Jazz

Jazz Toni Morrison

Resenhas - Jazz

Felipe 08/01/2024

Violet Trace decidiu que iria comprar as flores ela mesma...
Toni Morrison escreve em Jazz um marco literário de potência incomparável. O fato de que este não é nem considerado seu melhor livro diz muito sobre suas habilidades de storytelling.
Em Jazz acompanhamos o bairro do Harlem, Nova York. No ano de 1926, com um foco total na vivência preta dos habitantes do bairro. Resgatando Virginia Woolf na ginga narrativa de Mrs Dalloway, vamos dançando no ritmo descompassado do Jazz entre as perspectivas e memórias de um pouco mais de meia dúzia de personagens, todos esses completamente desprezíveis e ao mesmo tempo amáveis, o leitor batalha com as personalidades imperfeitas que são um atestado de humanidade ao meio da narrativa ficcional.
Violet Trace caminhará para sempre no meu consciente como uma personagem incólume de julgamentos, uma verdadeira demonstração de como um personagem pode estar completamente repleto de erros, e mesmo assim ser memorável e amável.

Passagens e parágrafos inteiros nesse livro constantemente me deixavam boque-aberto de tamanha proeza com as palavras, tecendo uma narrativa não cronológica que no fim resolveu todas as questões levantadas de maneira mais que satisfatórias.
Leiam Jazz, vocês não irão se arrepender

15/05/2015

Ao som do Jazz
Neste romance Jazz,Toni Morrison , escritora afro-americana, ganhadora do primeiro prêmio Nobel para uma escritora negra com sua bibliografia Beloved (Amada) nos convida a mergulhar em Nova Iorque, nos anos vinte e saber como viviam os negros no bairro étnico do Harlem .
Os negros do sul dos Estados Unidos trabalhavam no campo e viviam em condições degradantes, sendo facilmente ludibriados pelos brancos , já que eram analfabetos. Assim , milhares de negros migraram do sul e se esforçaram para aprender novos modos e costumes em cidades do norte do país convivendo diariamente com a segregação racial existente .
O casal escolhido para nos mostrar esta mudança é Joe e Violet que escolheram Nova York na busca de uma vida mais confortável.
Numa de suas visitas a domicílio, como vendedor de produtos de beleza , Joe cinquentão, casado com Violet, conhece Dorcas, uma adolescente por quem se apaixona. O romance todo é permeado ao som do Jazz, mostra a traição de Joe , sua decepção e insanidade quando Dorcas o troca por um rapaz jovem e a triste reação de Violet diante do desfecho desta traição. Este livro fala de desamores, amores sacrificados carregado de todas as dificuldade de adaptação dos afro-americanos do sul em Nova Yotk, uma história que nos faz refletir.

Jucimara (Livro sem frescura) 03/07/2015

Realidade nua e crua
Este livro foi escrito com muita sensibilidade e desvenda o interior das mulheres. A história principal é a de uma mulher negra apaixonada pelo marido que a trai com uma jovem. Ela tenta aceitar a traição. Por meio da narração ficamos sabendo dos meandros da sociedade do início do século XX. A leitura pode ser um pouco lenta, mas vale a pena

Bete Lima 18/12/2010

Em 1926, o Harlem, bairro negro de Nova York, é povoado sobretudo por gente que veio do campo em busca das promessas da cidade cintilante. O cinquentão Joe Trace, vendedor itinerante de produtos de beleza, mata com um tiro sua amante adolescente. No funeral, a cabeleireira Violet, mulher de Joe, ataca o corpo da rival com uma faca. Uma tragédia pessoal que é um prenúncio dos tempos duros que virão na década seguinte. Uma apaixonada história de amor e obsessão que avança e recua no tempo, reunindo emoções, esperanças, temores e as duras realidades da vida negra nas cidades dos Estados Unidos da primeira metade do século xx.
Lançado originalmente em 1992, Jazz é um romance sem precedentes, um marco no panorama literário dos Estados Unidos, que consagra Toni Morrison como uma das maiores escritoras da atualidade.

Jucimara (Livro sem frescura) 03/07/2015minha estante
Muito boa sua resenha