Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


412 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe Lapa 02/02/2024

Os Filhos de Húrin
"Os Filhos de Húrin" é uma história trágica e sombria da família amaldiçoada de um grande guerreiro. Húrin, ao desafiar Morgoth, consegue dor, sofrimento e uma maldição posta em sua família. Dali em diante, as sombras guiam os destinos de Túrin e Niënor, irmãos com destinos entrelaçados pela angústia e sofrimento. Durante a maldição, Morgoth exerce toda a sua maldade.

Eu não sei medir o quanto eu gostei do livro, durante a leitura senti todo desprazer, toda dor e compaixão das cenas que foram apresentadas, com certeza uma leitura que foi difícil de aceitar toda a tragédia que aconteceu. Túrin é um personagem muito bom, tanto de construção quanto de coração, mas as sombras que Morgoth impôs em sua vida, deixaram ele totalmente confuso, fazendo ele tomar decisões impulsivas, explosivas e nocivas. Infelizmente, logo nos primeiros capítulos a minha esperança já fora cortada e me entreguei ao fato que Morgoth não iria ser piedoso. Ao longo dos capítulos foi só ladeira abaixo.

Fiquei impactado em diversos momentos do livro, mas acho que os últimos capítulos me impressionaram mais, acredito que nunca havia lido algo parecido. A sequência dos fatos e como eles são apresentados é fantástica. Esse livro me encantou de muitas formas e entrou para os favoritos da vida.
comentários(0)comente



SenaLucas 31/01/2024

A Túrin Turambar turún' ambartanen
Sem dúvidas Os Filhos de Húrin é a história mais densa e trágica do corpo de lendas que compõem os mitos dos Dias Antigos. Uma maldição e todos os infelizes eventos por ela causados preenchem as páginas desse livro com dor e sofrimento nas mais diversas formas. A escrita do Tolkien, sem desconsiderarmos a excelente organização textual do Christopher, traz uma carga dramática impressionante pra esse que é o maior, ao menos em extensão, dos Três Grandes Contos. Diferentemente dos seus "irmãos" Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin, que em seus livros individuais apresentam trechos de sua história e relatos sobre a composição e evolução textual, o que temos em Os Filhos de Húrin é uma narrativa completa bastante organizada, sem abrir mão, ao final do livro, dos comentários do editor sobre esses detalhes textuais tão preciosos.
Impossível não recomendar esse livro a todos os fãs da Terra-média.
comentários(0)comente



Krishna.Nunes 31/01/2024

Sofreu mais que a Juliete
"A mais longa balada de Beleriand..."

...e também a mais triste.

Das obras inacabadas ou não editadas deixadas por Tolkien, o conto de Túrin é o mais completo, o mais profundo e o mais representativo da primeira era da Terra Média.
Juntando com o trecho da história de Tuor presente em Contos Inacabados, é possível formar um panorama muito vívido da vida na extinta terra de Beleriand.

Com uma versão reduzida apresentada em O Silmarillion e expandida na forma deste romance, a landa dos filhos de Húrin narra uma uma história de desgraça, maldição e muitos sofrimentos. A terrível sina de Húrin é descrita melhor em O Silmarillion, mas o destino de sua família amaldiçoada por Morgoth é detalhada aqui, onde vemos como a impetuosidade, o orgulho e o mau julgamento podem arruinar muitas vidas.

Numa tragédia de proporções shakespearianas e sem expectativa de final feliz, vemos Túrin tomar uma decisão errada atrás da outra, além de ser perseguido por uma extrema falta de sorte e as constantes maquinações de Morgoth e seus servos.

Uma das coisas mais tristes que eu já li e sem dúvida o que de mais triste foi criado pela mente de Tolkien.
comentários(0)comente



Soleionokindle123 19/01/2024

Uma leitura obrigatória
Definitivamente um dos melhores de Tolkien!! A história é super fluida e envolvente, muito diferente da leitura de Beren e Luthien por exemplo. Recomendo fortemente para os leitores de Tolkien!
comentários(0)comente



Chana.Deon 16/01/2024

Interessante
Esses livros do Tolkien são mais para quem é super fã das suas obras, as histórias aprofundam sobre a história da terra média.
comentários(0)comente



Rafaella 13/01/2024

A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.
Cheguei ao final! A história mesmo se encerra na página 235 e depois começam os extras... Gostei muitíssimo. A narrativa me prendeu demais! Muito triste acompanhar uma vida tomada por sofrimento como a de Túrin :( Quando teve tantas chances de se sair bem, a maldição o impedia e mudava seu destino. Quanta insensatez e orgulho. Quanta presunção. Porém, cego pela maldição. Assim como somos cegos pelo pecado. O bem que quero não faço, mas o mal que não quero este faço.
comentários(0)comente



Mila Gomes 13/01/2024

Seres impulsivos
Começando a ler Tolkien por um conto bem difícil de ler no início. Aos poucos foi fluindo a leitura e os personagens foram me conquistando.
Sobre o enredo, me impressionou muito a impulsividade de Túrin e quanta gente ele prejudicou com esse comportamento. E o final, meu Deus... É de chorar.
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 04/01/2024

Já conhecia a história pois ela está contida no irretocável " O Silmarillion", e mesmo sabendo como tudo terminaria, me vi angustiada.

Foi ótimo saber os detalhes dos acontecimentos, entender e odiar os personagens, sim o livro facilmente poderia se chamar " Os filhos do Orgulho". Francamente, Hurin eu até entendo, mas Turin não tem salvação, êta menino burro viu...

Brincadeiras a parte, mais uma vez tive o privilégio de ler algo mágico e com uma construção ímpar. Mais uma aventura da minha longa jornada na terra média foi concluída, que venham os próximos livros.
comentários(0)comente



Camilla296 18/12/2023

Túrin Turambar, o maior cabeça dura que já existiu
Juro. Se juntar os dois filhos de Húrin com a esposa dele fica impossível de se dialogar. Não existe um ser, homem ou elfo, que quando eles encasquetam com uma coisa os façam mudar de ideia. E, honestamente, nisso residiu, de fato, a maldição de Morgoth. Não ouviam uma única pessoa, não tinham um momento de sensatez, eram levados pela ira ou qualquer sentimento que os tomasse naquele momento (me lembrou a explicação de que as fadas por serem pequenas só sentem um sentimento por vez) e não assumem quando estão errados. Orgulhosos até dizerem chega. Mataram um catatau de gente só com a cabeça dura deles. Mas, assim, a escrita do Tolkien e o nítido cuidado de edição do Christopher estão impecáveis.

Devo mencionar, Beleg Arcoforte, você sempre viverá em meu coração.
comentários(0)comente



Lis 17/12/2023

Narrativa bem fluida
De todos os contos paralelos à história principal de Silmarillion, este é o mais fluido, com melhor sequência. Foi o que eu mais gostei, apesar de todo o frisson em torno de Beren e Luthien.

Dá uma dózinha do Hurin e de toda a família dele, amaldiçoada pelo Melkor, com um final tristíssimo, conforme já foi anunciado nos demais livros da saga.
comentários(0)comente



08victoria 01/12/2023

Amo tudo que esse homem escreveu
Como o título diz quase tudo, diferente de O Hobbit e Senhor dos anéis, os livros que contam as histórias da segunda e primeira era são mais densos e com uma escrita que requer mais tempo(pelo menos pra mim) mas tirando isso são ótimas leituras que ajudam a compreender um pouco mais da história do universo que me apaixonei, com descrição de locais e quase as árvores genealógicas completas dos personagens, além das intrigas que são ótimas parecem até doramas não posso deixar de falar dos homens que são sempre muitos amigos, acho legal essa camaradagem que tem em todos os livros com diversos personagens, enfim esse livro se encaixa em tudo que disse e ainda inclui muitas partes de batalhas então acho que é tudo que esperei
comentários(0)comente



Laís 17/11/2023

Que drama
Creio que esse foi o livro mais dramático e talvez triste que eu já tenha lido do Tolkien. Tem uma história que te prende, falando sobre o ódio de Morgoth pelos elfos e principalmente pelos homens, ela sua crueldade. Por outro lado fala tombem do orgulho dos homens.
Uma história que envolve amizade, guerras, família, tristezas, e tantas outras coisas que não te deixam indiferente a elas.
comentários(0)comente



Gabriel.Geisler 13/11/2023

A Essência de Tolkien
Os Grandes Contos (A Queda de Gondolin, A Queda de Númenor e, especialmente, Beren e Lúthien) são repletos de tragédias, assim como toda a obra de Tolkien o é. Mas, definitivamente, Os Filhos de Húrin cativa a essência do autor nesse aspecto.

A história tem um preâmbulo, com Túrin ainda pequeno, e seu pai, Húrin, indo lutar nas Nirnaeth Arnoediad. Após, a narrativa se concentra em Túrin e nos eventos que se sucedem à referida batalha. Toda a história gira entorno da Maldição lançada por Morgoth contra a Família de Húrin ? o único homem que o desprezou face à face e viveu ? e como Túrin lidará com o seu destino macabro.

Será Túrin capaz de suplantar a maldição de Morgoth, O Senhor dos Destinos de Arda?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR