O rubi do Planalto Central

O rubi do Planalto Central Luis Eduardo Matta

Resenhas - O rubi do Planalto Central

opsmaluu 12/12/2022

Bomm!?
Adorei o mistério do livro e me deu muita vontade de descobrir qm e oq causou o problema do livro. Só não consegui entender direito os personagens do livro mas os principais eu consegui! Fiquei bem chocada com o final pq não era qm eu achava q era! Bom, Indico para qm gosta de mistério levinho?

Borges_lipe 28/08/2022

Um ótimo incentivo, perfeitinho!
Eu estou montando minha estante com livros que já li e não consigo me recordar de quase nada que li ao longo da vida (é sério KKK), mas me lembro claramente do livro que me abriu portas para o mundo da leitura. O roubo no Paço imperial.
O livro conta sobre dona Olga, uma ex-agente da Interpol que hoje está aposentada e que vai se ver na obrigação de investigar um roubo misterioso no Paço imperial (bem aqui no Rio de janeiro). E junto de seus netos (Júlia e André) e um amigo deles (Rachid), eles vão dar o "Scooby-Doo" por aí e encontrar vários tipos de figuras para saber o que houve com a moeda mais valiosa da HISTÓRIA do Brasil.
O livro é super leve, divertido, te dá uma aula de história tremenda, é brasileiro e um ótimo incentivo para quem está começando na leitura (principalmente para as crianças). Além de tudo livro é interativo com mapas e até mesmo com um "aparelho" que te ajuda à decifrar pistas escondidas nas páginas do livro.
A trilogia do autor Luis Eduardo Matta conta com mais 2 livros (obviamente) que se passam em Brasília e Pernambuco.
Espero que dêem uma oportunidade para esses livros cheios de mistério interativo.
Beijos

Dominique 23/10/2010

Muito divertido!
Você que se emocionou com as aventuras da Série Vagalume, adorará a série Olho no Lance - Os Caça-mistérios, do autor Luis Eduardo Matta. Com muito humor e aventura, seja você uma criança ou um adulto, a diversão é garantida.

Dona Olga, uma senhora muita esperta e inteligente, está longe de ser uma avó normal, aposentada, ela atuava anteriormente como agente da Interpol, a polícia internacional. Agora desfrutando sua aposentadoria ao lado das crianças André e Júlia, seus netos, e Rachid, eles viverão juntos em Brasília, uma aventura de arrepiar e de balançar as fronteiras do continente.

Um importante marajá veio passar três dias no Brasil e para oficializar sua chegada, um grande evento foi organizado no Palácio do Itamaraty, onde ícones importantes da sociedade brasileira estaria presente para dar as boas-vindas à família indiana.

As crianças e D. Olga estavam extasiadas diante de tanta beleza e luxúria, principalmente, ao avistarem o precioso rubi Ágni ki fúol, incrustado em um brochê de prata, no turbante do marajá. Porém, de repente, o precioso rubi desaparece, deixando apenas a perplexidade e a preocupação no ar: quem roubou a reluzente pedra rara indiana?

Dona Olga não vacila. Logo liga para o misterioso, Leão, seu chefe na Interpol, a quem nunca viu o rosto, aliás. Apesar de aposentada, Leão dá-lhe a missão de procurar e resolver o grande mistério. Com seus assistentes mirins, dona Olga desbravará vários lugares conhecidos em Brasília como o Congresso Nacional, a Sala Villa-Lobos, o Palácio Itamaraty e a Ermida Dom Bosco. Será que esses lugares guardam as pistas que levará a solução do mistério?

Somente lendo para saber e tenho certeza de que você irá, caro leitor, apreciar essa leitura deliciosa. Eu me senti de volta a infância com esse livro, apesar de naquela época não ter muito acesso aos livros, eu já era apaixonada pela leitura.

Em alguns capítulos, o leitor encontrará pequenos enigmas para solucionar, para obter a resposta correta ou caso não consiga solucioná-lo, ele poderá utilizar um decodificador que vem com o livro. Agora parem e imaginem: eu, Dominique, 22 anos, no metrô, voltando do trabalho, com o decodificador na mão, verificando a resposta correta. Visualizaram? Então, devem ter imaginado o tamanho da minha diversão. Ok, eu já sabia a resposta para a maioria dos enigmas, mas eu tenho certeza, que como foi prazeroso para mim a experiência, para uma criança será mais ainda. Para completar a diversão, no finalzinho do livro, tem uma "ficha de detetive", onde cada enigma acertado, você marca um ponto, no final, tem uma classificação para saber que tipo de detetive você é. Como eu errei somente um - risos - eu fiquei com a classificação de MUITO BOM!, abaixo somente de O MÁXIMO.

Cada aventura dessa turma de detetives, passa-se em um estado diferente do Brasil, onde os pontos turísticos e a cultura local é explorado de maneira super dinâmica e gostosa. Então, o que você está esperando? Corra e vá já comprar um exemplar da Série Olho no Lance, tenho certeza de que depois do primeiro livro, você irá querer acompanhar todos os outros, além, é claro, de aprender muito sobre a cultura brasileira. Eu recomendo!

Veja mais: http://www.livrosfilmesemusicas.com.br/2010/09/o-rubi-do-planalto-central.html