A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta em Quadrinhos

Pri Gaba 23/04/2024

O conto é problemático do começo ao fim, tive que ler para escola então já me fez gostar menos, mas mesmo assim não leria novamente

lau.zi 22/03/2024

Uma leitura rápida e não é cansativa, nao achei que fosse gostar mas foi muito melhor do que o esperado.

S RAGS BLOODSCAR 25/10/2023

Segredos Sombrios em Quadrinhos
"Segredos Sombrios em Quadrinhos: Uma Aventura em 'A Causa Secreta'"

E aí, galera? Recentemente, me aventurei numa adaptação em quadrinhos da história "A Causa Secreta" de Machado de Assis pela editora "Escala Educacional". Estava curioso para saber como essa trama complexa e misteriosa se traduziria para o mundo dos quadrinhos.

Mas vamos lá, antes de mais nada, os desenhos... Bem, eles deixaram muito a desejar. A arte parecia ser feita às pressas, com traços de lápis desleixados e falta de detalhes. Mesmo que as cores tenham tentado compensar, a experiência visual deixou um gosto amargo.

Agora, o que realmente brilhou nessa adaptação foi a trama. Desde o início, a história me pegou de surpresa. No começo, imaginei que estava prestes a embarcar numa história sobre um stalker, mas a coisa ficou muito mais estranha e sombria.

Fortunato, o personagem principal, é um médico com segredos ocultos, e a narrativa se concentra em desvendar esses segredos obscuros. A dualidade de sua personalidade é intrigante, assim como a de outros personagens na história. A relação com o amigo e colega de Fortunato, Franco, é complexa e cheia de nuances. A maneira como suas personalidades se entrelaçam ao longo da trama é fascinante.

Além disso, a adaptação explora a sociedade da época, mostrando como as aparências podem esconder profundas obsessões e impulsos sombrios.

No geral, apesar das limitações artísticas, a adaptação em quadrinhos de "A Causa Secreta" consegue transmitir a profundidade da narrativa original. Agora, estou ansioso para explorar a versão original do conto de Machado de Assis e mergulhar ainda mais fundo nos recantos mais escuros da psicologia dos personagens.

Se você gosta de histórias que exploram segredos ocultos, complexidades humanas e o lado mais sombrio da natureza humana, essa adaptação ainda vale a pena. Dê uma chance a "A Causa Secreta" e descubra o que se esconde nas entrelinhas dessa trama intrigante.

A nota média é pela qualidade da adaptação, não pela narrativa como um todo.

Marida da Nat 14/08/2023

Achei bem legalzinho, li porque tinha na biblioteca da escola e tava com tédio, então nada demais a declarar.

Somente Leituras 08/08/2023

Conto
É estranho, mas não é ruim..........................................................................

Leticia.Frascolli 04/08/2023

Página 34
Pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem.

GioMAS 31/07/2023

O retrato do sádico burguês
Poderia ser mais um conto que versa primordialmente sobre os conflitos e consequências de um triângulo amoroso mal resolvido, porém o sadismo representado por fortes simbologias dá o tom da narrativa.

Fortunado se vale da sua posição social, sua admirável profissão, para saciar o desejo incauto de presenciar a dor, a desgraça, seja ela física ou emocional.

A sutileza do conto reforça a degradação moral de Fortunado, evidenviada desde o primeiro contato com Garcia, que rapidamente desvenda a "causa secreta", o sadismo.

Didis 09/05/2023

Cara....
Primeiro conto do machado que eu leio.....eu estou apaixonada, o conto por mais que aborde temas pesados foi fluído de ler....amei quero ler mais

Laissa11 26/11/2022

Sla
Jejekwksjsbswbajsksojdnsnsnsmsmsnmsnsnsnsnsnsnnsbsbsbsbsbsbsbbsbsnsnsnsnsbsbsbsbsbnsnsbsbsbbsbsbsbsbs

Wilza.Mary 17/09/2021

Saindo da zona do conforto
A causa secreta é um conto de Machado de Assis que retrata uma relação entre o recém formado médico Garcia e Fortunato, dono de uma misteriosa compaixão por doentes e feridos, mas que de acordo com Garcia esconde um mistério. O conto começa com uma cena onde os três personagens principais estão numa sala sem conversar e o autor nos afirma que aconteceu algo tão feio e grave que toda conversa a esse respeito ficou constrangida. A partir daí o autor nos conta a história de Garcia e Fortunato e como estes se conheceram. O primeiro contato dos dois foi numa peça de teatro, cosida a facadas, ?ouriçado de imprecações e remorsos?. No conto o autor nos relata que Fortunato prestava atenção redobrada aos lances dolorosos. Depois que saiu do teatro e Garcia foi a atrás dele, Fortunato ?ia devagar, parando às vezes, para dar uma bengalada em algum cão que dormia; o cão ficava ganindo e ele ia andando?.

Aquela leitura que te tira da sua zona de conforto