Castle High J. O. Aquino
J. O. Aquino

Resenhas - Castle High

Kaká 23/09/2023

Bom, porém raso
Um livro fácil e rápido de ler; engoli esse livro em dois dias (isso lendo no Kindle com dor nos olhos e ficando sem dormir, querendo ler mais e mais). Tem um roteiro fluído, que não enrola, dando espaço à construção (simples, porém existente) do ambiente da história.
Mas agora...
Como sou extremamente exigente com livros, bla-bla-bla, achei o roteiro... fraco. Roteiro fluído não quer dizer que é um roteiro bem aprofundado. O autor desenvolveu um mundo clássico de fantasia (medieval?) com características bem legais (dragões, espadas mágicas, reinos, aquilo que já sabemos). Mas senti que todas essas características foram citadas e só. Somente. Achei a falta de aprofundamento nesses pontos (por isso eu AMO livros grandes, 600, 700 páginas, pois dá mais tempo de desenvolver diversos pontos na história).
O meu principal incômodo, entretanto, foi a clara semelhança com Harry Potter. Não tem problema se inspirar em outras obras para criar a sua, mas aqui está bem visível. Senti isso. Porém não chega a estragar o grau de originalidade da história, inclusive tem elementos que achei legais.
Vale a pena a leitura. Gostei, de verdade. Com certeza o público infantil vai amar ler essa história. Muito boa.

Iohana.Gama 03/06/2022

Uma aventura legal!
O autor está de parabéns por esse ter sido o seu primeiro livro, pois é realmente bom, onde narra uma aventura muito legal, que tem tudo para ser destrinchada, evoluindo alguns personagens que não tiveram tanta abertura nesse primeiro livro, como a Sophie, por exemplo.

O livro é muito bem escrito e tem um enredo bastante interessante, apesar de se desenvolver de forma lenta.
Em vários momentos senti que estava lendo um livro de história infantil, e talvez por esse motivo eu não tenha gostado ainda mais, pois em algumas partes me parecia um pouco bobo.

Mas vale a pena ler e prestigiar o autor brasileiro, que fez um ótimo trabalho aqui em Castle High.

Raquel 27/06/2021

Já é um best-seller (e nem é exagero)
Arthur Crytus é príncipe de Meridian, um reino que comanda outros reinos menores. Quando muito novo, seu pai desapareceu em circunstâncias misteriosas e sua mãe, Merida, assumiu o comando como Rainha Regente. Arthur ainda era uma criança teimosa e que não entendia muito bem suas responsabilidades como príncipe, quando numa noite de festa, seu reino foi atacado e totalmente devastado. Ainda sem saber se havia sobreviventes ao ataque (incluindo sua própria mãe), Arthur foge com a ajuda de um cavaleiro amigo da família na companhia de sua amiga para Andrômeda, um colégio magicamente protegido, onde aprenderia a ser um espadachim ou um arqueiro de elite.

Já nos primeiros dias, Arthur faz diversas amizades nos dois grandes grupos de alunos do colégio e é escolhido como o representante dos espadachins para domar dragões no torneio interno de habilidades de Andrômeda. Entre as provas das disciplinas do colégio, os treinos para o torneio, os dramas adolescentes e professores agindo de formas curiosas, aos poucos informações sobre quem atacou o seu reino e por qual motivo vêm à tona, conectando Arthur e os leitores numa trama profundamente cheia de mistérios.

Castle High já é uma fantasia de sucesso e o próprio processo de escrita de Jonas Aquino já a diferencia das demais. Com poucos recurso, o escritor escreveu a trama no lápis e papel, usando computadores emprestados para digitalizá-la, e, com a qualidade da trama, a fez best-seller na Amazon. Ainda vêm dois volume por aí para nos fazer mergulhar de vez no mundo de Arthur Crytus e nos explicar timtim por timtim todas as minúcias dessa história fantástica.

Thaynara Carolina 03/06/2021

Capricho em cada página
Eu como uma pessoa adora fantasias com uma pegada medieval fiquei maravilhada quando me deparei com o universo criado pelo o autor nesse livro. Ao mesmo tempo que ele tem uma sensação familiar, o universo é completamente novo, cheio de magia, de luta, de jogo político e criaturas mágicas.

Fazia muito tempo que eu não encontrava uma fantasia juvenil tão bem produzida e elaborada como essa, senti até que se parece um pouco com Harry Potter na questão da escola e do destino ligado ao vilão, mas de um jeito novo.

Arthur é um personagem muito fofinho e muito esperto pra idade dele e toda vez que ele aparece com Sophie meu coração se derretia. Falando nisso, a Sophie é minha personagem favorita do livro, ela passa uma vibe muito badass. Amo!

O único ponto que me incomodou um pouco em toda a experiência de leitura foi o tamanho dos capítulos, que eu achei um pouco grande, mas acho que isso é questão de gosto.

As ilustrações nos começos dos capítulos são tudo pra mimmmm!

Veja mais resenhas minhas no @resenhasdathay no Instagram

site: https://www.instagram.com/resenhasdathay/

GiihZagatto 01/06/2021

muito bom!
Não é de meu costume ler livros puxados para o lado do infanto-juvenil, mas gostei bastante desse.

A história foi muito bem construída, o mundo é extremamente criativo. A única coisa que eu senti que deixou a desejar foi que algumas situações acabaram por ser um pouco previsíveis.

O autor claramente está indo para um lugar bom aqui nesse universo fascinante. Quero logo ler a continuação!

Infelizmente não li tão rápido quanto gostaria por falta de tempo, mas é uma leitura leve e fácil.

Dienefer e Stefene 31/05/2021

Arthur e sua espada?
Apesar de ter um Arthur e uma espada, não se engane esse livro é muito mais que isso.
O livro conta a história do príncipe Arthur Crytus que na noite do Baile de primavera seu reino é massacrado então, ele vai estudar em Andrômeda, uma academia de arqueiros e cavaleiros. Nesse lugar desconhecido ele descobre que Andrômeda pode ser seu segundo lar e além de aprender muitas lições e técnicas de batalha na academia ele também fará grandes amizades. Arthur descobre que seu destino está interligado com um cavaleiro cruel e é só isso que vou dizer sobre....
Eu gostei muito do livro, tem uma escrita clara e maravilhosa. Eu amei a amizade de Arthur com Demitri e Aurora e a Sophia é uma fofa! Recomendo demais a leitura!

Victor_leitor.mirim 22/05/2021

Castle High
Conta a história de Arthur, uma criança ligada a uma terrível profecia que liga seu caminho ao do perigoso e hostil Halukart, também conhecido como Cavaleiro Cruel. Arthur é o único que pode impedir o retorno do maior inimigo dos Três Reinos.
Castle High é um livro muito bom!!

luisinho 11/05/2021

história e escrita muito boa mas um pouco lento

orul82 25/04/2021

Fofo
É uma fantasia nacional que vale a pena ler, sério gente, apoiem e leiam autores nacionais.

Aqui no começo eu senti que a escrita e os diálogos estavam bastante infantis (dã?), mas depois eu amei muito??? O universo, os personagens e os nomes foram muito bem construídos.

Esse é o primeiro livro então fiquei O QUE quando acabou e não era o final da história, tem um sneak peek no ebook do segundo livro então, perfeito. LEIAM.

Ani 22/04/2021

Castle High
Sem dúvidas me surpreendi com esse livro. Lembrei de quando li Percy Jackson, revivi as emoções de me apegar aos personagens e estou ansiosa para continuar lendo a saga e ir vendo eles crescendo aos poucos.
Adorei ter uma personagem cega e espero ver mais da Sophie nos outros livros.
Só não dou 5 estrelas porque por se tratar de um livro infanto-juvenil e não ser o estilo que eu prefiro ler, mas de maneira geral eu amei.
Só esse livro pra fazer eu sobreviver a ressaca literária que eu estava enfrentando.
Sem duvidas eu recomendaria e vou acompanhar o lançamento dos próximos livros, é uma leitura fluida e gostosa.

Bianca 21/04/2021

Acho que esse livro seria uma ótima leitura pra crianças. A história parece ser BEM inspirada em Harry Potter. o que por um lado é bom, porque eu amo Harry Potter, e por outro é ruim porque algumas semelhanças ficaram óbvias demais pra mim. Em algumas partes eu me diverti bastante, gosto muito de histórias em escolas especiais. Mas tenho que admitir que outras partes me deram bastante sono. Os personagens são bem fofinhos e, se eu fosse mais nova, tenho certeza que gostaria muito desse livro.

Maria Xavier 09/04/2021

Acredito que por ser a primeira publicação do autor, já está muito bom. Acho que precisa de melhorar na estrutura do mundo, e fechar algumas pontas soltas.

Para os fãs de Harry Potter esse livro é pra vocês, o autor claramente se inspirou na saga pra escrever Castle High, não necessariamente no mundo de Hp, mas nos personagens, a relação entre eles, o personagem principal e o fato de ter alguma coisa especial, os dois amigos que sempre o acompanham, o plot etc. Acho que mesmo com o quão parecido é com Harry Potter, isso não estragou a história.

Creio que é necessário uma evolução do autor em algumas coisas, e espero que melhore no próximo volume. Ansiosa por ele hehe.

@Evelivre 02/04/2021

Harry Potter, é você?
Sem dúvida a escrita de J.O Aquino é atrativa, com linguagem simples e seguindo uma sequencia logica, o infanto-juvenil vale a leitura. Entretanto, há muitaaas semelhanças com o clássico da fantasia: Harry Potter e por muitas vezes me gerou um certo incômodo e um sentimento de falta de originalidade ?? Torço muito para que o autor persista na escrita e confie mais na sua intuição e criatividade, sem apagar-se a histórias já criadas. Acredito que tem muito para crescer e representar a literatura fantastica cearense e brasileira!!!

Thais Lima 22/03/2021

Um grande infanto-juvenil nacional
?Mas existem momentos em que a gente simplesmente cai e não consegue se levantar. E é nessas ocasiões que precisamos de uma mão amiga.?

Encontrei esse livro sendo divulgado pelo próprio autor no twitter. Quando vi a temática, logo fiquei interessada. Há muito tempo não leio livros com crianças salvando o dia, e é algo que eu gostava muito de ler na minha época de Harry Potter e Percy Jackson.

Castle High: O Retorno da Espada, é o primeiro livro da série. A história gira em torno de Arthur Crytus, um garoto de 12 anos que vive sua vida normal de príncipe até que seu reino é atacado. Sem opção, o garoto é obrigado a fugir e é levado para Andrômeda, que é o colégio para cavaleiros e arqueiros do continente. E aqui ele vai fazer novos amigos, especialmente Dimitri e Aurora, que se tornarão o principal alicerce de Arthur em sua aventura.

É impossível não comparar esse livro com Harry Potter, já que é notável que o autor se inspirou muito na obra de J.K. Rowling para criar seu livro, algumas vezes até me incomodando de tão parecido que algumas situações eram entre os dois livros. Mas logo o incômodo passou e consegui aproveitar a história sem fazer comparações, mas é inevitável não perceber que há alguns recortes de HP nessa história.

Passando para os pontos positivos, Castle High conta com personagens carismáticos que agem de acordo com a sua idade, fazendo bobagens que eu, sendo uma mulher de 26 anos, pensava ?meu Deus, mas isso é uma atitude idiota?. Logo eu me lembrava que, aos 12 anos, provavelmente eu agiria da mesma forma! Foi uma coisa que eu gostei muito, é complicado pegar livros onde os personagens não agem de acordo com a idade e a maturidade que deveriam ter.

A história é muito instigante e simples de ler, é uma leitura muito recomendada para crianças de todas as idades. Eu acharia sensacional ver crianças adquirindo amor pela leitura através deste livro, porque ele é tão gostoso de ler que o tempo nem parece passar, e as descrições te fazem viver em Andrômeda junto com Arthur.

O final foi fantástico, ao mesmo tempo que eu estava esperando que aquilo fosse acontecer, o autor ainda conseguiu me surpreender de uma maneira que eu não esperava. O que eu pensei que fosse óbvio não era tão óbvio assim haha.

Se vocês não conhecem essa joia da literatura nacional, leiam! Castle High está baratinho na Amazon e também pode ser lido através do Kindle Unlimited. Não percam a chance de conhecer esse universo fascinante criado por esse jovem cearense. Merece toda aclamação possível!

Amanda 14/03/2021

Me diverti muito
Esse livro entregou um universo bem interessante de fantasia. O fato de os protagonistas serem crianças e ter os elementos de aventura e mistério que eu amo, me fez lembrar das temáticas que vemos em Harry Potter, mas aqui temos um toque "medieval" que traz uma caracterização bem especial para a história :)