Os assassinatos na rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Rafael.Tadeu 15/02/2022

Não é pra mim
Minha segunda experiência com Poe,e realmente acho que suas obras não são para mim.

Esses contos de mistérios achei arrastados, com conclusões que o leitor não tem como descobrir, diferente de alguns outros livros e detetive onde temos informações que podemos usar para brincar de adivinhar

Continuo achando o autor prolixo e isso torna tudo cansativo

O conto 2 nem terminei

Mas ainda assim pretendo dar uma terceira chance voltando para os contos góticos mais pra frente

Rogério 16/02/2022

A Arte da Literatura Policial
Este livro reúne os três contos de Allan Poe que, conforme discutido, inaugura a chamada literatura policial moderna. Poe mostra de maneira magistral, como um detetive (palavra que à época ainda não existia) pode se valer de todo seu conhecimento e perspicácia para solucionar crimes queb aparentemente sao insolucionaveis... Sem dizer que Poe se mostra um ser humano preocupado com os assuntos de sua época!

Pol 19/02/2022

Assassinato da Expectativa
Admiro a escrita gótica do Poe a bastante tempo mas tudo que tinha tido contato até então era poemas, poesias etc.

Como grande fã da antofágica tive a necessidade de comprar essa edição perfeitinha que além de tudo é muito bem ilustrada pela Fernanda Azou.

Agora quando às histórias: o primeiro conto é de realmente explodir a cabeça, fiquei em choque de como ele foi capaz de construir uma narrativa tão bem costurada usando elementos lógicos perceptivos que estavam ali o tempo todo para o leitor e tudo que ele fez foi amarrar as pontas na conclusão. Quanto a segunda história, ela é bem interessante mas não tão surpreendente quanto a primeira e, como achei a primeira MUITO bem escrita/redonda/fechada, o final dessa me deixou um pouco em dúvida do que achar. A terceira história é boa e gostosa de ler mas nada surpreendente também.

Em resumo, o que carrega o livro de fato é o conto homônimo do livro. Os outros dois vem só como extra da edição na minha opinião, que vale a pena de qualquer forma para conhecer essa vertente do Poe que tão pouco é falada/conhecida mas que grandes escritores posteriores a ele beberam dessa fonte.

Larissa3718 23/02/2022

Auguste Dupin
Um de meus livros favoritos, meus escritores favoritos e meus personagens favoritos!
Auguste Dupin, primeiro detetive da história, antes mesmo de Sherlock Holmes que foi inspirado em Dupin. Esse é o primeiro livro em que ele aparece, resolve dois casos aparentemente insolúveis mas que são explicados detalhadamente pelo detetive. Um o assassinato de duas mulheres brutalmente na rua morgue em que não há suspeitos nem provas, mas estão multiladas gravemente, a fuga de um gorila de seu treinador e o roubo de um escaravelho.

juline 26/02/2022

Experiência completa
Adorei conhecer a escrita do Poe através desses três contos que compõe os assassinatos na rua morgue

Não tinha nenhum contato com o autor e posso dizer que essa edição da antofagica me proporcionou uma experiência completa!! Desde o vídeo introdutório que deu um backgroung da vida e da esfera social em que Poe vivia, até os textos de poio que são igualmente sensacionais e agregaram bastante a leitura.

Sobre os contos em si, são experimentos únicos que acabaram por se tornar grande referência para outros grandes detetives da literatura. Vale muito a pena conhecer :)

Nick 01/03/2022

Edgar Allan Poe foi o criador da literatura policial, então esse livro é essencial para você que ama esse gênero! Amei muito as histórias, mesmo a primeira sendo minha preferida, e recomendo muito esse livro! Ainda mais com uma edição dessas, com bastante textos de apoio e ótimas videoaulas!

Boni 02/03/2022

É perceptível que esse livro serviu de fonte para aghata e Doyle fazerem seus personagens mais memoráveis, muito embora seja um livro um pouco maçante e que não permite muito a participação do leitor na tentativa de solucionar os casos

Rildery 08/03/2022

méh...
Livro lindo com um trabalho edital impecável, os textos extras são incríveis e as videoaulas são bem produzidas. Os contos são entediantes e previsíveis. As duas estrelas são pelo trabalho edital e a meia estrela representa minha opinião sobre os contos.

Ana 13/03/2022

Poe investigativo
Foi muito legal conhecer Monsieur C. Auguste Dupin, aquele que inspirou, precedeu os detetives mais famosos da literatura moderna como Sherlock e Hercule Poirot. Como fã do gênero policial gostei muito dos três contos, me surpreendi e me diverti. Achei o segundo conto do livro bem arrastado, mas como sempre, fiquei encantada com a criatividade e inteligência de quem cria histórias tão fantásticas.
Se você assim como eu também gosta do gênero policial, deve ler os contos de Dupin imediatamente.

Glaucia153 20/03/2022

Me Surpreendeu!
Adorei a forma como Poe criou Dupin e seus argumentos para todos os contos.

Fui com poucas expectativas e me surpreendi bastante.

Indico totalmente este livro policial a todas as idades e seria bastante interessante se fosse colocado nas escolas para mais pessoas terem acesso.

Lobbo 21/03/2022

Ótima leitura
Conto que inspirou Sir Arthur Conan Doyle a criar Sherlock Holmes. Para quem gosta de mistérios a serem investigados este conto vale a pena.

Karoline67 22/03/2022

Dupin tem meu coração todinho!
Eu já achava o Poe de."Histórias Extraordinárias" incrível, mas o que eu não sabia era que muito antes de Sherlock Holmes pensar em existir, Edgar criou o genial Dupin. Eu AMEI esse conto, uma delícia de ouvir e com final surpreendente!

Daniel 31/03/2022

O pai dos livros policiais
Nesse livro conhecemos Dupin, um homem muito inteligente e analítico, que presta atenção aos detalhes de maneira diferenciada. É com certeza um personagem bem único, que consegue sustentar os longos monólogos sobre como ele chegou a uma certa conclusão, analisando vários detalhes que poderiam passar super despercebidos. Sinto que os textos de apoio me ajudaram a entender mais o contexto pro personagem ser deste jeito, já que foi escrito na época pois iluminismo e a valorização do racional estava se tornando mais comum. Os três contos pra mim são na média em relação a historia, não tem nada de muito diferente e nada que vá te surpreender, não vá esperando um livro cheio de sangue e buscas, momentos de ação, nem nada. É um livro que trata como as coisas devem ser analisadas.

Kátia Roque 10/04/2022

E agora, Dupin, o que me aconselharia a fazer?
Sou uma fissurada em literatura policial e, obviamente, não ia deixar de ler o que é considerado a base da literatura policial moderna, na qual traz um detetive particular que faz uso da racionalidade e ciência para resolver o crime.

Os três contos trazem aspectos muito específicos e próprios do período em que Poe viveu, o que pode tornar a leitura mais lenta e, até mesmo, massante. Me senti perdida e precisei retomar a leitura em alguns momentos. Mas, apesar disso, foi muito interessante acompanhar Dupin e seu amigo sem identidade definida na construção do pensamento e raciocínio para chegar em conclusões ou resoluções de problemas.

Li na edição da Antofágica e o conteúdo extra ajudou horrores a compreender melhor a obra do Poe. Com toda certeza, vou reler esse livro!