O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë




Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes


8751 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Bibys 12/06/2024

?
Livro incrivelmente bom, a forma da escrita é diferente e traz um pouco de confusão no começo, mas depois que se acostuma tudo fica melhor. Eu fiquei apaixonada por esse enredo, é um tipo de "romance" sombrio e juro, é perfeito a história.
comentários(0)comente



liceeexw 12/06/2024

Maravilhoso
Uma leitura fantástica, de certa forma acolhedora, repleta de emoções e personagens complexos! quando pensei nas estrelas conclui que seria impossível não dar 5, mesmo não tendo um plot twist nem ter me feito chorar, foi uma experiência muito boa, um sentimento de pertencimento ao morro dos ventos uivantes, loucura, recomendo muitíssimo assim como jane eyre
comentários(0)comente



Marymagr0 12/06/2024

Fiz essa releitura para tentar entender melhor a história mas continuo não entendendo totalmente o significado e os acontecimentos, mas entendo a fama dessa obra considerando a época em que se passa e que foi escrita
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yamilla.Marazzi 12/06/2024

Um romance assombroso e que incomoda
Como outros clássicos, ?O morro dos ventos uivantes? me surpreendeu muito, pois de fato eu não imaginava uma historia tão intensa e personagens tão cruéis, egoístas e maldosos. Na minha cabeça era apenas mais um romance de época, com bastante cavalheirismo e carinho, mas o livro é o oposto disso.

O casal principal, Heathcliff e Cathy, foi impedido de viver seu amor pelo próprio destino escolhido pela personagem principal ao se casar com outro homem, mas também por força do desencontro, uma vez que Heathcliff fugiu e ficou afastado durante um bom tempo. Com seu retorno, agora um cavalheiro, aquele amor que tinha sido guardado se torna evidente e inclusive declarações são feitas, em meio a ofensas, entre eles, na frente até mesmo de Linton, marido da Cathy, mas eles não vivem esse sentimento pois logo a moça falece, após devaneios e loucura.

Com isso, Heathcliff vive uma vida infeliz e abusa e maltrata todos ao seu redor, fruto, provavelmente, de uma frustração e de uma personalidade nada calorosa. Além disso, é atormentado constantemente pela falta, e em seus últimos dias pela assombração, de forma sobrenatural, de sua amada.

A escrita de Emily é incrível, envolvente e fluida. A história te prende, te faz sentir os mais diversos sentimentos e te deixa curioso até o final. Eu passei raiva do início ao fim, com todos os personagens, sem excessão. Heathcliff é amargo, vingativo e impiedoso e Cathy é sonsa, egoísta e dramática, formando um combo perfeito.

Este é sem dúvidas um livro que causa incomodo do início ao fim. Apesar de ser considerado um romance, foge das expectativas e ideias pré estabelecidas do gênero, mas possui um retrato fiel e profundo do amor e da alma humana.
comentários(0)comente



mahrs 11/06/2024

Demorei demais para terminar o livro por causa de algumas demandas que tive que atender, além do início dele ser confuso e não me cativaram muito. Porém, continuei persistindo na leitura pois estava bastante curiosa pra saber a história
Adorei o enredo e a escrita da autora, a mesma conseguiu me fazer sentir amor e ódio alternantes por um mesmo personagem, sentindo, muitas vezes, o que esse personagem sentia e gerando uma empatia por ele.
Existem alguns pontos que poderiam ser melhores abordados, como algumas relações pessoais (mas compreendo que o contexto da época não permitia).
De modo geral, adorei o livro e como o lado humano dos personagens foi abordado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nara 11/06/2024

Nessa releitura percebi alguns pontos que tinha perdido da primeira vez, mas também perdi a paciência muito mais vezes com tanta gente grossa, ruim, mal educada e sem caráter. O único que se salva ainda é Hareton. O último capítulo me fez relembrar pq dei 5 estrelas da primeira vez, mas mesmo assim eu diminuí a nota pq esse livro é um teste de paciência mesmo.
comentários(0)comente



Raquel | @booksecafe 11/06/2024

Humano
Surpreendentemente, o livro não é um romance romântico, como eu esperava. Eu o li sem conhecer a história antes. O que mais me impressionou na obra foi a maneira como a autora retratou a humanidade, expondo todos os defeitos e dores que carregamos. Apesar de ser uma leitura densa, foi muito prazerosa. A narrativa única fazia parecer uma fofoca compartilhada num café da tarde, mantendo a sensação de estar imerso na história. Os personagens foram um ponto forte; consegui odiá-los e ao mesmo tempo sentir empatia por eles, entendendo cada ponto de vista diferente e ainda sendo capaz de julgar suas escolhas de forma imparcial.
comentários(0)comente



A_Pyterson 10/06/2024

Decepcionante.
A escrita é tranquila, o enredo atrativo, o fato de ter uma troca de narração, e o narrador inicial se tornar um observador, é muito interessante. A história é contada no tom de uma grande "fofoca", que apesar dos extensos diálogos, está longe de ser cansativa e/ou confusa, pelo contrário, desperta a curiosidade.

A trama é desde o início tensa, com inúmeros momentos de angústia e violência, demonstra os estragos da discriminação, a busca incessante pela vingança e uma paixão obsessiva que chega a soar patológica. Os personagens são bem construídos, mas detestáveis, me pareceram propositalmente irritantes e irracionais em vários momentos, da pra notar um tipo de selvageria, exceto por Nelly.

Acredito que a tensão tenha sido justamente o problema, o livro é puro caos (exceto pelo desfecho), existindo pouquíssimos momentos de calmaria e tranquilidade, para não dizer que não existem. Como leitora me senti sendo estimulada pelo caos, angústia e tensão que se acumularam e culminaram em uma expectativa para o final, que definitivamente não foi suprida.

É possível de entender que era uma retomada da "ordem" após tanta tragédia experenciada, mas honestamente não me agradou, depois de tudo eu definitivamente não esperava pela complacência etc, decepcionante. Na minha opinião que tivesse um fim tão selvagem quanto a própria essência do personagem.

Enfim, a conclusão me decepcionou a ponto de mudar a visão sobre o livro como um todo, apesar de ter ficado muito engajada na leitura, talvez leia novamente em algum momento, mas por enquanto é o que temos.
comentários(0)comente



Isa_torres 10/06/2024

"Pessoas orgulhosas criam tristezas para si."
Confesso que quase desisti de ler esse livro, não conseguia de jeito nenhum engatar na leitura e me confundia a cada página, mas mesmo assim não o abandonei e que bom que não fiz isso.
Esse livro gira em torno de Catherine e Heathcliff, mas a história começa com a família de Catherine e Hindley, dois irmãos. Um dia, o pai de Catherine sai em viagem e ao retornar, trás consigo Heathcliff, e então Heathcliff se torna basicamente um filho adotivo. O pai é muito apegado a Heathcliff, e Hindley não gosta disso, o que ocasiona em muito bulliyng pela parte de Hindley para com Heathcliff. Os pais morrem, Heathcliff não aguenta mais viver naquela casa e resolve ir embora, e a partir de entao o livro de fato começa.
Leitura simplesmente surreal de boa, a diagramação do livro é extremamente maravilhosa, gosto muito de livro com as páginas cheias e letras que não sou minúsculas para ler.
Achei cansativo de ler? sim, mas vale a pena no final, vale muitooo a pena, meu primeiro clássico e não poderia começar com um melhor.
comentários(0)comente



Marina516 10/06/2024

Drama familiar puro
Perfeito, cheio de drama e emoção. Não há personagem inocente e muito menos um herói, mas há um vilão bem cruel.
Recomendo que leiam com calma e um marca texto.
comentários(0)comente



Jovem.leitoraa 10/06/2024

Uou
O que dizer? Ler esse livro me fez passar muita raiva com os personagens, porém, vi uma ambiguidade na história; a autora queria ressaltar a pior parte da nobreza (os defeitos, etc)! Muita gente não entende isso, e é compreensível kkkkkk

Eu amei a história, amei tudo (exceto os personagens)
comentários(0)comente



olivversion 10/06/2024

Um romance trágico e doentio. Um clássico. Uma obra de arte.
Gosto de ressaltar que odeio todos os personagens desse livro e que se eu senti um traço de empatia por algum deles foi pouco a pouco se esvaindo, até sobrar só a pura raiva.

Mas confesso que adorei esses sentimentos.

É um livro incrivelmente bem escrito e que consegue deixar o leitor totalmente preso nas teias de conflitos familiares e crueldades, que causam desde tristeza até ódio. E essa capacidade de afetar nossas emoções demonstra a incrível escritora que foi Emily Brontë, e, para além da escrita maravilhosa, temos aqui também a exploração do psicológico dos personagens durante toda a história. Um livro incrível, que assusta e fascina. A tradução dessa edição da Zahar é maravilhosa e adorei saber um pouco da vida da família Brontë, além das notas de rodapé que me auxiliaram durante toda a leitura.

Encontrar elementos góticos nessas páginas foi uma surpresa super agradável também.

O Morro dos Ventos Uivantes é um livro cinza, escuro, sombrio, suas páginas são banhadas em ódio, rancor e loucura; fantasmas que assombram em sua obsessão mesmo depois da morte. É um romance, sim, mas não é uma história de amor.

Escutem Wuthering Heights da Kate Bush.
comentários(0)comente

beeresenhas 10/06/2024minha estante
Amei sua resenha ?


olivversion 10/06/2024minha estante
@beeresenhas Obrigado, li faz um tempo e só escrevi a resenha hoje?


Bruna2299 10/06/2024minha estante
Eu amo esse livro, um dos meu prediletos! E amo essa música ?


olivversion 10/06/2024minha estante
@Bruna2299 Eu também gostei. Ah, sou apaixonado pela Kate Bush e viciei em Wuthering Heights na primeira vez que ouvi, a letra é perfeita.


Bruna2299 11/06/2024minha estante
@olivversion a música é perfeitaaa! Já ouviu a versão da Anna Maz? Gosto bastante também!




Celeste Lino 09/06/2024

Confesso que a leitura de o Morro dos Ventos Uivantes me surpreendeu, infelizmente de maneira negativa, então não posso deixar de caracteriza-la como uma leitura razoável.
A escrita da autora é fluída e um tanto intrigante, de maneira tal que nos deixa interessados em saber o desfecho que tal narrativa tomará.
No entanto, não posso ser alheia aos defeitos desta autora, eu caracterizaria até como morais. Um dos pontos que mais me incomodou no livro é a descrição do personagem principal da trama, o Heartclif, como uma espécie de demônio, associação que a autora faz não apenas por sua conduta e falta de moral, mas principalmente por sua cor de pele, o personagem é descrito como negro e em várias passagem ainda criança a autora o compara com figuras diabólicas, mesmo antes de esse chegar a desenvolver um mal caracter. O que revela um pouco sobre como a própria Brontë enxerga as pessoas de decência africana, infelizmente esse não parece ser o único livro da autora em que este tipo de narrativa se encontra, o que é lamentável.
O que deveria ser levado em conta é como as pessoas no entorno daquela criança o moldaram e o tornaram o ser capaz de tamanhas atrocidades. O livro fala mais sobre ódio que sobre amor de fato.
comentários(0)comente



8751 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |