
Thalita não deixou a desejar mais uma vez. O livro simplesmente envolvente e quando você pensar que vai ter alguma encheção de linguiça thalita te envolve em outro assunto não enrolando em um em que você já estava preso. O final absolutamente ótimo por conta de ela nao enrolar e nem prolngar nada. Divertido e Gostoso.

Helen 11/07/2009

Li há muito tempo,mas algumas partes do livro marcaram.É legal pra meninas

Anna3577 03/05/2024

Nunca vou esquecer o nervoso que passei com essa amiga
Os livros da Thalita todos são feitos para adolescentes. É bom ter isso em mente antes de iniciar a leitura de qualquer um de seus livros! De qualquer maneira, esse livro é cheio de grito no c u e dedaria, lembro de minha eu adolescente ficar chocada com os quebra-pau e possessa de ódio com a judaria da amiga... o pau torou!

Bia 07/01/2010

Uma história muito linda que não tem como não chorar no final, um livro no qual acontece muitas coisas inesperadas, um livro muito fofo com uma ótima historia, não importa o que aconteça os amigos estão la para nos ajudar.

#MariiCandy 26/02/2010minha estante
tá o livro é legal, mas eu não tive vontade nenhuma de chorar. =D

Pefico 24/03/2010minha estante
Nossa eu tive. Mas quase chorei por um motivo completamente diferente do da nossa colega Bia.

brunabatista ;* 06/12/2010

Traição entre amigas
A história se trata de duas amigas que acabaram brigando por um menino, então elas tomam rumos diferentes em suas vidas, mais depois se reecontram e para aquela amizade que as pessoas achavam que já havia morrido, foi uma surpresa, porque elas voltaram a ser melhores amigas.

Bianca Isolani 02/10/2010

Este livro fala sobre duas amigas que são inseparáveis , Penélope e Luiza. Uma delas tem namorado , e ela ama muito ele .As amigas , decidem ir a uma festa e o namorado de Luiza também foi...Luiza e Vicente (seu namorado) se desentenderam e então Luiza foi embora da festa para não se chatear ainda mais.Penélope ficou , e depois iria pegar carona com um amigo seu .Porém, Vicente lhe ofereceu a carona , e com muita insistência, Penélope aceitou .. chegando na casa de penélope , Vicente.se convidou a entrar justificando ter que falar urgente com Penélope.Papo vai , papo vem , eles acabaram se beijando.As amigas , que agora eram ''ex-amigas'', seguiram caminhos diferentes , e é claro , brigadas! Mais como quase todo livro tem um final feliz , elas se entenderam e voltaram a ser amigas .

Ps: Gostei muito do livro , assim como eu gosto de quase todos da Thalita Rebouças , pois eles mostram muito a vida de adolescentes , as vezes com um pouco de ficção ...

bi@_rozzetto;x 30/11/2010

beatriz
Nunca irria imaginar que Penelope iria ter a coragem de ficar com o namorado de Luiza. mais no fim de uma festa isso aconteceu, e acabou separando as amigas inseparaveis que era luiza e penelope elas se falavam 20 vezes ao dia e eram muito muito muito amigas.
Uma foi temtear a vida em nova york e outra foi tentar arrumar um namorado na net.masdepois... so sabera se ler o livro traiçao de amigas

Mari 30/11/2010

Traição entre amigas
Tudo começou em uma festa , e la tinha duas amigas inseparaveis , so que nessa noite , uma coisa muito feia aconteceu , uma atitude de menina que nao liga pro sentimento da outra , ai ... Uma traiu a outra com o namorado . Depois que descubriu , foi aquele clima de nem olhar uma pra cara da outra , melhores amigas e se tornam inemigas por paixoes , e elas acharam melhor cada um seguir seu caminho . !!

deborah f. 02/12/2010

Luiza tinha algo com Vicente, um garoto lindo e diretor de teatro amador.
Ela ficou de se encontrar com Vicente numa festa. Quando Luiza e Vicente se encontraram na festa, Luiza ficou chocada com as atitudes arrogantes de Vicente, pois ele a deixou de lado para ficar com seus amigos.
Luiza foi embora e sua amiga Penélope ficou na festa e acabou indo para casa de Vicente.Penélope e Luiza eram muito amigas, até o acontecido. A mágoa era tanta que mudou para sempre os rumos de suas vidas. Cada uma foi tentar a sorte em um lugar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5