Tumbu

Tumbu Marconi Leal

Resenhas - Tumbu

Erika 13/02/2024

Amei
Quando vi o livro me apaixonei pela capa, n esperava muito do conteúdo mas decidi dar uma chance apenas pela capa e por já conhecer a editora
Simplesmente me surpreendeu, amei, foi uma leitura super leve, fluída!
Acredito que seja mais para o público infantil, mas eu com meus 19 anos amei a experiência.
História tocante e interessante, primeira vez que leio sobre a escravidão sendo narrada por um negro, msm sendo ficção, me despertou a vontade de aprofundar no assunto

talisonvilasb 18/10/2023

Início
Primeiro livro que li em minha vida. O achei esquecido em minha estante, havia sido da minha irmã mais velha a mais ou menos uns 8 anos atrás. Comecei sem pretensão alguma e apenas sentia a vontade de ler alguma obra, nem se quer era um livro que eu gostaria de ler, mas era o que estava em minhas mãos.
Dessa forma, o iniciei e logo comecei a me envolver na história, me sentir angustiado com as situações que Tumbu se encontrava. Não demorou muito e eu estava fascinado com a história, um inexperiente jovem lendo seu primeiro livro.

(escrevendo a resenha me relembro de momentos do livro e já sinto a necessidade de reler.)

Dearibeiro 20/07/2023

Chorei
Peguei esse livro emprestado na biblioteca da escola

Eu chorei lendo. Todos os livros narrados pela visão de uma criança tem esse poder sobre mim, ainda mais em um dos cenários mais feios da nossa humanidade.

gfwinxs 13/12/2022

Simplesmente maravilhoso
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito."

Uma leitura necessária. Ainda mais nos tempos atuais. Por ser contada no ponto de vista de uma criança, acho que faz com que a história seja ainda mais emocionante. Quando fui reparar, já estava chorando pela sexta vez. Se possível, por favor leiam.
Acompanhar a jornada do Tumbu foi algo incrível, e ao mesmo tempo triste. Queria que tive pelo menos mais um capítulo.

charlinhofoda 22/06/2021

mt pikA
ganhei esse livro da escola pra ler, nao esperava que iria rir tanto, as partes de comedia sao mt boas, eu poderia facilmente ler outros 50 livros tendo o tumbu "inocente" e debochado como protagonista.

fora a crítica e como o livro retrata a epoca em que se passa tlgd, umas partes que parece ate ficçao mas tu sabe que realmente aconteceu e aquilo te deixa hmmm

o final meio meh ne, mas tb n sei oq esperava como final.

Sander.Garcia 20/04/2021

Um livro incrível!
Comecei a ler depois de Tempos Extremos, que também explora um lado pouco conhecido da escravatura, revelando crueldades que nem sempre somos capazes de imaginar.
Tumbu é um símbolo da pureza infantil. Ele enche esse livro todo com sua inocência e, ao mesmo tempo, persistência. Mesmo com perdas pelo caminho, ao longo dos anos em que se encontrou no Brasil, ele sempre se reinventa e parte em busca de seus mais profundos propósitos.
Sua determinação é de encantar.
Sua história certamente se confunde com a de milhares de negros que fizeram aquela travessia rumo ao Brasil, pra nunca mais voltarem à sua terra natal e aos seus.
Uma história comovente, que vale à pena ser lida e apreciada.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Em busca de seus pais, raptados e vendidos a traficantes negreiros por uma tribo rival, Tumbu, um garoto africano, embarca em uma viagem à bordo de um navio e atravessa o Oceano Atlântico rumo ao Brasil. É o próprio personagem quem narra suas aventuras em terras brasileiras neste romance que fala sobre a escravidão e a vida na colônia portuguesa.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573263763

Mirian 07/11/2012

Como seria a vida de um escravo no Brasil Colonial? Em Tumbu, Marconi Leal conta a história de um garoto africano que atravessa o Oceano Atlântico escondido em um navio para tentar encontrar os seus pais, raptados e vendidos a traficantes negreiros por uma tribo rival. Inoc...
Leo_Leo 23/02/2017minha estante
Nascido no Recife em 1975, Marconi Leal estreou na ficção em 2001 com o livro O Clube dos Sete, ao qual se seguiram Perigo no sertão (2004), O sumiço (2006), da mesma série, e ainda O país sem nome (2005) e Tumbu (2007, selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola em 2009), todos para o público infanto-juvenil.