Contos e Lendas Orientais

Contos e Lendas Orientais Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - Contos e Lendas Orientais

Alves 07/01/2024

Uma leitura rápida, muito bom pra quem precisa voltar o hábito de leitura, o título é bem subjetivo sobre as histórias que ele conta,e acaba que prende muito na leitura

Tamer 28/12/2023

Apenas após ler todos os contos fui pesquisar sobre o autor e descobri que ele era um matemático brasileiro apaixonado pela cultura árabe, o que acaba trazendo uma visão bem orientalista que se percebe ao longo do livro, o que não é ao todo prejudicial. Achei as histórias gostosas e rápidas de ler.

Sangelo.Silveira 19/07/2023

Apesar de curto o livro apresenta uma grande variedade de contos que nos ensinam muito sobre o poder das palavras, sobre fé, valores, respeito e confiança.

Acompanhamos situações diversas que nos servem de exemplo a ser seguido, precisamos aprender muito com os povos orientais.

Apenas a parte do matrimônio e relacionamentos que por ser diferente do que vivemos que não me agradou muito, principalmente na questão de como as mulheres são vistas, muito desejadas como um objeto, um prêmio que deve ser exposto.

Por outro lado o cumprimento das regras e a disciplina que esses povos possuem e o senso de justiça são exemplares.

Muito divertido e educativo, recomendo a leitura.

Prof. Edivaldo 11/03/2015

A exaltação da Sabedoria
O livro reúne algumas lendas e contos retirados de obras de Malba Tahan. Nestes escritos, de leitura fácil e agradável, o autor nos transporta às terras árabes e nos leva a conhecer histórias de pessoas ricas ou desafortunadas que encerram, na maioria dos casos, um ensinamento. Mas, na minha opinião, o melhor livro de Malba Tahan é "O homem que calculava".

Mário Jorge 15/03/2014

O melhor de Malba Tahan
Contos e Lendas Orientais reúne algumas das melhores histórias de Malba Tahan, trazendo um universo onde somos apresentados ao imaginário e à cultura dos povos árabes, indianos e israelitas em 24 histórias curtas, são elas:

Iazul
A vida mais bem vivida
Os pastéis de Alcassim
As quatro bolas (parábola hindu retirada do livro O Mistério do Mackenzista)
A estrelinha que ficou
Parábola da mãe impaciente
A lenda do coração materno
Homens extraordinários (do livro Minha Vida Querida)
O sábio da efelogia (do livro Maktub)
A lenda das cinco pérolas (do livro Antologia da Matemática, 2º volume)
O leão irritado (lenda judaica do livro Lendas do Deserto)
O gato do xeique (lenda egípcia do livro Maktub)
A ciência da vida (do livro Lendas do Deserto)
As quatro esposas do xeique
Senhor, eu não sou digno...
Minha paixão pela doutora (do livro Antologia da Matemática, 1º volume)
Dez anos de kest (do livro Lendas do Povo de Deus)
O livro do destino (do livro Céu de Allah)
Na oitava casa da vida (do livro Céu de Allah)
Aprende a escrever na areia... (do livro Mil Histórias sem Fim)
A esposa dos dois maridos (do livro Novas Lendas Orientais)
O santo ladrão (do livro Lendas do Deserto)
O herdeiro legítimo
O problema dos 35 camelos (do livro O Homem que Calculava)

O único problema que encontrei foram as notas explicando alguns termos árabes usados no texto. Em vez de virem no rodapé das páginas, estão todas no final do livro, o que obriga o leitor a ficar indo e voltando durante a leitura. Livro de bolso.