O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

Charlie Mackesy

Resenhas -

Mariane.Nilmar 18/06/2024

Levinho
As ilustrações do livro são simplesmente maravilhosas, o livro é bem levinho e te deixa com coração quentinho! ??

Vania.Cristina 17/06/2024

A amizade em imagens que aquecem o coração
A mensagem principal dessa história é a da amizade, e é muito bonita. Fala de uma família escolhida, construída a partir de indivíduos aparentemente muito diferentes. Juntos aprendem a aproveitar os bons momentos, em contato com a natureza, deslumbrante e desafiadora.

As ilustrações, belíssimas, fazem jus à mensagem. Algumas são aquareladas outras limitadas a poucos traços, algumas coloridas outras em preto e branco. Como é possível tanta intensidade e sensibilidade em desenhos tão simples? Tanta poesia na imagem? A nota que dou é principalmente para essas ilustrações, que encheram meus olhos e aqueceram meu coração.

Já o texto não me agradou tanto. Entendam, não é ruim, porque eu valorizo a simplicidade, só não me encantou como eu esperava. A meu ver, a literatura infantil precisa ter maior criatividade e ludicidade quando faz uso das palavras. Eu pretendo experimentar ainda a leitura desse livro com meu sobrinho para testar como funciona com crianças. Se funcionar melhor do que imagino, volto para rever a nota. Mas para mim fez falta um trabalho mais dedicado de construção das personagens, maior complexidade. No final da narrativa, ficamos sabemos pouco sobre elas.

Gosto de literatura infantil que não subestima a criança. As personagens que chamam minha atenção são curiosas, inteligentes, malandras, cheias de vida... To pensando no menino maluquinho, no Marcelo Marmelo Martelo, na Emília, na Coraline... As personagens deste livro são apenas fofas e seguem adiante sendo fofas. Alguns livros singelos que conheço compensam a falta de complexidade com um jogo narrativo lúdico, um jogo de palavras. Não é o caso deste.

Aqui os melhores momentos são visuais: a emoção transmitida, a delicadeza das relações, a paisagem que encanta ou a tempestade que amedronta. As frases motivacionais dialogam com as imagens, complementando-as, às vezes, mas nunca chegam a superá-las.

Sei que existe uma animação produzida, que eu ainda não assisti, e dizem que é boa. Quando eu conseguir ver talvez mude de ideia, porque no diálogo de uma linguagem com outra, ambas podem crescer para mim. Veremos.

Manú 17/06/2024

Impressionante a capacidade de ser tocada pelas poucas, mas tão profundas, falas desse livro. A cada página, uma pausa para refletir e viajar dentro de nós mesmos. Uma obra de arte!
Dalvanir1 17/06/2024minha estante
Tô louca por esse ???

viajealajulia 16/06/2024

"A vida é difícil, mas você é amado"
Iniciei e conclui essa leitura hoje. O que posso dizer é que ela apareceu num momento em que eu estava precisando. Meu coração ficou quentinho a cada página, e chorar se tornou inevitável. É uma obra linda! E no mais, eu também adoro bolo, toupeira!

Gus 15/06/2024

leitura maravilhosa e tão necessária! as ilustrações são lindas, os diálogos incríveis, esse livro é lindo e emocionante (sim, eu chorei)
Rillary4 15/06/2024minha estante
Esse livro é simplesmente PERFEITO

RafaWill 15/06/2024minha estante
Eu disse ?????

Lari 15/06/2024

"?As vezes o que? ? perguntou o menino
?As vezes o simples ato de se levantar e seguir em frente é algo corajoso e grandioso."

Quezia87 14/06/2024

O Menino, a toupeira, a raposa e o cavalo.
O livro vai tratar assuntos como: amizade, empatia, superação, ser gentil consigo mesmo, sonhas mais e ter menos medo, aceitar a si mesmo e entender que cada pessoa é única.

Paolla45 14/06/2024

Sensível
Realmente algumas frases são como abraços quentinhos. Outras são para se refletir, se questionar.
Em vários trechos me senti questionada sobre minhas decisões e emoções. É muito bonito

Arthenis0 13/06/2024

Amizades e bolos
Que livro gostoso e rápido de se ler, embora, quando percebi que estava acabando bateu um aperto no coração, foi tão rapido e tão bom. Eu queria acompanhar a jornada desses quatro até o fim, e percebia que já tinha lido tudo e pensei, mas palavras do autor, "Olha até onde chegamos"!

Fernanda.Lauer 13/06/2024

Favoritei
É um livrinho pra ler em 30 minutos, mas se prepare pra chorar. É tipo uma terapia.
Sério, só leia.

Laiane111 12/06/2024

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
Realmente um belo livro ksk
Como Charlie mesmo disse, " Este livro é para toda gente, quer que seja 8 ou 80 anos " esse livro não precisa se tratar de uma história complexa e incrível, é apenas oq é, um cavalo um menino uma raposa e uma toupeira, caminhando apesar das suas diferenças juntos, com reflexões, gratidão e o mais importante, amor.

Linathrm 12/06/2024

Que fofura ?
é um livro bem curtinho, mas muito fofo

dá p ver que como são apegados uns aos outros e é uma fofura

além de que é falado muitas coisas que parece uma bobeira mas faz total sentido lendo no livro

indico muito p uma leitura rápida

Érika 11/06/2024

Um livro doce
Uma leitura rápida porém profunda. O livro me lembrou muito do O Pequeno Príncipe com uma narrativa simples porém muito original e verdadeira sobre a vida humana. É singelo e poderoso. Um livro para ler e reler sempre que possível.

Meow_7 10/06/2024

Uma jornada ao vazio
Não é uma leitura comercial ou para passar o tempo. São páginas e mais páginas que tem que ter o respeito de serem degustadas. Ele é extraordinário fazendo o simples, e isso parece que conversa justamente com sua proposta.
Acho que é um livro perfeito para se ler em um momento de vazio existencial, no qual tudo parece que está muito parado e perdeu seu sentido de ser.
Além disso, as ilustrações são lindas!

Karina252 09/06/2024

Um aconchego e um soco no estômago a cada página...
Que delicadeza esse livro. Tenho vontade de ler todas as noites antes de dormir de tão lindo! Cada página é um aprendizado em ilustração e escrita, amei embarcar nessa aventura com esses amigos que de tão diferentes se complementam.
Um livro especial que somente aqueles que abrirem o coração para tal experiência, sairão transformados de algum jeito.