Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Ayron Barsan 16/03/2023

Para conhecer João Cabral
Pra mim foi muito bom, já que eu não conhecia nada do autor. Este livro tem um apanhado de poemas incríveis - ele simplesmente domina de mais a escrita poética. É uma leitura densa (pra mim), mas vale muito a pena.

Julia 15/03/2023

Genial, delicioso e lindo
Não tenho o costume de ler poesia, mas os poemas Morte e Vida Severina e O Rio me arrebataram completamente. O primeiro narra a trajetória de Severino, um retirante pernambucano como outros, que percorre um caminho de seca onde o que mais floresce é a morte. O segundo acompanha a trajetória do Rio Capibaribe desde a sua nascente até seu encontro com o mar, transitando entre diferentes paisagens e vilarejos. Ambos são poemas regionais que nos transportam para a cena e para aquela realidade de forma muito bem feita. Como estudante de Geografia, não pude deixar de amar o livro.

gosvn 15/03/2023

Uau
Livro muito interessante, principalmente as duas primeiras partes ('O Rio' acabou não me agradando tanto). A forma como foi escrito e a história "se desenrola" torna o livro bem agradável de ler.

Palloma.Alessandra 10/03/2023

Somos todos Severinos
João Cabral de melo neto sabe como representar a paisagem nordestina e principalmente a Pernambucana. Ele vai seguindo o rio Capibaribe e mostrando tudo que vai vendo e tocando o leitor com uma visão tão simplista de uma sociedade necessitada. Como Pernambucana me senti bem representada e com vontade de revisitar algumas cidades que o autor vai citando.

InfinitaTBR- Jana 09/03/2023

Um releitura, uma descoberta.
A loucura do vestibular foi o que me levou a este belíssimo poema pela primeira vez, há uns 20 anos atrás. Eu lembro que tinha gostado, mas não tinha entendido tão bem.

Então, nesta releitura de ?Morte e vida severina?, de João Cabral de Melo Neto, consegui finalmente entender porque o tal poema carrega tanta fama: é porque conta uma história de esperança e desespero ao mesmo tempo; é porque o autor foi brilhante na construção do poema; é porque trata-se da narrativa de um destino compartilhado por inúmeros nordestinos ao longo da História do Brasil: a seca.

Mas esta edição contém outros poemas e além daquele que dá nome ao livro, adorei ?O rio?. É uma viagem de barco ao longo de todo o rio Capibaribe. É um poema extremamente visual.

Bem, meu coração pernambucano recomenda fortemente a leitura deste livro belíssimo. Nele, você vai se encantar com os paradoxos de João Cabral: rio e seca, vida e morte, sertão e cidade. Vai ser um passeio por Pernambuco de cabo a rabo.

Lara 21/02/2023

Adorei ler poemas que falam da minha terrinha, meu país Pernambuco! O famoso "morte e vida severina" é realmente um show de leitura, mas acho que meu poema favorito foi "o rio". Achei genial a forma como o autor faz do Capibaribe o eu lírico do poema. Foi uma leitura que me surpreendeu!

Christian.Pereira 19/02/2023

Primeira vez que chorei lendo poemas
?Seu José, mestre carpina,
     e quando é fundo o perau?
     quando a força que morreu
     nem tem onde se enterrar,
     por que ao puxão das águas
     não é melhor se entregar??

luly.txt 19/02/2023

Cara muito bom mesmo adorei
Gostei muito desse livro, a escrita do João Cabral de Melo Neto é muuito boa e muito divertida de ler, mesmo, fora que as histórias dele são todas muuito legais (principalmente o carro-chefe dele, "Morte e vida severina", meu favorito) e, como todos os poemas dele são curtinhos, é bem rapidinho de ler sabe. Recomendo bastante esse livro porque além de ser bem bom, é bem legal de ler um autor brasileiro e ajudar na escrita brasileira cada vez mais e mais.

livrosmortificados 18/02/2023

Uma abordagem da morte de um jeito muito fluído, TODO brasileiro deveria ler isso, afinal é sobre nós, a tragedia dos brasileiros, as dificuldades impostas para nós e a sobrevivência.

"Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,
e iguais também porque o sangue
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida)."

Ana 15/02/2023

Foi o meu primeiro contato com a obra e infelizmente não fluiu muito bem, principalmente por causa da minha falta de afinidade com poesia. mesmo assim, deu pra absorver partes bem interessantes e "analisar" a vida sertaneja numa linguagem bonita, triste mas poeticamente bonita.

pretendo uma releitura futuramente, ajustando os "erros" nessa primeira tentativa.

felipe.gugel 12/02/2023

O poema Morte e Vida Severina é maravilhoso. As demais partes do livro ou não entendi, ou não gostei da forma.

Carol 11/02/2023

Foi meio sofrido de ler, tanto por ser poema (que eu não gosto) como pela história ser muito triste, misericórdia.

? Desde que estou retirando
só a morte vejo ativa,
só a morte deparei
e às vezes até festiva;
só a morte tem encontrado
quem pensava encontrar vida..."

Mas achei a história boa apesar da tristeza que faz parte

Billo 10/02/2023

Nasce pelado, morre pelado
Dê uma forma intensa o autor exprime a vida sofrida de um retirante que a cada passo se vê vigiado tanto pela morte quanto pela vida, mostrando que mesmo na miséria se encontra algum tipo de fortuna!

PS: Os conteúdos extras desta edição mostra detalhes do que está obra trouxe para nossa literatura e sua importância durante o golpe de 1964, com fotos e entrevistas entre outras informações sobre o autor e suas outras obras!

Tali41 08/02/2023

Obra essencial!
Como pode escrever sobre temas tão sofridos, áridos e cruéis de um jeito tão bem-sonante, fácil, fluído, frutífero? A poesia tem esse poder, nos faz encarar aquilo que diariamente fingimos não ver, tentamos nem sequer perceber! Esse livro foi uma das melhores surpresas que já tive, obra extremamente necessária, de uma linguagem encantadora, muito rica mesmo, um ritmo maravilhoso de se acompanhar, me fez devorar o livro mais rápido do que esperava, afinal são temas delicados ali tratados e muitas questões a se considerar. Percebo, assim, que é também uma obra que devemos sempre revisitar!