Os assassinatos na rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Larissa3718 23/02/2022

Auguste Dupin
Um de meus livros favoritos, meus escritores favoritos e meus personagens favoritos!
Auguste Dupin, primeiro detetive da história, antes mesmo de Sherlock Holmes que foi inspirado em Dupin. Esse é o primeiro livro em que ele aparece, resolve dois casos aparentemente insolúveis mas que são explicados detalhadamente pelo detetive. Um o assassinato de duas mulheres brutalmente na rua morgue em que não há suspeitos nem provas, mas estão multiladas gravemente, a fuga de um gorila de seu treinador e o roubo de um escaravelho.

Pol 19/02/2022

Assassinato da Expectativa
Admiro a escrita gótica do Poe a bastante tempo mas tudo que tinha tido contato até então era poemas, poesias etc.

Como grande fã da antofágica tive a necessidade de comprar essa edição perfeitinha que além de tudo é muito bem ilustrada pela Fernanda Azou.

Agora quando às histórias: o primeiro conto é de realmente explodir a cabeça, fiquei em choque de como ele foi capaz de construir uma narrativa tão bem costurada usando elementos lógicos perceptivos que estavam ali o tempo todo para o leitor e tudo que ele fez foi amarrar as pontas na conclusão. Quanto a segunda história, ela é bem interessante mas não tão surpreendente quanto a primeira e, como achei a primeira MUITO bem escrita/redonda/fechada, o final dessa me deixou um pouco em dúvida do que achar. A terceira história é boa e gostosa de ler mas nada surpreendente também.

Em resumo, o que carrega o livro de fato é o conto homônimo do livro. Os outros dois vem só como extra da edição na minha opinião, que vale a pena de qualquer forma para conhecer essa vertente do Poe que tão pouco é falada/conhecida mas que grandes escritores posteriores a ele beberam dessa fonte.

Rogério 16/02/2022

A Arte da Literatura Policial
Este livro reúne os três contos de Allan Poe que, conforme discutido, inaugura a chamada literatura policial moderna. Poe mostra de maneira magistral, como um detetive (palavra que à época ainda não existia) pode se valer de todo seu conhecimento e perspicácia para solucionar crimes queb aparentemente sao insolucionaveis... Sem dizer que Poe se mostra um ser humano preocupado com os assuntos de sua época!

Rafael.Tadeu 15/02/2022

Não é pra mim
Minha segunda experiência com Poe,e realmente acho que suas obras não são para mim.

Esses contos de mistérios achei arrastados, com conclusões que o leitor não tem como descobrir, diferente de alguns outros livros e detetive onde temos informações que podemos usar para brincar de adivinhar

Continuo achando o autor prolixo e isso torna tudo cansativo

O conto 2 nem terminei

Mas ainda assim pretendo dar uma terceira chance voltando para os contos góticos mais pra frente

Camila TQR 29/01/2022

De fato Edgar Alan Poe é um excelente escritor, porém eu entendo que não é para mim, apesar de bons contos, não me prendeu e achei arrastado o livro.
Mas quem sabe leio em outro momento e posso gostar da leitura

Jana 22/01/2022

O livro traz 3 contos policiais com o detetive Dupin, o segundo e o terceiro como sequência do conto de estreia: Os assassinatos na rua Morgue (o mais legal, na minha opinião). O segundo foi o único que achei chato. Os outros dois são muito interessantes!

Carla.Leticia 20/01/2022

?Uma investigação que nos renderá uma bela diversão...?

Auguste Dupin é um detetive que tem como característica a razão e meticulosidade, enxerga que a verdade pode estar na superfície, na simplicidade.

Essa edição é composta por três contos:
?Os assassinatos na Rua Morgue? em que uma mãe e filha são friamente assassinadas e a forma que a investigação se desenrola, me senti envolvida e cada pensamento que tinha era rechaçado por Dupin como se eu estivesse sendo observada por ele. Um final deliciosamente surpreendente.

?O mistério de Marie Rogêt? foi inspirado em um caso real, de uma vendedora de cigarros Mary Cecília Rogers.
Neste conto Dupin e seu assistente, não nomeado, investigam o misterioso desaparecimento de Marie, e posterior assassinato com o corpo encontrado no Rio Sena e tem muito envolvimento da imprensa.
Foi o conto que menos gostei, terminei e quis reler pra saber o que perdi.
Tive a sensação de ser mais ?realista?, no sentido de não ter uma conclusão explícita.

Por último um rápido conto ?A carta roubada?, em que Dupin demonstra a limitação de perspectiva de quem investiga um caso.

A minha experiência geral em ler Poe foi muito satisfatória, ainda mais em uma edição que é uma verdadeira obra de arte, que nos faz mergulhar ainda mais na história.

?A experiência mostra, e uma verdadeira filosofia sempre mostrará, que uma parte vasta da verdade, talvez a maior, emerge daquilo que aparenta ser irrelevante.?

A saga de um leitor 18/01/2022

Esperava mais
Os contos do Edgar Allan Poe é bem construído, não tem como negar. Essa abra possuem 3 contos (Os assassinatos na rua Morgue, O caso Mari Rogue e A Carta Roubada), desses 3 contos o melhor seguindo o meu gosto e o que mais me prendeu , foi a carta roubada. Os assassinatos na rua Morgue achei bom também, porém inusitado. O Caso de Mari Rouge achei sem sentido, um caso sem solução. De modo geral o Poe não me conquistou de primeira e não sei quando tentarei uma próxima obra dele, mas quem tiver indicação estou aceitando?

Paiva 11/01/2022

Com certeza esperava bem mais dessa leitura, sinceramente foi enfadonha em alguns momentos, contudo não deixa de ser interessante.
O último conto p mim foi o melhor, por ser mais objetivo e com um fim mais verossímil.

Pr.Thiago 30/12/2021

OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE
E agora, Dupin, o que me aconselharia a fazer?
As três investigações de um dos primeiros detetives da literatura, Monsieur Dupin.

Aline 27/12/2021

Mistério
Um dos melhores livros que já li do autor, concentrado no mistério muito parecido com Sherlock Holmes.

Hugo 27/12/2021

Finais muito forçados
Iniciei a leitura com certas expectativas, já que sei da qualidade da escrita de Poe quando se trata de histórias curtas. Somado a isso, eu também AMO histórias de detetive, e achei o máximo conhecer o que foi, talvez, o ponto de partida para Hercule Poirot e, principalmente, Sherlock Homes (identifiquei diversas semelhanças entre Sherlock e Dupin).

Devo dizer, no entanto, que foi uma leitura complicada. As histórias não me prenderam. Achei os enredos até interessantes, mas o que sempre pegava era o desfecho, que foi sempre muuuuito forçado.

Porém, a construção dos personagens em si é bem interessante. Dupin tem traços de personalidade bem fortes e bem trabalhos, deu pra ver de verdade a qualidade de desenvolvimento de personagens que Poe também demonstra com maestria em seus contos mais consagrados.

Enfim, vale a experiência para quem tem curiosidade de conhecer uma das raízes das histórias de detetive, mas não espere a mesma qualidade de contos que Poe desenvolveu no restante da carreira, os contos aqui são bem fraquinhos.

Thiago Leôncio 19/12/2021

Bons contos
Livro bem curto com seis contos bem rapidinhos. O mais longo deles é o que dá nome ao livro e é uma história de detetive que pode facilmente ser confundida com alguma das do Sherlock Holmes.
Os outros são bons contos de situações sombrias com leves toques de ironia.

Jessi Dante 23/11/2021

Surpreendente
Não achei a versão que li, mas como era uma leitura coletiva pra faculdade, li apenas Os assassinatos da Rua Morgue.

A história é um pouco confusa no início, mas depois se torna fundamental para entender como funciona a mente de Dupin que solucionou o mistério dos assassinatos de forma brilhante.

Gostei bastante, apesar de não ter passado nem perto de adivinhar quem era o assassino.

Achei mto interessante saber que o Sherlock Holmes foi inspirado no Dupin.