A testemunha silenciosa

A testemunha silenciosa Otto Lara Resende

Resenhas - A testemunha silenciosa

Léo 05/11/2023

Conheço -- e admiro -- o Otto cronista, que usa e abusa do cotidiano para narrar causos que são atemporais. Não conhecia, entretanto, o Otto romancista, ficcionista, que escreveu estas duas novelas. Ainda que, na minha opinião, menor, este, tal qual aquele, também tem muitos tesouros a revelar.

A testemunha silenciosa, que dá nome ao livro, é uma novela simples, que acompanha a vida de um menino, Juquinha, junto de sua família no interior de Minas. Vemos ele amadurecer e criar consciência do mundo que o rodeia, repleto de maldade e de morte, até que algo impactante acontece em sua vida. Há alguma saída? A novela é, até certo ponto, misteriosa, pois não sabemos muito mais que nosso protagonista, que é também o narrador.

A cilada, por sua vez, é uma novela sobre o arquétipo do avarento. Para Tibúrcio, "viver é possuir". A genialidade dessa história reside na narrativa, como se fosse um reflexo da opinião popular sobre a figura exótica e malquista.

Rômulo 13/01/2021

Bom livro!
Segundo livro que leio de Otto Lara Resende, o primeiro foi "Boca do Inferno", uma das melhores leituras de 2020. Fui com certa ânsia para ler "A Testemunha Silenciosa", que não supera o primeiro, mas também é um bom livro. São duas novelas: A Testemunha Silenciosa, que dá o título ao livro; e, A Cilada.

A primeira novela começou lenta. As primeiras páginas são bem paradas, mas logo a história engata e você se enxerga interessado pela trama. Nessa novela o que me cativou foi a sutileza do autor para retratar o encanto do personagem principal com coisas simples. Há beleza no comum, e Otto trata de nos lembrar isso constantemente aqui. O final ficou em aberto, inconcluso. Alguns personagens tiveram um desfecho interessante, outros no entanto, penso que o desfecho poderia ser melhor trabalhado. Faltou algo que conectasse os pontos, como o interesse repentino do pai por questões religiosas e espirituais.

Em "A Cilada" já há um final fechado, e enquanto que na Testemunha Silenciosa o retrato recaía sobre uma família, nessa segunda novela o autor foca em um indivíduo específico e sua visão de mundo sobre as pessoas e as coisas. O tema desta história é "Avareza". É por meio dela que compreendemos a vida de Tibúrcio. As últimas páginas do livro são excelentes. Aquela sutileza que Otto apresenta na primeira novela, não existe aqui. Você fica ao mesmo tempo triste, com raiva e pesaroso pelo velho homem.

Por fim, quem leu "Boca do Inferno" irá encontrar algumas semelhanças nesse livro, o que é bom, pois gera uma certa uniformidade em torno do universo do autor.