Os assassinatos na rua Morgue

Os assassinatos na rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Angela 10/08/2021

"Os assassinatos na rua Morgue" (1841), "O mistério de Marie Rogêt" (1842) e "A carta roubada" (1844) são três contos de suspense escritos por Edgar Allan Poe, que trazem como protagonista o francês Auguste Dupin, personagem que inspirou os famosos detetives: Hercule Poirot e Sherlock Holmes.
Em “Os assassinatos na Rua Morgue”, Madame L’Espanaye e sua filha Camille são brutalmente assassinadas num dos quartos do apartamento em que moram, - a mãe foi degolada enquanto a filha, violentada e com machucados por todo o corpo, foi colocada de ponta cabeça na chaminé -, o local do crime não apresenta nenhum sinal de arrombamento.

Após os vizinhos ouvirem os gritos das vítimas e de outras pessoas vindo do quarto delas, decidem invadir a casa, mas ao chegarem lá não encontram ninguém, as portas e janelas estão fechadas. Enquanto cada morador tenta especular a identidade do assassino, um homem acaba sendo preso, mas Dupin convence a polícia de que o assassino ainda não foi descoberto e só ele consegue desvendar o mistério dos assassinatos, e com autorização, consegue visitar a cena do crime e inicia a sua primeira investigação.
Dois anos depois, um crime contra uma jovem mulher é cometido; sendo semelhante ao primeiro caso solucionado por Dupin, ele é então chamado pela polícia para solucionar "O mistério de Marie Rogêt", uma vendedora de perfumes que foi encontra boiando sobre um rio.

Em um acordo feito com o comissário da polícia francesa, Dupin decide analisar o caso da mulher utilizando apenas as notícias e depoimentos que saíram nos jornais. (O conto é baseado num fato verídico que ocorreu em Nova York, em 1841, e Edgar Allan Poe escreveu essa história a partir de suas próprias investigações a respeito do assassinato de Mary Cecilia Rogers. É um dos contos mais enigmáticos do autor que eu já li).
Após solucionar dois casos de homicídios, um documento desaparece misteriosamente e a ajuda de Dupin é novamente solicitada para ele recuperar “A carta roubada”, uma carta comprometedora que foi roubada de uma dama e se divulgada prejudicaria sua honra.

Nessa última investigação de Dupin, ele já conhece a identidade do responsável pelo roubo, e inclusive tem conhecimento de qual cômodo da casa do ladrão a carta foi escondida, o que ele precisa fazer é “roubar de volta” a carta. Conseguindo o feito, o detetive será recompensado. Para mim, o melhor conto protagonizado por Auguste Dupin.
Eu já li outros contos de Poe, mas esse foi o meu primeiro contato com a Trilogia Dupin. Reconheço toda a importância do autor para o romance policial, gostei da forma como ele constrói a narrativa de cada conto entregando pistas ao leitor como num convite para solucionar os crimes também, fazendo Dupin entrar em ação só depois de apresentar todas as provas encontradas; e por eu ter lido tantas histórias com outros detetives os desfechos dos dois primeiros casos de Dupin não me surpreenderam. Eu gostei muito d’A carta roubada, é o meu conto favorito da trilogia, mas ainda assim adorei conhecer Auguste Dupin.

Rute31 09/08/2021

Inteligente
Gostei muito desse livro. Edgar Alan Poe sempre foi um desafio pra mim, e é um autor que leio pouco. Esse livro tem tudo que eu gosto em uma história de detetive, mas confesso que não estava preparada pro final! Que doidice! Hahaha

let 07/08/2021

não achei a versão que li
li por conta da escola e foi surpreendentemente muito bom. foi uma leitura bem descontraída e divertida. adorei e recomendo.

Vinicius 27/02/2015

Autor: Edgar Allan Poe
Editora:Saraiva
O livro e de suspense que conta a historia de um assassinato da Mãe e da filha na rua morgue que a policia e os detetives investigaram muitas pessoas para saber o paradeiro do crime mais tudo isso foi em vão, os detetives não pararão de procura prova ate que um dia encontrarão um orangotango e pensaram que ele tinha feito aquilo com a mãe e a filha e colocaram um aviso no jornal para tentar encontra o dono do animal o dono veio e os advogados fizeram perguntas ao dono do animal que era um marinheiro.

anarontani 03/08/2021

eu gostei? das partes de ficar tentando desvendar os casos e acompanhar o raciocínio dele.

maaaaasss

em muitos momentos ele parece aquele homi q sabe tudo e ele é super mega blaster bom! o ego inflado demais!

porém, o cara é o precursor nessa área ?

bem indecisa!!!

Gutemberg.Monteiro 03/08/2021

A fonte da qual bebeu Conan Doyle
Os contos de Poe são a "origem" da literatura policial. É clara a influência deles sobre o mais famoso detetive da literatura, passagens que são idênticas a Holmes!
Então, se gostas de Holmes, com certeza Dupin não irá te decepcionar!

Laura F Souto 03/08/2021

Excelente
O livro conta com três contos de Poe, que prendem e são muito bem narradas. Nunca havia lido nada dele antes e agora da ora ver o porque é chamado de pai das histórias policiais. Excelente e não da vontade de parar de ler.

Sobrancelha do dragão 26/08/2021

Espera mais
Os mistérios dos livros são muito sem graça, o que salva o livro é o Dupin que é um personagem interessante e bem construindo que serviu de modelo para vários outros detetives na literatura.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2021

Os Três Casos De Dupin
Edgar Allan Poe (1809-1849), um dos primeiros contistas norte-americanos, não é só considerado o maior expoente do horror gótico, como também um dos precursores da ficção científica e o criador da literatura policial moderna, isto é, tal qual ela é conhecida hoje em dia. Sinteticamente, trata-se de uma rara unanimidade de crítica e publica cuja pátina do tempo não conseguiu sombrear a importância, pelo contrário, é impossível adquirir um pertinente conhecimento do cânone literário passando incólume pelo seu nome.

Este livro reúne suas narrativas policiais que se distinguem pela presença do francês C. Auguste Dupin. Ele é o protótipo do detetive particular brilhante que coadjuvado por um amigo jamais nomeado, narrador de suas aventuras e desprovido de uma inteligência acima da média, formam uma dupla modelar.

A bem da verdade, eles inauguram uma longa lista de parcerias detetivescas da qual também fazem parte celebridades como Holmes e Watson, Poirot e Hastings. Entretanto, raramente uma história de outro autor ?consegue oferecer o mesmo toque especial de horror e absoluto caos que Poe é capaz de nos proporcionar?. (Adriana Cecchi, Apresentação)

Quanto aos contos, eis o trio na ordem cronológica de publicação:
* Os Assassinatos Na Rua Morgue (1841): Narra os macabros homicídios de mãe e filha. Antecipando o crime do quarto fechado, ele exige um pensamento analítico para a resolução do enigma.
* O Crime de Marie Rogêt (1842-1843): Apresenta a recriação ficcional de um assassinato que realmente ocorreu. Empregando a ciência forense da época, fundamenta-se na atenção aos detalhes.
* A Carta Roubada (1844-1845): Gira ao redor de uma o roubo de uma correspondência de conteúdo comprometedor em que a vítima já sabe quem o praticou. Nesse caso, a problema é encontrar a tal carta, mas a limitada perspectiva de quem a procura pode colocar em risco a investigação.

Já sobre a edição, como é recorrente no catálogo da Editora Antofágica, ela destaca-se pela excelência do conteúdo e a qualidade tanto do e-book como do livro físico. Vale atentar para a boa tradução de Isadora Prospero, e as ilustrações adequadamente soturnas, em branco e preto, de Fernanda Azou. Já na Fortuna Crítica, Alberto Mussa dá uma aula sobre Poe e literatura policial, tira todas as dúvidas em ?Eu, Leitor de Poe?, contudo não deixe para trás os outros textos:
* ?Racionalidade, Cachimbo e Ordem? - Bruno Paes Manso.
* ?Poe: O Pai Da Literatura Policial Moderna?? - Daise Lilian

Bom entretenimento!?????

Ju 03/04/2021

Esperava mais, mas pela época, é compreensível.
Talvez eu possa dizer que fui surpreendida pela forma como o crime foi cometido porque jamais teria passado pela minha cabeça mas achei um tanto bobo, apesar de ter gostado da engenhosidade do personagem principal.

Suzanne 23/03/2015

Assassinatos na Rua Morgue
Assassinatos na Rua Morgue de Edgar Allan Poe foi, publicado pela primeira vez em 1841. Editora Saraiva/ Ano: 2006. Edgar conta a história de um homem, que conheceu um indivíduo na biblioteca, com tamanha inteligência que ele jamais vira, C. Auguste Dupin. Desde então tornaram-se amigos, e a compartilhar, ideias, conhecimentos e métodos, juntos. Certa vez, os dois andavam pelas ruas de Paris a alta madrugada, quando viram uma notícia em um jornal. A manchete dizia: ASSASSINATOS NA RUA MORGUE. Esse caso despertou a atenção de Dupin, o qual se aprofundou no assunto.
A forma que o sr. Dupin resolve o mistério é impressionante, esse livro é um conto policial, que fez muito sucesso em meados do século XIX. É um livro interessante para quem se identifica com esse tipo de leitura.

sara440 26/02/2021

Deixou a desejar, porém é interessante.
Conta a história de dois brutais assassinatos de mulheres na Rua Morgue, em Paris, casos que parecem insolúveis até que o detetive C. Auguste Dupin assumir o caso.

(26/02/2021)

Nielly 13/06/2015

O livro assassinatos na Rua Morgue, do escritor de estilo gótico, Edgar Allan Poe (1809-1849), editora Saraiva, São Paulo, 2008, contendo 45 páginas, tem por pano de fundo, um cenário de crimes e mistérios é narrado por narrador personagem e em primeira pessoa.
O livro começa contando como o narrador conheceu seu amigo e companheiro, C. Auguste Dupin, sendo que os mesmo compartilhavam de gostos muito semelhantes (amor por livros) e resolveram morar juntos.
O desenrolar da história começa, quando ambos leem no jornal a noticia de que havia ocorrido um crime insolucionável, na Rua Morgue, crime ao qual era bastante macabro e acabou vitimando duas mulheres. Dupin fica bastante curioso com os assassinatos e resolve juntar pistas e desvendar o tal mistério. Os métodos usados por Dupin assemelham-se muito com os de Sherlock Holmes, dando a entender que seu amigo, o personagem que narra, pode muito bem passar-se por Watson, já que o mesmo é o seu companheiro nessa trajetória e o adimira de maneira bastante peculiar, assim, nosso personagem consegue desvendar o tal crime e deixar o leitor surpreso com quem realmente é o tal assassino.

Juliana.Rosito 23/01/2021

É uma boa coleção de contos do Allan Poe, não é completa mas tem seus contos mais populares e menos dragantes. Acho que essa edição é perfeita para alguém que quer conhecer o autor e seus contos.