O fazedor de velhos 5.0

O fazedor de velhos 5.0 Rodrigo Lacerda

Resenhas - O fazedor de velhos 5.0

Cleo8300 05/04/2024

Verdadeiro valor das coisas
A amizade e o autoconhecimento são o tema central da obra, contudo a literatura é o pano de fundo importantíssimo, com muitas citações e simplificações de livros clássicos, que entretém o leitor, e aguçam a curiosidade para conhecer obras que marcaram o personagem Pedro, como I-Juca Pirama de Eça de Queiroz ou Rei Lear de Willian Shakespeare.

Como um bom Fazedor de Velhos não poderia faltar os bons conselhos que só a vida e sabedoria da idade podem dar, entrelaçada em uma história de vida bem dia a dia, com gente nossa, mais que brasileira.

?Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: não queiram nunca ser eternamente jovens; gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir é, necessariamente, gostar de envelhecer.?

O Fazedor de Velhos é uma leitura rápida, um livro pequeno, com letras grandes e diagramação confortável para a leitura.

Jennifer.Ernesto 14/10/2023

Final inesperado
Rodrigo Lacerda traz a essência do ciclo da vida e das imprevisibilidade nesse mais um capítulo da vida de Pedro. Uma leitura gostosa, e proveitosa. O livro me faz pensar sobre os caminhos que trilhamos na vida, a construção das relações e o processo de maturidade. Maravilhoso!!!

Janicie 09/09/2022

Apena oq eu acho sobre..
Enfim, um livro onde vc não cansa de ler; tem mtas descobertas e uma atrás da outra, envolve drama, comédia romance etc..
Não faz vc chorar (em determinadas partes) vc se envolve de uma maneira sem explicações.
Um livro bastante envolvente e interessante de se ler.
Em outras palavras "perfeito!".

Marcelo.Castro 26/12/2021

Um agradável retorno
Achei extremamente satisfatória a leitura de "O fazedor de velhos" e essa obra é um agradável retorno ao cenário que encerra a obra original. A cronologia avançada no tempo nos mostra o futuro daqueles personagens que deixamos no volume anterior, suas alegrias e tristezas. Não traz resolução a todos os problemas do protagonista, mas traz realidade e humanidade nas histórias que conta, com um toque de esperança no porvir, mantendo a satisfação no final da leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/11/2021

Pedro, o protagonista de Fazedor de Velhos, está de volta. Agora prestes a completar cinquenta anos, ele tem de enfrentar seus fantasmas e suas obsessões em u novo e doloroso processo de autodescoberta e transformação. Um romance essencial e cativante para leitores de todas as idades.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931105

Ju Valiengo - @literandoo 04/04/2021

"Viver é uma eterna oscilação entre fases de tentar controlar a vida e fases de rasgar a fantasia de controle".
O livro é continuação de "o fazedor de velhos", que eu recomendo ler antes!
Não teve como acabar esse livro e não vir aqui escrever sobre, novamente, o autor nos presenteia com uma baita história.
O protagonista, Pedro, que está prestes a fazer 5.0 anos, segue nos ensinando muito sobre a vida.
Pedro nos mostra que a vida é feita de fases, e cada fase, tem algo a nos ensinar, mesmo que não seja aquilo que gostaríamos, além de uma escrita incrível, o autor é muito sensível ao nos aproximar dos personagens.
Acompanhar a evolução e as fases do personagem, é muito enriquecedor, e me trouxe várias mensagens e reflexões, afinal pensar é sempre muito bom.
O livro me divertiu e me emocionou demais, fazia tempo que não chorava fazendo alguma leitura, e foi muito bom, o único defeito é que ele acaba.
Preciso urgente de uma história sobre a velhice do Pedro, recomendo que todos leiam, merecia mais fama.
Obs: são apenas breves comentários sobre o término do livro.

Amanda 02/04/2021

Gostar de viver é aprender a gostar do tempo passando.
Estou escrevendo logo após terminar de ler, então pode ser que mude algo depois ou adicione pontos importantes que a minha mente com sentimentos à flor da pele não quer pontuar agora.
Seguindo o que Pedro argumenta enquanto ferozmente defende seu livro candidato em uma discussão quase já previamente decidida, também acredito que um bom livro é aquele que consegue nos fazer sentir. Matéria viva, coração na boca, lágrimas em silêncio.
?Fazedor de Velhos? é meu livro favorito, o que provavelmente explica a felicidade que tive quando descobri que havia uma sequência. Identifiquei-me com o Pedro do início da juventude e, por mais que tenha divergências profundas de alguns posicionamentos do Pedro de 50 anos, ele continua sendo o personagem que mais fala perto do meu coração.
Há trechos inegavelmente escritos por um homem da idade do autor - e eu, uma mulher de 20 anos e mais apegada ao tal movimento de esquerda que nosso protagonista centrista, teria muito a conversar com ele sobre a suposta filosofia pacifista, expressões e termos equivocados que ele solta de vez em quando (motivo pelo qual tirei uma estrela).
Pedro continua o mesmo. Na essência. Passou por muito e continuará a passar, porém aprende mais e mais a ?ser velho?, prosseguindo a caracterizar a mensagem central do primeiro livro.
Chorei muito, muito... Quis resoluções felizes. Recebi resoluções realistas. E de alguma maneira, deixaram a história muito mais bonita (mas se quiser lançar uma versão onde tudo dá certo, comprarei do mesmo jeito. Falo sério). A família que Pedro e Mayumi construíram é linda. Em cada fala dos filhos, vejo a essência da historia. Crescemos junto deles ao longo da obra.
Constantemente me peguei pensando o quanto que me identifico com Pedro. Parece que uma parte central minha é descrita em certas passagens (não necessariamente para o bem) e faz com que esse livro signifique ainda mais para mim. Planejo relê-lo quando tiver 5.0. E se Rodrigo Lacerda quiser publicar mais, aceito a estratégia até se for para ganhar mais dinheiro... Sim... Rendida (pela Mayumi. Mayumi, eu te amo, volta pra mim!).
Gabi 07/04/2021minha estante
Arrasou

Aline 30/06/2020

O amadurecimento é para sempre
Este livro é a continuação do livro ?O Fazedor de Velhos?, um romance de formação voltado para o público jovem, lançado há 10 anos. Nele encontramos novamente o protagonista e narrador Pedro, que agora não é mais um jovem de 20 e poucos anos, mas um homem adulto prestes a completar 50 anos de vida.
Pedro se casou com Mayumi, se tornou escritor, teve 3 filhos, desistiu da carreira de escritor e perdeu um dos filhos e tbm a amada esposa (como? tem que que ler o livro pra saber).
Este Pedro cinquentão é um homem medíocre, que cometeu muitos erros no passado, tanto na vida profissional quanto pessoal, e agora tenta recuperar o tempo perdido, as chances deixadas pra trás, dando início a um segundo processo de amadurecimento e mostrando que nunca é tarde demais para descobrirmos quem somos e nos reinventarmos.
Além disso, por trás dos conflitos principais, há um cenário de fundo que retrata a insatisfação política da população brasileira, sobretudo dos jovens, remetendo aos protestos que aconteceram em Junho de 2013. Fica aqui minha única crítica ao livro: no primeiro volume, temos a impressão de que Pedro nasceu por volta de 1990, ou seja, ele faria 50 anos por volta de 2040 - então temos uma certa incoerência temporal aí.
Embora seja uma continuação, o próprio autor diz que ?O Fazedor de Velhos 5.0? é autônomo e pode ser lido por quem não leu o primeiro volume, o que é verdade, mas acredito que ler o primeiro livro trará alguns detalhes interessantes pra leitura do segundo - e isso é o que eu recomendo fazer.