Os assassinatos na rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Thiago Leôncio 19/12/2021

Bons contos
Livro bem curto com seis contos bem rapidinhos. O mais longo deles é o que dá nome ao livro e é uma história de detetive que pode facilmente ser confundida com alguma das do Sherlock Holmes.
Os outros são bons contos de situações sombrias com leves toques de ironia.

Jessi Dante 23/11/2021

Surpreendente
Não achei a versão que li, mas como era uma leitura coletiva pra faculdade, li apenas Os assassinatos da Rua Morgue.

A história é um pouco confusa no início, mas depois se torna fundamental para entender como funciona a mente de Dupin que solucionou o mistério dos assassinatos de forma brilhante.

Gostei bastante, apesar de não ter passado nem perto de adivinhar quem era o assassino.

Achei mto interessante saber que o Sherlock Holmes foi inspirado no Dupin.

Frank 17/11/2021

Dupin é considerado o precursor do gênero de detetives, tendo possivelmente inspirado a criação de Sherlock Holmes e Lupin. Neste livro estão reunidos 3 contos em que Dupin é o protagonista que resolve crimes com base na dedução e lógica.

dudws 16/11/2021

Um conto curtinho e bem envolvente, nem da tempo de começar as teorias de o que poderia ter acontecido e tudo já e solucionado. Pra quem já conhece o Poe, a solução do caso não foi nada incrível e mirabolante.

Mari 05/11/2021

O primeiro de muitos
Essa edição traz os três contos protagonizados por C. Auguste Dupin, considerado o primeiro detetive da ficção, que serviu de inspiração para tantos outros personagens.

Dupin não é de fato um detetive profissional, mas é um ser com uma capacidade analítica surpreendente e por motivações diferentes nos três contos, usa dessa capacidade para resolver os crimes. O primeiro conto por exemplo ele resolve o crime pelos assassinatos na rua morgue por diversão e simplesmente se recusa a aceitar a recompensa, já em A Carta Roubada, ele vai solucionar o crime justamente por conta de uma recompensa. É uma personalidade muito interessante e você vê muito dele nos detetives ficcionais que vieram depois.

Dos três contos, o que na minha opinião é mais surpreendente é o primeiro, porém tem uma introdução arrastada e filosófica demais. O desfecho do primeiro conto para mim não foi nenhum um pouco óbvio, mas não posso dizer o mesmo dos outros dois, que eu achei mais chatinhos. Porém vale lembrar que são contos percursores de um estilo literário, então foi algo que foi sendo aperfeiçoado por outros autores ao longo dos anos. Para quem gosta do gênero e tem interesse em saber como tudo começou, eu indico muito.

Agora os textos de apoio que a edição da Antofágica traz, são incríveis e vale muito a leitura.

Mr. Jonas 04/11/2021

Os Assassinatos na Rua Morgue
O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram.

Julyane Polycarpo 02/11/2021

Os assassinatos da rua Morgue
Primeiros contos de Poe que li, mas não consegui virar fã do autor.
A escrita é bem peculiar, diferente de tudo que eu já tinha visto, porém não chegou a me agradar. Eu sou muito fã do gênero policial, estava com muita expectativa, mas só achei bom. Acontece.

A edição da Editora Antofágica (que possui 3 contos), como sempre, é incrível, contém textos complementares, ilustrações incríveis e duas videoaulas que ajudam muito o leitor a compreender o contexto da obra e o autor.

De qualquer forma, recomendo a leitura, pois Poe foi, e ainda é, um grande autor da literatura mundial. Apesar de não ter me agradado tanto, eu entendo o motivo do sucesso.

@mari.mdeiros 01/11/2021

?????
Foi o primeiro livro que li do autor. Estava com a espectativa alta, esperava um pouco mais, talvez o problema pode ter sido com a versão que escolhi. No futuro darei uma nova chance

Luís Gustavo 27/10/2021

Bom livro
Seguindo o padrão da Antofágica, o livro é recheado de textos extras e duas vídeo-aulas pensadas para se ver uma antes e outra após a leitura. Contos bons! Não é nada espetacular, mas é legal para saber onde foi o início desse gênero de livro.

@ysalemos 27/10/2021

@umalivresca
Para uma apaixonada por romance policial, foi uma experiência incrível ler este conto. Não sabia que foi na verdade o Poe que deu o pontapé inicial para o gênero como ele é conhecido hoje (título que sempre é dado a Conan Doyle). A história é relativamente simples, mas o que cativa mesmo é a descrição e a forma como o personagem chega a conclusão. Amei demais.

Juju 18/10/2021

Uma inteligência sobrenatural
Interessante, mas não me agrada muito. É o tipo de história com um mistério que alguém com uma mente única e acima de todos os mortais resolve com a maior facilidade do mundo. Não sou parâmetro porque o gênero não me atrai muito, mas do que li prefiro Agatha Christie ao Poe.

Thais 15/10/2021

Razoável
Meu primeiro contato com Poe.
Gostei da narrativa. Os contos são interessantes, porém o enredo é tão detalhista que as vezes eu ficava ansiosa pra acabar logo com tanta ?enrolação/encheção de linguiça?.
Dupin é certamente perspicaz e inteligente, gostei muito do personagem. Mas, confesso: empurrei com a barriga esse livro! ?

Paulo Henrique 13/10/2021

Um observador que se torna investigador
Meu primeiro contato com Poe e com histórias de investigação. Eu particularmente não curti tanto, mas entendo ser uma obra que abre uma avenida para esse gênero que hoje tem vários outros escritores famosos.
Luciana 13/10/2021minha estante
Oi, Paulo. Também foi o meu primeiro Põe e também não gostei.

Thailinne 11/10/2021

Linda edição
O livro é lindo, como todos da Antofágica. Só aí já valeria a pena. Adoro histórias investigativas e etc.. mas tive que ficar fazendo um esforço de lembrar que era uma história precursora de todas, pra senão as histórias ficavam meio sem graça, com resoluções mágicas e/ou absurdas...

Daniella 05/10/2021

esperava mais
foi uma leitura morna para mim, muitas vezes fiquei impaciente com o dupin com o seu vasto conhecimento e todo o seu método analítico. ele não resolvia os crimes para ajudar ou por sensibilizar-se mas por diversão, a ode ao racionalismo foi longe demais. não gostei muito, não me apeguei, não fui afetada, não funcionou para mim. talvez o gênero policial não seja muito o meu estilo.