Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Paul Tillich

Resenhas - Teologia Sistemática

Everton Vidal 13/02/2021

A Teologia Protestante tem fundamentalmente quatro linhas principais: Ortodoxia, Pietismo e similares, Liberalismo e Dialética (ou Neo-Ortodoxia). Paul Tillich desenvolveu uma teologia que não pode ser atada a nenhuma delas, como um meio-termo entre as duas últimas. Ele comparte com a Neo-Ortodoxia, a preocupação de evitar que o cristianismo se dissolva numa experiência genérica de religiosidade, entretanto se distancia por considerar que ela não valoriza a experiência humana. O que Tillich busca é uma teologia do diálogo com o humano, que supere a oposição entre fé e razão.

Sua teologia tem como característica os paradoxos que surgem da intenção de levar o entendimento além daquilo que a linguagem propriamente diz. Um bom exemplo é o conceito de Deus além de Deus, que ele usa para evitar o teísmo que carrega uma imagem divina muito antropomórfica. Tillich evita a objetivação de Deus e sublinha Sua profunda transcendência, que se revela através da experiência como a mas intima imanência.

Um dos pontos principais é o seu Método de Correlação que visa expor, explicar e ofertar os conteúdos da fé cristã através de uma mútua interdependência entre as questões existenciais que o ser humano atravessa e as respostas teológicas que o cristianismo oferece. Também é central a sua visão da cultura, cujas manifestações? artes, filosofia, literatura, ciências, etc. ? ele apresenta como reveladoras do Fundamento de todo ser (Deus).
Sunkey 15/02/2021minha estante
Eu amo Paul Tillich

Everton Vidal 18/02/2021minha estante
Eu também! Rs

Bulldog1 02/08/2021minha estante
Ler essa obra exige bagagem - intelectual, filosófica et al. É monumental, as outras sistemáticas não se enquadram na proposta universalista do Tillich; difícil ler outra sistemática depois dessa. Maravilhosa....

Ivo Fernandes 21/09/2011

Livro base para minhas aulas de sistemática.