O Cardeal do Kremlin

O Cardeal do Kremlin Tom Clancy

Resenhas - O Cardeal do Kremlin

Clio0 02/04/2020

Esse livro é a sequência de Caçada ao Outubro Vermelho e faz parte da série Jack Ryan. Não é exatamente preciso ler o primeiro para acompanhar esse aqui, mas ajuda.

Essencialmente, a história gira em torno das consequências causadas pela deserção do submarino soviético Outubro Vermelho no contexto da Guerra Fria. Então, seguindo o estilo do autor, temos uma rede de intrigas de agências de espionagem e contra-espionagem, parafernália de alta tecnologia, terroristas, oriente-médio, estereótipos russos, etc.

O mais interessante do livro é acompanhar Ryan em sua jornada, pois em nenhum momento ele é apresentado como um gênio do serviço de inteligência - mas acaba atuando nos momentos mais críticos da história. É também um trabalho anterior a guinada do autor para ramos mais políticos, ou seja, a ênfase é na ação e menos nas relações intra e internacionais.

É também um livro extenso, o que não quer dizer difícil de ler. Clancy é o tipo de autor que se preocupa mais com as cenas do que com o formato do livro, então tudo pode ser devorado num fim de semana, igual aos filmes baseados em sua obra.

Bruno 19/01/2019

De tudo um pouco
Melhor livro que eu já li do Tom Clancy. O Cardeal do Kremlin é uma sequência direta de Caçada do Outubro Vermelho e em termos de leitura posso dizer que este livro é mais "leve" do que seu anterior. Se em Caçada do Outubro Vermelho somos bombardeados sobre termos tecnicos militares, que até certo ponto deixou um livro massante em certos momentos, neste Clancy soube colocar isso de uma maneira mais facil de digerir ao leitor. Se você nao leu o livro que antecede a este pode fazer a leitura de Cardeal do Kremlin sem medo porque apesar de estarem ligadas as duas obras não dependem uma da outra de certo modo

Posso dizer que neste livro Clancy soube mesclar vários cenários em torno de um único tema. Tem espionagem, politica, confrontos de guerrilha, sequestro, operaçoes de submarino, todas se interligando em torno de um projeto espacial russo que pode desequilibrar a balança de forças entre Estados Unidos e União Soviética. Tudo isso em meio a um tratado entre os dois paises que visa a diminuiçao de armamentos. Porém os EUA possuem um espião infiltrado na alta cúpula soviética que pode abalar ao mesmo tempo a politica do país e o projeto que os soviéticos tem em desenvolvimento.

O Cardeal do Kremlin é um livro já encarecido nos sebos. Como houve apenas uma edição não é fácil encontra-lo nos sebos por um bom preço. Mas vale o investimento, por se tratar na minha opinião de uma das melhores obras que Clancy escreveu. Pra quem gosta do estilo vale juntar uma grana a mais e garantir essa obra prima na estante