O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Waldemur 28/04/2024

Livro cansativo
Sinceramente li até o final, apenas por ser um clássico, e talvez me surpreender, porém o livro me desagradou do iniciou ao fim, personagens completamente egoístas, achei a escrita muito pesada, foi cansativo ler e penoso, não me agradou em momento algum.

Clara 28/04/2024

Bom, para ser sincera eu peguei esse livro para ler e estava adiando engajar nele porque pensava que a leitura era maçante. De fato, o inicio é chato, assim como 80% dos personagens desse livro, mas é surreal a forma que os personagens aqui foram construídos.
O livro é a fase mais vívida do ultrarromantismo, o que nos mostra um amor doentio, um amor que sobressai a qualquer outra necessidade humana.
Na minha concepção, esse livro não é um romance amoroso, mas sim como qualquer outro clássico de desenvolvimento que acompanha a vida de determinado personagem. Heathcliff é insuportável, Cath é uma mimada? acho que o único normal era o Edgar e Nelly, e ele não merecia todas essas pessoas ao seu redor.

Francisco 28/04/2024

Curioso
Eu amei a escrita da Emily, muito fluida e descritiva, talvez a melhor escrita de um autor clássico que já li. O livro é uma grandíssima árvore genealógica que tem uma maçã podre chamada Heathcliff, e tudo vai girar em torno disso. E que giro gostoso viu. Amei a história, os personagens, todo mundo uns 🤬 #$%!& que pagam por todo o mal que causaram. É isso bbs beijos ?

Ale 27/04/2024

Intenso, inquietante, muitas vezes violento e também frustrante. Wuthering Heights e Thrushcross Grange são um mundo voltado para si e nem um pouco receptivo. Conhecemos toda a vida daqueles que ali vivem enquanto lá vivem, pois é como se o exterior não existisse. Podemos constatar isso através das personagens France, Isabella e Heathcliff, não sabemos o que se passou com elas enquanto estiveram fora desses espaços.

Os nomes e sobrenomes se repetem. “Heathcliff” é nome e sobrenome, pois nada se sabe sobre como veio ao mundo e o que se passara com ele antes de chegar à Wuthering Heights. É como se o universo daquele lugar conspirasse para manter tudo sem grandes mudanças a não ser a das estações.

Não deixamos de quebrar a cabeça tentando entender o porquê de algumas personagens tomarem as piores atitudes e decisões possíveis, entender e justificar… E talvez nem haja uma explicação. Tudo o que fazem, o que sentem e o que dizem é muito intenso e carregado de pesar ou de alegria incontida. Será a tentativa de vingança justa? Tendo em vista a natureza das personagens, as condições e a época, teria sido possível um desfecho diferente?

Angie 27/04/2024

Estou realmente surpresa por ter dado uma nota tão alta (na minha opinião) para um livro que eu achei totalmente intragável em pelo menos uns 70% do livro. Mas acho que eu percebi que, conforme eu lia, mais eu queria ler e, apesar de ser totalmente chocante e odioso, eu queria MUITO saber o desfecho dessa história. Eu não recomendaria a leitura, mas eu estranhamente apoiaria quem fosse ler (?). Tenho sentimentos um pouco conflitantes com esse livro, eu acho, mas é isso.

Maria4935 27/04/2024

O livro é muito bom.

A história é bem desenvolvida e consegui entender a dinâmica da Cida cotidiana do anos 1800.

Porém no início é muito confuso e a raiva que eu passei lendo foi grande kajsksjskdk

entrelivroseterrarios 27/04/2024

Uma fofoca difícil de largar
É muita gente chata reunida em uma fofoca difícil de largar, mas no final eu me rendi.
" mas as mentes de ambos se voltavam para o mesmo ponto: uma amando e desejando estimar, e o outro amando e desejando ser estimado; e, no final, os dois deram um jeito de alcançar o que queriam."

Laisa 26/04/2024

Chorei de raiva!
Comecei achando monótono, depois já me entreguei aos ódios pelos personagens, continuei odiando, terminei odiando. ler esse livro é sentir raiva a todo momento.

muito avassalador e intenso o "romance", que na verdade nunca se efetiva. mesmo assim, os protagonistas proferem palavras de amor um ao outro até o último suspiro.

eu gostei da escrita, embora a história não tenha me prendido tanto. a não ser pelo final, que, na minha opinião, foi a melhor parte do livro. a história foi bem concluída (na minha opinião).

apesar de ter passado o livro odiando personagens, não deixo de admirar que é uma obra bem escrita, algumas vezes até poética. a loucura, a paixão, o ódio, a violência e entre outros, fazem parte do todo e fazem o livro interessante.

eu recomendaria? provavelmente não, mas é isso.

NatAlia1837 26/04/2024

Não dá para ler esse livro correndo. A história precisa ser entendida e os personagens bem claros e identificados para se entender a narrativa. Mas a história nos prende a partir do momento em que começa a ser contada, um drama familiar, com altos e baixos e muita emoção. Fiquei me perguntando quantos anos Dean teria?. ? Gostei livro e acabou me surpreendendo positivamente.

Neto72930 26/04/2024

Isso aqui é horrível, só é muito ruim, não tem mais o que falar só é muito ruim, foi um desgosto cada linha que eu lia, definitivamente não é meu gênero.

tenho que parar de apostar

Andressa.Magalhaes 26/04/2024

Isso aqui é perfeição!
O Morro dos Ventos Uivantes provavelmente foi uma das obras mais arrebatadoras que já li.
Catherine e Heathcliff são personagens tão intensos que seu amor e ódio (principalmente ódio) perduram por gerações.

Ely 26/04/2024

Personagens lélé da cuca.
A narrativa para mim não me pareceu interessante, talvez fosse a forma como as coisas iam fluindo, ou simplesmente as personagens com um temperamento exasperado a todo instante. Era necessário apenas um pouco de empatia, carinho e amor para com o próximo para que todos pudessem ter um futuro mais feliz. E também saberem perdoar.
O que realmente causou o declinio e a desgraça de tantas pessoas? A adoção de uma criança? A morte de um pai? O casamento arranjado?
Apesar de tudo, eu gostei do livro, e lá pelo final senti o desespero de Heathcliff que chegou a tal ponto não aguentar a saudades de sua amada.
Com certeza irei reler e ver com um novo pensamento estes livros das irmãs Bronte, sinto que posso tirar mais proveito deles.

glittergl0w 26/04/2024

Por onde começar??
Eu simplesmente AMEI esse livro tudo desse universo literário é complexo oque faz a leitura ficar perfeita.

Heathcliff e Catherine são personagens tão complexos e dividem de um caráter parecido e realmente todos os personagens fazer você ter uma aversão a eles.

itsfabiantunes 25/04/2024

A guerra do orgulho e da ganancia.
O Morro dos Ventos Uivantes foi definitivamente uma leitura muito diferente e, um retrato dos sentimentos obscuros do ser humano.

O romance do livro é intenso e doentio. A obra em si é repleta de um passado de cicatrizes e traumas que não se desgrudam do presente e futuro. É uma leitura que sem dúvidas desperta diferentes sensações ao decorrer da história.

Vale a pena conferir!