As Bacantes

As Bacantes Eurípides

Resenhas - As Bacantes

emilly.v.a 19/03/2024

Conto grego poético que mostra o obscuro lado de Dionísio.
A história é contada como se fosse de fato um roteiro teatral (pois foi escrito com esse objetivo), protagonizando o trágico e violento conto grego de Penteu e Dionísio, onde se apresenta a sombria faceta do deus do vinho que, assim como seus iguais, possui um cruel lado vingativo.
Achei bem interessante, apesar de ter muitas palavras para mim desconhecidas as quais tive que pesquisar no dicionário, muitas vezes me peguei lendo em voz alta como se estivesse apresentando o teatro escrito. Pessoalmente amei a parte final com a escrita grega original, quem sabe eu possa praticar um pouco de grego '3')

Uma das partes que me chamou atenção nesse livro é a descrição da aparência de Dionísio, sendo poeticamente descrito como um belo jovem de cabelos longos, tão bonito quanto Afrodite :D

Ariadne 26/02/2024

Um pouco difícil de ler, mas recompensadora
Desafio Livrada: Ler uma tragédia grega
Além de pegar essa peça para ler por conta do Desafia Livrada! peguei também porque fiquei curiosa a partir da leitura de A História Secreta, de Donna Tartt. Segundo a autora, a peça de Eurípedes foi uma inspiração para a escrita de sua história.

Gostei da experiência de leitura apesar de achar que ver a peça montada com certeza deve ser mais legal.

Maria14598 22/02/2024

Eu não gostei dessa tradução, mas consegui aproveitar bem. É uma das histórias mais brutais da mitologia, e eu gostei muito

julia_zilio 21/12/2023

Me marcou muito
Li para exercício de estudo em história das artes cênicas no primeiro semestre da faculdade, fizemos uma montagem e tanto sobre

Lizzie.Alice 24/10/2023

Um clássico
Não tenho muito o que dizer sobre a peça, até porque eu tenho dois lados meus muito conflitantes com relação a ela.
Um lado achou muito bom, entrou em absoluto choque com as últimas cenas e está até o presente momento catatônico com o absurdo da história toda. O outro lado já achou médio, nem tão divertido, nem tão desinteressante, além de ter criado uma expectativa que não foi atingida, de ser aparentemente engraçado, e pra esse lado não foi engraçado em momento algum.
Então, assim. Recomendo? Sim. Vou botar alguma expectativa sobre? Não. Só leia e tire suas próprias conclusões (até porque é uma peça curta e no fim das contas um clássico é um clássico por um motivo, agora descobrir o motivo é com o leitor)

Martony.Demes 12/08/2023

Livro já conhecido e não tem muito o que falar. Apenas minhas impressões:
Tragédia grega, muita desgraça e dissabores. Serviu de exemplo para muitas outras histórias e outros livros!

Foi bom conhecer esse clássico! Prometo ler mais desse gênero!

Dani 25/07/2023

Baita tragédia
Incrível para se analisar a dualidade e ambiguidade das falas humanas e divina, a linha entre o racional e o irracional.

Eurípedes fez uma excelente história que surpreende e é boa de ser lida.
A tradução é maravilhosa e facilita a leitura, principalmente para a atualidade.

Gabriella440 06/07/2023

Dionísia-te!
As bacantes é, juntamente a Medeia, um dos clássicos gregos mais chocantes. Perversão e culto ao prazer dionisíaco que já gera certo choque nas pessoas provincianas, junta-se na tragédia de um filicídio, para que Dioniso se afirme como um deus, tal como ele é.
Sobre a edição, tem uma introdução interessantíssima do tradutor, que auxilia no maior entendimento da obra.

Gabriela 10/06/2023

As Bacantes
As Bacantes é a única peça de todo o teatro grego clássico em que Dionísio aparece em cena, transfigurando-se em mortal para inverter os valores da cidade de Tebas (Atenas) e vigar-se daqueles que duvidavam de sua ascendência divina. Com perspicácia e sutileza, apresentando-se como um ?ginasta da linguagem? (v. 491), Dionísio infiltra-se no inconsciente coletivo e aflora a irracionalidade dos tebanos, em especial das mulheres, que se tornam as bacantes.

Não é uma das minhas tragédias gregas favoritas, mas foi a que o reconhecimento que Aristóteles fala na ?Poética? ficou mais interessante em minha opinião.

Isabela.Pery 20/04/2023

Não planejava ler agora mas gostei. Achei que fosse mais longa (ilusão por ter inspirado A História Secreta).
Enfim, agora só tirar um tema pro trabalho daqui rs

thamyres 04/03/2023

Fiquei totalmente em ÊXTASE lendo essa tragédia

dioniso me encanta em todas as suas facetas, tanto o seu lado mais humano, quanto o seu lado divino
é fascinante todas as descrições sobre a arte do bacanal, como jorra vinho e leite do chão, como a liberdade envolve as mênades, correr pela floresta e cuidar de filhotinhos de lobos...
até mesmo o lado cruel, feio e grotesco da natureza é representado de uma maneira muito gráfica, mostrando a fragilidade do ser humano frente ao poder dos deuses
evoé!!

Morgan 25/02/2023

Eu comecei a ler esse livro para ler a história secreta, até que me surpreendeu um pouco, mas ainda assim eu esperava mais, não sei porque.

O livro conta a história de Dionísio, que era filho de Zeus, que descobre ser o Deus do vinho, ele fez todas as mulheres enlouquecerem por ele e elas faziam orgias e rituais em seu nome.

Uma história repleta de vingança, aventura e mitologia. O final me deixou até com um pouco de dó.

Indico muito

Tatiana221 28/01/2023

Livro perfeito, a tradução de Trajano é simplesmente a perfeição, cada estrofe é uma nova descoberta entre as linhas.