As Bacantes Eurípides

Resenhas - As Bacantes

fabio.ribas.7 02/01/2021

As Bacantes
“As Bacantes”, de Eurípedes, é uma obra de arte. Uma pequena peça, pedra de valor inestimável bem talhada, trabalhada com esmero e que leva espectador/leitor pela mão rumo a um trágico destino. Seguimos de mãos dadas à narrativa, mesmo sabendo que todas as coisas estão concorrendo para o mal não apenas do Rei de Tebas, Penteu, mas para o mal dos que se veem tragados pelo redemoinho de uma história que nos obscurece a alma a cada linha que lemos.
Amei ler “As Bacantes”, e por várias razões. O novelo da trama se desenrola com justeza e competência. Outra razão é que os temas universais são explorados e nos lançam nas angústias diárias da vida humana, que se debate contra a implacabilidade do mal e a inescapável ruína dos que se levantam contra o fatalismo e a submissão ao instinto.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Triz 25/01/2023

euripides seu imundo, adoro vc
e me encontro mais uma vez em absoluto estado de êxtase depois de ler uma das tragedies desse grande feminista incompreendido mais velho que jesus. as bacantes mostra de uma maneira muito atemporal e divertida o que a cólera de um deus pode trazer contra, principalmente, aquele que a provocou. uma das minhas tragédias favoritas até hoje, leitura necessária para quem tem curiosidade sobre a tragetoria de dionísio do nascimento até ter se tornado um dos mais poderosos olimpianos

Lidiany.Mendes 20/05/2022

Trágica
Tenho lido algumas tragédias gregas nos últimos tempos, porém nenhuma delas deixou em mim uma impressão tão forte de tragédia como essa.
Fico pensando em como deve ter sido a encenação dessa tragédia e no quanto os antigos gregos tinham uma imaginação poderosa.
Émile Faguet comenta que: "Segundo Aristóteles, purga-se do medo e da piedade experimentando-os, no teatro, através dos males de heróis imaginários, por meio dos quais não ficam em nós para nos assombrar".
Esse pensamento me fez ver as tragédias gregas com outros olhos, embora não tenha sido capaz de retirar de mim o assombroso impacto que as Bacantes tiveram em minha alma.

cee. 09/07/2021

"A vontade de um deus tem muitas formas e muitas vezes ele surpreende-nos na realização de seus desígnios. Não acontece o que era de esperar e vemos no momento culminante o inesperado."

bizis 20/03/2021

Esse livro representa toda a ira dos deuses temida pelos gregos que sempre ouvimos falar durante o estudo desse povo. Primeiro contato que tive com uma tragédia grega original, uma experiência interessante.

Meiryland 11/02/2021

Tragédia grega
Foi a primeira tragédia grega que li, fiquei impactada e entendi o significado de tragédia grega. Muito interessante conhecer a história de Dionísio e o que o Deus representa na mitologia grega.

Morgan 25/02/2023

Eu comecei a ler esse livro para ler a história secreta, até que me surpreendeu um pouco, mas ainda assim eu esperava mais, não sei porque.

O livro conta a história de Dionísio, que era filho de Zeus, que descobre ser o Deus do vinho, ele fez todas as mulheres enlouquecerem por ele e elas faziam orgias e rituais em seu nome.

Uma história repleta de vingança, aventura e mitologia. O final me deixou até com um pouco de dó.

Indico muito

Tatiana221 28/01/2023

Livro perfeito, a tradução de Trajano é simplesmente a perfeição, cada estrofe é uma nova descoberta entre as linhas.

Isabela.Pery 20/04/2023

Não planejava ler agora mas gostei. Achei que fosse mais longa (ilusão por ter inspirado A História Secreta).
Enfim, agora só tirar um tema pro trabalho daqui rs

Gabriela 10/06/2023

As Bacantes
As Bacantes é a única peça de todo o teatro grego clássico em que Dionísio aparece em cena, transfigurando-se em mortal para inverter os valores da cidade de Tebas (Atenas) e vigar-se daqueles que duvidavam de sua ascendência divina. Com perspicácia e sutileza, apresentando-se como um ?ginasta da linguagem? (v. 491), Dionísio infiltra-se no inconsciente coletivo e aflora a irracionalidade dos tebanos, em especial das mulheres, que se tornam as bacantes.

Não é uma das minhas tragédias gregas favoritas, mas foi a que o reconhecimento que Aristóteles fala na ?Poética? ficou mais interessante em minha opinião.

guxtavoy 06/09/2022

As Bacantes
Tragédia grega incrivel de Euripides, com um fio narrativo maravilhoso. E o que falar das bacantes? Simplesmente incríveis.

literar 27/04/2022

As bacantes
Assustador. Eurípides apresenta, por meio desta tragédia grega, a história de Dionísio, filho de Zeus, e sua família. Um enredo repleto de vingança e rancor. Me deixou com o estômago embrulhado de tão vividas as cenas são contadas.

Lizzie.Alice 24/10/2023

Um clássico
Não tenho muito o que dizer sobre a peça, até porque eu tenho dois lados meus muito conflitantes com relação a ela.
Um lado achou muito bom, entrou em absoluto choque com as últimas cenas e está até o presente momento catatônico com o absurdo da história toda. O outro lado já achou médio, nem tão divertido, nem tão desinteressante, além de ter criado uma expectativa que não foi atingida, de ser aparentemente engraçado, e pra esse lado não foi engraçado em momento algum.
Então, assim. Recomendo? Sim. Vou botar alguma expectativa sobre? Não. Só leia e tire suas próprias conclusões (até porque é uma peça curta e no fim das contas um clássico é um clássico por um motivo, agora descobrir o motivo é com o leitor)

julia_zilio 21/12/2023

Me marcou muito
Li para exercício de estudo em história das artes cênicas no primeiro semestre da faculdade, fizemos uma montagem e tanto sobre