Capitalismo Parasitário

Capitalismo Parasitário Zygmunt Bauman

Resenhas - Capitalismo Parasitário

antonio 02/03/2016

Humanos Parasitários.
Não sei o que me impressiona mais, se são os equívocos do Bauman ou os leitores que não conseguem enxergá-los.

O que mais me chamou a atenção é o total desconhecimento do autor a respeito do capitalismo, reduzindo-o a algo genérico, onde todos os males provêm dele.

Outro ponto que me chamou a atenção é como ele passa a mão na cabeça dos devedores, dando a entender que são vítimas desse "sistema maquiavélico", parecendo eximi-los de qualquer responsabilidade por seus atos, ignorando a natureza humana.

E quando ele parece estar perto de acertar, comentando sobre o sistema político e a arte de cercear a liberdade da população através do medo, leis, etc, tem uma conclusão totalmente diferente do que parece ser lógico.

Enfim, li porque ultimamente ele tem aparecido muito em minha timeline.

Sempre interessante ler opiniões diferentes, porém, livro raso e as ideias não me pegaram.
vivi 24/03/2016minha estante
mas voce nao acha que os devedores são manipulados de certa forma pelo capitalismo?

Hiago 07/08/2016minha estante
Seria mais interessante ler uma contrariedade mais específica.

léo 09/11/2017minha estante
Estou relendo os livros que tenho do Bauman, não dá pra negar que ele consegue questionar muitos temas. Mas depois que você lê um Sapiens do Yuval Harari, e outras fontes que concluem que o capitalismo tem acabado com muitos problemas do mundo, fica difícil de digerir alguns pontos do Bauman.

Igor Almeida 09/04/2019

O autor, assumidamente anticapitalista no prólogo (justamente o que me fez iniciar a leitura), discorre no primeiro capítulo sobre os cartões de crédito. De algum modo ele põe a culpa no "sistema" capitalista o endividamento da população. Segundo ele, os culpados são os bancos que facilitam o crédito e permitem que a dívida seja feita, como se os bancos fossem babás e tivessem que administrar a vida financeira de cada um. O que ele sugere, que haja dificuldade e burocracia? Interessante essa onda ideológica que adora suprimir as responsabilidades individuais e joga tudo no colo do coletivo, do distante. Nota-se também que é sempre algo abstrato, geralmente põe a culpa na sociedade, no "sistema", nas corporações, nos ricos opressores, etc. Enfim, os jargões se repetem. No decorrer do livro, o autor cita ainda vários problemas sociais e culturais gerados por N motivos (alguns pelas mídias sociais, que deixou tudo mais rápido e efêmero e os mais jovens estão ficando cada vez mais impacientes etc) e, de novo, culpa o capitalismo, como representante e gerador de todos os males. Pra finalizar a cisma anticapitalista, ainda usa Karl Marx como referência positiva ao longo do texto...
Thiago 16/04/2019minha estante
Xiiiii .....hehehehe

Arthur 14/09/2010

Neste livro, Bauman, com a sua incrível capacidade de leitura dos tempos atuais, analisa as práticas capitalistas e a cultura que delas decorrem, deixando o leitor, no mínimo, atento para as inúmeras mudanças (de pensamento, de paradigmas, de culturas, de comportamentos...) provocadas no seio de uma "modernidade-líquida".

A "liquidez", a "flexibilidade" e a "fluidez" - conceitos do autor - acabam sendo a pedra de toque desta sociedade cada vez mais consumista, que deixa de lado a solidez das relações para aventuranças em busca de satisfações egoístas. O capitalismo, as crises financeiras e a cultura da oferta, juntamente com a educação, bulimia, anorexia, são alguns dos temas trabalhados no livro que culminam numa sensação de "mal-estar" característica da sociedade contemporânea.

A obra de Bauman parece ser muito interessante, pretendo ler mais livros do autor.

Gui 02/12/2010

Não posso dizer que esse livro me marcou, nem nada disso. Mas foi o primeiro livro que li de Bauman e agora quero ler mais, pois o conceito de 'vida liquida' me agrada-e muito. Recomendo "Capitalismo Parasitário". É simples e muito legal.

Vica 20/03/2011

Leitura essencial
Uma coleção de textos que constituem leitura essencial para quem quer entender o mundo em que vivemos hoje.
Absolutamente genial e lúcida a maneira como o autor enxerga as relações num planeta onde tudo é fragmentado.

Vini 13/02/2013

Para quem já não aguenta mais esse palavrório de economistas e "especialistas" da tv,que explicam,explicam,e não dizem nada,por estarem intrinsecamente ligados aos responsáveis por todo esse cenário,esse livro é felizmente uma voz dissonante,pois atinge o calo onde ele mais dói,ao citar a especulação,a mundialização do capital,etc.

FSulo 26/01/2015

Resenha atrasada
Resenhar o livro depois de decorridos vários dias da leitura (até que não foi muito tempo, mas muita leitura já se passou desde então) deixa muito a desejar.
Mas o livro trata de temas atuais sob a ótica de um dos maiores sociólogos da contemporaneidade.
O autor, denominado de pós-moderno pela intelectualidade, desenvolve uma crítica do capitalismo a partir de uma máxima marxista devida a Rosa Luxemburgo, que aponta para a capacidade do sistema em se apropriar dos espaços vazios, virgens.
Nesse sentido, prossegue Bauman, não se trata mais da relação capital/trabalho, mas capital/consumo, com muita ação dos bancos para auferirem lucros.
O autor ainda trata de outros temas no livro, inclusive a educação, a partir duma categoria ou adjetivo que lhe é caro - a liquidez.

Um livro muito bom de se ler.

erosgmmj 01/03/2015

Esclarecedor!
Um livro extremamente valido no contexto atual, rápido e de fácil leitura para compreender um pouco das idéias do autor na política, educação, economia e sociologia...Maravilhoso para todos que querem adquirir uma motivação extra, para controle de dívidas baseadas em concessão de crédito. Você nunca mais vai ver o seu cartão de crédito da mesma forma. Risos.

Mauricio.Alcides 26/01/2016

Existem 3 tipos de pessoas no mundo, as que apontam algo, as que sugerem algo e as que fazem algo.
O que me preocupa nesse livro é o fato de que essa é uma obra relativamente popular e os ensinamentos de Bauman estão presentes em muitas faculdades.

Em “Capitalismo parasitário” de Zygmunt Bauman o autor simplesmente grita ao mundo os defeitos do capitalismo mas pouco progride em demonstrar alternativas para mesmo.

O primeiro capitulo é completamente descartável, uma critica vazia enviesada nos já tradicionais argumentos anti capitalismo.

Os capítulos posteriores se esforçam para demonstrar como o capitalismo é o “lobo do próprio capitalismo” mas sem muito sucesso e sempre resgatando os argumentos vazios e sentimentais que não são capazes de agregar muito valor a um debate.

Nota: 3

PS: A minha preocupação com a obra se da ao fato de que milhares de alunos engolem esse tipo de livro em suas faculdades e poucos buscam pesquisar os pontos apontados pelo autor e as falhas em seus argumentos, criando assim uma onda de “Anti capitalistas” que mal sabem o que é ou como funciona o próprio sistema em que vivem.

Maria.Paula 02/06/2016

Maravilhoso
Talvez não seja um dos melhores livros dele, mas como foi o primeiro que li, me marcou bastante. Com seu objetivismo e sua incrível maneira de escrever sobre assuntos trabalhosos sem ser prolixo, mudou meu pensamento em apenas 92 páginas.

Franc.Assis 17/07/2016

Esclarecedor
De maneira simples, sintética, mas muito clara o autor expõe o quadro atual do capitalismo, onde o capital rentista predomina solapando o que o sistema teve de melhor: fazer crescer as forças produtivas.

Julia 09/08/2016

Sobre o tema gostei mais de "Mundo em Descontrole", do Giddens, e muito mais de "A Corrosão do Caráter", do Senneth.

Davi 17/06/2020

Capitalismo por Baumann
Crítico feroz do formato mais parasitário do capitalismo, Baumann tece um olhar atento às questões atuais. Demos sorte de poder aproveitar o olhar de Baumann inclusive sobre impactos das redes sociais. Neste "Capitalismo Parasitário" Baumann mostra um olhar metódico e sagaz sobre a evolução do método capitalista e seus efeitos colaterais adjacentes. Nessa abordagem do ser-produto e do tudo "acessível", temos aqui o pensar baumanniano em seu mais puro estado: crítico e real.

CarsMatheus 28/06/2020

Parasitário mesmo
Mais uma vez Bauman faz uma leitura impecável de nossa realidade.
Ele é cirúrgico em apontar como o capitalismo precisa de um hospedeiro pra sobreviver e como isso afeta nossas vidas, o impacto da liquefação dos nossos relacionamentos e como o capitalismo é magistral na arte de criar turbulências e crises pra manter domínio.