O Homem Mais Procurado

O Homem Mais Procurado John le Carré

Resenhas - O Homem Mais Procurado

Lívia 12/02/2021

O homem mais procurado
Terminei ontem a noite e ainda estou pensando nele, chocada.
O livro perde um pouco o ritmo (por isso não dei 5 estrelas), mas no último capítulo volta com tudo.
Bom, muito bom.
Amanda 16/01/2022minha estante
Ele pe de um pouco? Eu comecei a ler e já tô achando ele lento. Não que seja cansativo, mas nada acontece, vou tentar mais um pouco.

Jéssica Amorim 28/08/2016

A reinvenção de John Le Carré
John Le Carré deixou de ser o escritor das histórias de espionagem da guerra fria. Seus livros estão cada vez mais atuais, abordando temáticas e problemáticas da geopolítica contemporânea, como terrorismo e xenofobia. Trata-se não só de entretenimento de qualidade com também de uma boa fonte para entender o mundo.

Helder 28/10/2014

Livro adulto
Não sei dizer se gostei deste livro. É a primeira vez que leio Le Carré, e esperava um livro de espionagem com aventuras e grandes reviravoltas, porém o livro não é nada disso.
Na verdade parece um manual burocrático da espionagem ou um artigo cientifico sobre a atual politica mundial. Esqueça James Bond e pirotecnias. O máximo que existem são grampos e câmeras, mas não existem mais perseguições. Hoje a espionagem é feita atrás de mesas, e é difícil saber quem é o real inimigo.
O livro tem poucos personagens, mas as ligações entre eles são tão complexas, que para mim parecia que existiam centenas de personagens. Porém é tudo tão atual, que parece que estamos lendo uma aula de história atual. Todos os problemas mundiais que para nós parecem tão longe quando vemos no Jornal Nacional aparecem por aqui. Temos o terrorismo, o preconceito religioso, os imigrantes ilegais, muçulmanos, etc.
A estória começa com Issa, um refugiado Checheno muçulmano que foge da Russia e acaba chegando a Hamburgo com um objetivo que demoramos a entender. Tem todo o perfil de terrorista homem bomba. Em Hamburgo, se refugia na casa de uma família turca que também está ilegal na Alemanha, e por intermédio desta família conhece uma entidade que ajuda refugiados, e ali conhece Annabel, uma advogada filha de um advogado e uma juíza e a procura de seu lugar na carreira, com um extremo senso de justiça.
Devido a problemas no passado, ela acredita que Issa seja realmente um inocente que tenha sido torturado por diversos regimes e que agora só busque expiar os pecados realizados pelo seu pai no passado. E para isso ele precisa de um dinheiro que se encontra com Brue, um banqueiro quase a falência, cujo pai criou contas escusas em épocas de guerras, com o auxilio da espionagem britânica.
Mas será que Issa é assim tão inocente? Logo descobrimos que existe um grupo de espionagem Alemão que prefere desconfiar do rapaz e ver até onde ele chega. E ai temos o manual burocrata da espionagem no século XXI. A função destas pessoas pós 11 de setembro é simplesmente procurar pelo em ovo. É muçulmano? Com certeza pode ser um terrorista. Entao vamos dissecar a vida desta pessoa.
Samba do Europeu doido?? Mas ainda não terminou. Temos ainda o serviço secreto britânico que também sabe que Issa se encontra em Hamburgo e deseja ter acesso ao rapaz.
E no fim percebemos que existe sempre uma força maior, ou seja, não existe terrorismo sem dinheiro, portanto tem que existir algum financiador e parece que Issa é um peixe pequeno , mas que pode chegar em um peixe bem maior.
E é engraçado ver como não existem segredos. As inteligências alemãs, inglesas e até americanas se detestam, mas todas tem acesso às mesmas informações, condenando pessoas de forma mundial.

Tudo isso é descrito em frases secas, com momentos subentendidos, e sem grandes ações. Aos poucos você vai percebendo quais são os reais objetivos dos personagens, e fica sempre um suspense no ar. Fulano vai fugir do script??
E quando no fim isso acontece, acabamos tendo uma surpresa ruim, ao perceber que o poderio desta gente ainda é muito grande por ai e ficamos com um gosto amargo na boca, ao perceber que justiça é simplesmente uma palavra no dicionário.

Leia se procura grandes pensamentos.

Fuja se procura grandes emoções.

Amanda 16/01/2022minha estante
Olá, eu ainda tô no começo, mas vim ler as resenhas pra ver se mais alguém tinha essa sensação, de que os acontecimentos não são realmente instigantes. Não é que a linguagem seja arrastadaou coisa assim, mas você lê, lê e faz "tá, mas e aí?". Não sei se vou insistir muito.

João Paulo 08/08/2010

Qual sua percentagem de maldade?
John Le Carré novamente se mostra o mestre do romance policial. Pouco a pouco - praticamente página a página - novas informações são acrescentadas de forma sempre plausível a um começo meio sem pé nem cabeça e que se desdobra numa operação envolvendo agentes secretos de 3 países atrás de um homem 95% bom.

E que 5% de maldade é esta que justifica tal operação? Também uma das respostas respondidas magistralmente por John Le Carré.

Só não dou 5 estrelas porque sou chato.