O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Ju 08/09/2012

O Morro dos Ventos Uivantes
Sim, eu ouvi falar desse livro pela primeira vez por causa da saga Crepúsculo. Dei de cara com ele há pouco tempo em uma livraria e fui praticamente obrigada a comprá-lo. A edição que eu tenho traz estampada na capa a mensagem: "O livro favorito de Bella e Edward da série Crepúsculo". Um lembrete pra mim de que eu queria lê-lo há tempos!!

No início da narrativa, o sr. Lockwood aluga a "Granja dos Tordos" (ou simplesmente, a Granja), propriedade vizinha ao "Morro dos Ventos Uivantes" (conhecido como o Morro). As duas fazendas pertencem a Heathcliff, um homem amargurado e que vive quase em total isolamento.

Isolamento é o que busca também o locatário, mas resolve se apresentar a Heathcliff e, ao chegar ao Morro, se espanta com a falta de luxo e a aparente desarmonia em que vivem seus habitantes. Sua curiosidade lhe faz interrogar a criada, Nelly Dean, a atual governanta da Granja, que viveu toda a sua vida cercada pelos envolvidos na história.

Em seu relato, Nelly atravessa várias gerações de algumas famílias, e nos faz entender as transformações ocorridas com as personagens.

Tem um pouco de spoiler a seguir, nada que você não vá descobrir mais ou menos até a página 70. Caso você prefira não se arriscar, pule para o último parágrafo.

Não concordo muito com a afirmação da sinopse de que o amor entre os protagonistas seja um amor proibido. Acho apenas que faltou coragem e desprendimento a Catherine. E me parece que Heathcliff concorda comigo:

"Por que traíste o teu próprio coração? (...) Pois não foi a miséria, nem a degradação, nem a morte, nem algo que Deus ou Satanás pudessem enviar, que nos separou. Foste tu, de livre vontade, que o fizeste. Não fui eu que despedacei teu coração, foste tu própria".

Catherine escolhe se casar com Edgar Linton, um vizinho seu, porque vai "gostar de ser a mulher mais importante das redondezas e terá muito orgulho do marido" que conseguiu arranjar. Desde o momento de sua decisão, ela sabe que está errada, pois diz: "Sinto na alma e no coração que faço mal!" E ainda completa: "(...) se esse monstro que está lá dentro (Catherine se refere a seu irmão, Hindley) não tivesse feito o Heathcliff descer tão baixo, eu nem teria pensado nisso: seria degradante para mim casar agora com Heathcliff; por isso, ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito, Nelly, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais, e a do Linton é tão diferente delas como um raio de lua de um relâmpago, ou a geada do fogo."

Para mim a história de amor entre Catherine e Heathcliff não é a melhor do livro, nem a que eu consideraria eterna. Tive uma decepção tremenda com eles. Uma troca o amor de sua vida por outro para não correr o risco de perder seu dinheiro ou sua posição social. E o outro, ao invés de tentar conversar com ela ao saber disso, foge do problema. Na minha opinião, o que eles sentem podia ser amor no início, mas acaba se transformando em uma obsessão que não faz bem a eles nem a mais ninguém. A autora expõe com maestria sentimentos da natureza humana como o ódio, o desejo de vingança e a mesquinhez.

Tem uma outra história no livro (que não vou revelar aqui) que para mim representa o que é o amor. Que mostra que devemos engolir o orgulho e lutar por quem amamos. Que precisamos ver além das atitudes das pessoas, procurar entender o que gera essas atitudes. E que, cuidando da causa, a situação geralmente se resolve.

Gostei bastante do livro, é intenso e muito bem escrito. Tem uma linguagem própria da época e por isso prepare-se para encontrar palavras incomuns. A história me prendeu desde o início, apesar de ter sentido uma imensa raiva de algumas personagens. É um clássico e com certeza existe um motivo para ter sobrevivido por tanto tempo.
Jhelp 13/02/2013minha estante
Sinceramente, julguei o livro pela modinha em torno dele? Achei que seria só mais um romance besta, mas depois dessa resenha vou dar uma chance a ele qualquer hora?
Amor e ódio. Adoro as complicadas relações humanas,rs

Lua 23/03/2013minha estante
Estou relendo esse clássico, Perfeito! é um dos meus favoritos. Concordo com você de que o amor entre Catherine e Heathcliff se torna pura obsessão, eu tenho muita raiva de alguns personagens, porém, parece que é isso que me fez amar a história o livro mostra o quanto uma pessoa pode interferir e prejudicar a vida de seus próximos.
Só não gosto desse capa (apesar de ter essa versão).

Dani 27/03/2013minha estante
Tenho esse livro há anos mais até hoje não li, assisti o filme e não gostei. Qualquer dia vou ler, mas não tão cedo. Fiquei muito revoltada com a ''bestialidade'' dos personagens com relação às escolhas óbvias - quando vi o filme. Jesus, parem de burrice e fiquem juntos!!! Voto numa nova versão com final feliz u.u

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
É um meus clássicos preferidos. Simplesmente amo a criatividade de Emily. Já li e pretendo ler muitas outras vezes.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
um otimo classico, goste idemais dessa leitura

Thaís 14/04/2013minha estante
Ainda não li este mas ja ouvi falar muito dele! A resenha esta incrivel, e a capa é bem simples mas muito bonita :)

Rafaela.Andrade 25/11/2021minha estante
Comecei algumas páginas e fiquei cansada de tanto detalhamento, decidi parar se não iria ficar presa meses, depois de ler algo mais fluido vou voltar pra ele

Vih 25/11/2021minha estante
Eu amei! Acho que os detalhes pode ser um pouco cansativo mesmo, mas a natureza da história prende o leitor.

kiwtty_z 25/11/2021minha estante
nossa, eu amo tanto esse livro, foi um dos clássicos mais rápidos que eu já li, acho que eu li tudo uma semana, e adorei a história

Paula 25/11/2021minha estante
Amo esse livro! Virei a madrugada lendo! Gostei do livro porque ele não é um romance óbvio, nunca tinha sentido tanta raiva das personagens principais, e isso me surpreendeu!

Vih 25/11/2021minha estante
Kkkkk sim!!! Eu senti a mesma coisa, é uma reviravolta demais. Tem atitudes dos personagens principais que você abomina, aí cap depois você já considera bom. Também é um dos meus clássicos favoritos e uns dos primeiro a ler rápido.

Loren Fernandes 04/12/2021minha estante
Sério que vocês acharam que o livro tem muitos detalhamento? Experimentem Machado de Assis então kkkkkk

Clarinha 01/07/2021

Um dos melhores livros que já li
A princípio eu não estava esperando muito deste livro, mas no desenvolver fiquei simplesmente encantada com ele. Os personagens tem uma profundidade incrível, são muito bem desenvolvidos e você consegue entender a causa das situações presentes por coisas que aconteceram no passado. Recomendo muito pois se tornou um dos meus livros preferidos.
Natália Simião 05/07/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler esse livro depois da sua avaliação positiva, algumas pessoas amam ele e outras odeiam! ?????

Clarinha 05/07/2021minha estante
Leia ele sim, espero que você goste dele tanto quanto eu pq me surpreendi muito com ele. Caso leia se for possível gostaria de ver sua resenha sobre ele aqui no skoob ?

Natália Simião 06/07/2021minha estante
Sim Clarinha, difícil vai ser escolher a edição desse livro! É uma mais linda que a outra! ?

Aquela que tá olhando pro céu 19/03/2022minha estante
Estou animada para ler!

Clarinha 19/03/2022minha estante
Leia sim, com certeza! Se tornou meu livro favorito da vida (depois da Bíblia, claro), espero que você goste tanto quanto eu?

Aquela que tá olhando pro céu 20/03/2022minha estante
Aah, que legal! Obrigada :)

Juliana.Brandao 09/01/2020

Emily Brontë pq me mataste??
Livro concluído na base do ódio.
Fica difícil saber qual personagem é mais tóxica, mas a escrita e a história é boa.
Sara.Oliveira 11/01/2020minha estante
Uai, mas não tava gostando? Kkkkkkk

Juliana.Brandao 11/01/2020minha estante
É aquela relação de amor e ódio sabe?

Sara.Oliveira 12/01/2020minha estante
Ah sim. Faz sentido. É tipo eu com chupar babaloo

Juliana.Brandao 12/01/2020minha estante
Vou fingir q entendi

Sara.Oliveira 12/01/2020minha estante
É delicioso mas só dura 5 segundos e deixa a garganta seca. É triste mas eu não consigo parar

Juliana.Brandao 12/01/2020minha estante
Kkkkkkkkk vdd!!

Beachu 10/04/2022

Finalmente terminei esse livro
Depois de 4 meses terminei de lê-lo, até a metade desse livro eu o achei bem chato, talvez seja pelo fato de eu já não ter muita paciência com alguns autores que enrolam muitoooo até chegar ao clímax de suas histórias, ou por eu estar numa fase da minha vida bem complicada que não me permite simplesmente aproveitar uma boa leitura... Enfim, achei a história desse livro muito bem escrita por Emilly Brönte, ela descreve os acontecimentos pregressos dos personagens Heathcliff e Catherine Earnshaw de uma forma que com o tempo você começa a ter empatia por eles, diante das situações horríveis que eles vivenciaram, e engraçado ver que muitas das coisas que foram possíveis para eu observar nesses dois personagens também eram perceptíveis em Catherine e Linton, e posteriormente em Hareton e Catherine. (Continua)
Pedro 10/04/2022minha estante
Acredite ou não, eu percebi que você levou um tempão pra acabar esse livro. Pelo visto, esse livro é bem complicado, como muitas pessoas dizem.

Beachu 11/04/2022minha estante
Simm, vi que você acompanhou sz, pois é, a leitura desse livro não é muito fluída, a Emily usa de palavras muito arcaicas, visto que ela escreveu aquele livro no século XIX não tinha como ser diferente XD, e desde dezembro eu venho não tendo um prazer muito grande em ler algo daí só combou kkkk.

Pedro 11/04/2022minha estante
Lamento que você não esteja vivendo um bom momento, Beatriz. Espero que você passe logo por isso.
Sobre o livro, alguns livros clássicos tem esse entrave. Também tive dificuldade quando li O Conde de Monte Cristo.

Beachu 11/04/2022minha estante
Sz vlw :3, e psé alguns livros são assim mesmo, e fico feliz por ter visto que você ficava acompanhando meu progresso de leitura sz

Pedro 11/04/2022minha estante
Estamos aqui pra isso;)

Gusttavoxx 11/04/2022minha estante
Comecei ler hoje li até o 5 capítulo e não estou gostando muito da sintonia das palavras, o texto em si e difícil de chamar a atenção e desejar querer ler mais.

Evy 08/02/2013

O primeiro livro que realmente abriu caminho ao meu coração...
Há uma linda citação de Zafón em seu igualmente lindo livro A Sombra do Vento que diz que "poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração". E eis então o que me ocorreu com O Morro dos Ventos Uivantes e sua história de amor controversa. Desde a primeira vez que peguei a primeira edição com tradução de Rachel de Queiroz nas mãos, aos 19 anos, já li o livro quatro vezes. Em todas elas me emociono de derramar lágrimas e não me canso de venerar a brilhante e sensível escrita de Emily Brönte, magnífica escritora que morreu aos 30 anos sem sequer saber que seu livro seria consagrado como um dos romances mais importantes da literatura inglesa e mundial.

Aliás, é muito triste saber que Emily se foi com a rejeição de seu livro pela sociedade inglesa que não apreciara a mistura de romantismo, realismo cru e trama complexa e nem sequer acreditava que tivesse realmente sido escrito por uma mulher. Curioso lembrar que, para poder publicar em 1847, Emily utilizou um pseudônimo masculino. Mais um motivo para minha profunda admiração.

Não consigo precisar do que mais gosto neste romance. Se é o drama que se sente em cada palavra, por mais simples que seja, se a forma quase impossível como tudo se encaixa tão perfeitamente, ou se o fato de fugir daquele tipo de romance comum e meloso onde no fim tudo sempre dá certo. Algo, inexplicável se deu quando li esse livro e o encanto persiste até hoje. Por mais que eu leia, sempre acabo retornando ao Morro dos Ventos Uivantes, suas citações grandiosas e seus personagens tão bem trabalhados.

Heathcliff é, sem sombra de dúvidas, meu personagem favorito não só deste livro, mas de todos que já li até então. Seu caráter e sua história foram tão magistralmente trabalhados que mesmo com suas atitudes mais cruéis e revoltadas, se torna impossível sentir raiva dele. É daqueles tipos de personagens que não se esquece jamais. Cuja força e grandeza os tornam memoráveis. Catherine, ainda que tão grandiosa quanto Heathcliff, nos inspira um ódio quase colossal por culpa de sua forte, mas indecisa personalidade. O clima mórbido da casa localizada num morro eternamente açoitado por ventos uivantes é o ingrediente que faltava para completar as terríveis e apaixonantes cenas desse romance tórrido e obsessivo.

Emily quebra muitos clichês românticos da época com esse livro e deixa embasbacados os ingleses acostumados com o formato esquematizado do romantismo piegas. Acho que também por isso, esse livro tornou-se de imediato, meu favorito hoje e sempre. Não sei se algum dia será possível superar toda essa magnitude do romance de Brönte. E eu poderia ficar aqui citando dezenas de lindíssimas passagens. São tantos os momentos passíveis de serem julgados como emocionantes, mas de todos, a mim fica a frase utilizada em dois diferentes momentos do drama, uma vez por Catherine e outra por Heathcliff:

"Como posso viver sem minha vida? Como posso viver sem minha alma?".

Resta a mim dizer, que O Morro dos Ventos Uivantes é inesquecível, e já li o livro e assisti ao filme tantas vezes que a história me parece real. E quem poderá dizer que não o foi?
Lu 02/07/2010minha estante
Esse é um romance extremo em todos os sentidos. O que me deixou mais fascinada pela história é como amor e ódio são sentimentos tão parecidos e como eles se entrelaçam ao longo da história.
Linda resenha.

Aline Maia 20/07/2010minha estante
Essa história é fantástica! É incrível como Heathcliff e Cathy tem taantos defeitos mas o amor que sentem pelo outro é algo tão verdadeiro e puro. E é exatamente como vc falou: nesse livro o amor não é mostrado de forma superficial, algo comum hj em dia. Uma pena que Emily Bronte não escreveu outros livros ;/. Linda resenha (2)

Anie 08/08/2010minha estante
Nossa, sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro! Foi o empurrão que eu precisava.

Renata CCS 17/10/2013minha estante
Tb fiquei apaixonada por este livro. Bela resenha!

Aninha 20/11/2017minha estante
Evelyn, amei sua resenha! Apenas me deixou curiosa quanto à sua versão favorita adaptada ao cinema!

Achei todas as que assisti (acho que assisti todas) profundamente diferentes do livro...

Evy 01/03/2018minha estante
Obrigada meninas, pelos elogios, mas o mérito é todo desse livro maravilhosos!!! Aninha, minha versão favorita adaptada para o cinema é com a Juliete Binoche e Ralph Fiennes!!! Amo!!! E acho que foi a que mais se aproximou ao meu ver. Mas nada é capaz de superar a grandiosidade deste livro! Bjos

Vanessa.Tosta 24/04/2021

Ler "O Morro dos Ventos Uivantes" foi muito desconfortável e se tornou uma leitura maçante, a qual eu ansiava pelo fim. Os personagens são extremamente tóxicos, vingativos, levam uma vida triste e cheia de rancor. Fiquei muito decepcionada com a forma como a história se desenvolveu.
Thati 24/04/2021minha estante
nunca consegui terminar esse livro, já tentei umas três vezes kkkj

yasminmoony 24/04/2021minha estante
Parei na metade e nunca mais peguei no livro

Sofia.Queiroz 24/04/2021minha estante
eu odeio esse livro com todas as minhas forças

rafel 24/04/2021minha estante
esse livro é bem 8 e 80. ou você ama ou você odeia. bom ele é meu favorito justamente por não ser um romance felizes para sempre, mas sim uma coisa bastante trágica que não era comum ser escrito

Rafael.Andre 24/04/2021minha estante
Mas já ouvi tantos bons comentários que me interessei. Mas pelo visto, não é tão bom assim né.

laurasilvat_ 26/04/2021minha estante
Não consegui gostar desse livro. Só continuei lendo porque imaginava que no final a história ficaria melhor... li com muita expectativa e tive uma baita decepção.

bia_mota 06/04/2021

To meio obcecada
como diz a minha prima. morro is not a phase, it?s a lifestyle

e realmente é!! todo mundo deveria ler esse livro pra construção de caráter jskjdjdjsjaks sério. tenho nem palavras pra descrever o que esse livro me fez sentir.
bia_mota 06/04/2021minha estante
porém ainda quero reler em outra edição. ANTOFÁGICA ESTOU ESPERANDO VOCÊ SE PRONUNCIAR

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Comprei essa edicao e tô doida para ler kkkkk comprei pelo preço

bia_mota 06/04/2021minha estante
simmmmm. eu comprei pelo preço e eu gostei da edição, mas eu acho que faltam algumas coisas e tem uns errinhos bestas de tradução

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Entendi!!!! Vou ler em breve ??? mas quando o livro e bom sempre vale a pena ter uma edição especial né

bia_mota 06/04/2021minha estante
exatamente!!!! vai sair ele e orgulho e preconceito da antofágica esse mês pra pré-venda, nervosaaaaa

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Socorrooooo, já vou colocar aviso HAHAHAH preciso de orgulho e preconceito

Lais 11/01/2022

intrigante
a história desse livro é diferente de tudo que já li, um romance intrigante que vai do amor ao ódio,
no começo o livro foi bastante cansativo e de difícil compreensão, mas dps eu fiquei fascinada pela história e pela construção e personalidade dos personagens..
adorei a forma como a história foi narrada, imaginei claramente a cena de Nelly narrando a história para o senhor Lockwood, enfim gostei bastante do livro, porém é um livro que exige uma certa paciência para se envolver na história
Dora Aventureira 11/01/2022minha estante
Esse romance é muito original! Amei como Emily viu a obsessão nesse livro e moldou a história.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Exige a Paciencia q eu n tive

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Vcs q leram, vcs foram procurando todas as palavras q n sabiam no dicionario ou deixavam passar??

Dora Aventureira 11/01/2022minha estante
Resposta para Ju Santos: Bom, as palavras que nak consegui compreender o significado, o que eu faço sempre é pegar um pedaço de papel e deixar do meu lado para eu anotar e depois pesquisar o significado no dicionário. ;)

não* perdão pelo erro.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Entendi Citrouille, é pra caso eu tente ler de novo, obrigada ?

Fabianne 15/06/2022

Uma pitada de amor numa história de vingança
O que podemos esperar do menino com o nome de Heathcliff? Analisando esse nome temos heath=terreno não cultivado/mato e Cliff de penhasco. Sim nosso personagem principal, não foi cultivado como merecia, e se torna alguém profundo e perigoso como um penhasco.
Na infância conheceu a empatia de Earnshaw, e após sua morte, a antipatia do filho, Hindley. Um carinho de irmãos se transforma em amor, entre Heathcliff e Catherine. E, apesar do amor entre eles, ela casa com Edgar Linton.
Na força do ódio, Heathcliff vai embora, e volta com o capeta no corpo. Ótimooooo!!! Esse homem deve ser do signo de escorpião.
Mas não se enganem com a classificação ?romance?, onde irá ler sobre um linda história de amor. Lembre-se que a classificação romance para a literatura, é simplesmente, ?uma composição em prosa?.
Um livro escrito a quase 200 anos, com uma riqueza de detalhes incrível. Um clássico que se resume na famosa frase dos pensadores contemporâneos Delcio Luiz Da Silveira / Ronaldo Silva.
Não era amor, ôh, ôh
Eu adoro esse livro

Fabianne 20/06/2022minha estante
Ele é maravilhoso.

Fabianne 20/06/2022minha estante
Hey Ego Sum tu você vê mais como uma história de amor ou de vingança?

bibliotecAria.burr 21/06/2022minha estante
De vingança com certeza hahah, da pra dizer que o romance gerou a vingança

Juliano 29/07/2023minha estante
Certeza que ele era de escorpião kkkk

Fabianne 29/07/2023minha estante
?????

Mar Duda 07/08/2022

Só li por causa da Bella Swan
Assim, ele é bom, tem algumas palavras que realmente não compreendo e tenho que ir no Google kkkkk. Mais se for pra recomendar é bom, li apenas uma vez ?
Rui Marte 07/08/2022minha estante
quero ler por causa dela também kkkkk

Jordane 07/08/2022minha estante
Eu tbm quero ler por causa da Bella kkkkkkk

Sidneia.Ruthes 07/08/2022minha estante
Também li por causa dela, mas que leitura arrastada

Vini 07/08/2022minha estante
Eu tbm kkk

Mar Duda 07/08/2022minha estante
Acho que todo mundo então kkkk???

Sidneia.Ruthes 08/08/2022minha estante
Pelo jeito kkk

Bart 04/03/2018

Eu fui pego de surpresa nesse livro, em minha ignorância eu achei que fosse um clássico romance água com açúcar...livro pesado da p***!! Confusão...tem amor e tem muito ódio também.
Vanessa 06/03/2018minha estante
undefined

Bart 06/03/2018minha estante
Oi?

Vanessa 06/03/2018minha estante
Escrevi errado me desculpe... nova aqui... heheh na verdade gostei da resenha... tive a mesma impressão qdo li...

Bart 06/03/2018minha estante
Kkkkkk nem se preocupe, eu devo ser mais novo do que vc por aqui!! Descobri agora como coloca a porcentagem do livro q estou lendo!! Kkkkkkkkkkkkk
Mas qnt ao "Morro dos ventos uivantes" eu esperava algo bem leve tipo Jane Austen...tá mais p/um murro no estômago! Kkkkkkkkkkk

Vanessa 08/03/2018minha estante
Hehehe então essa da porcentagem ainda não descobri kkkk
Eu já fui ao contrário... O morro dos ventos uivantes li bem adolescente... mas não conhecia ainda nada... nem Jane Austen... lembro que foi um choque... uns 4 anos atrás reli (achando que era mto jovem e não tinha entendido direito) mas foi novamente uma experiência pesada... mas não deixa de ser ótimo... daqui alguns anos lerei novamente.. hehehe

Bart 08/03/2018minha estante
Ele me lembra mt Gabriel Garcia Marquez com esses conflitos de gerações!!

Rafa Purps 27/08/2020

Esse vento não me balançou.
Com todo respeito a época em que o romance foi escrito e a ousadia de Emilly Bronte e de suas irmãs que também foram escritoras, eu fiquei com sono da primeira a última página.

Provavelmente eu já tenha absorvido a ansiedade trazida pela era digital e pelo excesso de comunicação mas não tive paciência alguma para com essa obra. Nem com a história, massante e arrastada, tampouco por qualquer um dos personagens que seja. Nem com a empregada fofoqueira, coitada.

Siga-me no insta @rafapurps

RESENHA: Após voltar de uma viagem a trabalho, o Senhor de uma família tradicional do interior da Inglaterra traz consigo um garoto que se torna parte da família Earnshaw. Logo o recém batizado Heathcliff se torna grande amigo de sua "irmã" Catherine e inimigo mortal de seu "irmão" Hindley. No decorrer da história vamos entender que mesmo após o casamento de Catherine com o vizinho da família, o amor por seu irmão adotivo ainda perdura e possivelmente se transforma em uma obsessão doentia - mesmo sendo esse um ser humano desprezível.

O livro retrata bem a posição das mulheres naquela época, relacionamentos abusivos e psicologicamente infernais. Visto até que em sua primeira publicação a autora precisou escolher um pseudônimo masculino.

Sorry, mas definitivamente não vai para a estante de favoritos. Você já leu algum clássico e se arrependeu?

site: https://www.instagram.com/rafapurps/
Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Sugiro que vc não leia Shakespeare então. hahahaha

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Ele foi inovador em sua época mas se vc ler tendo em vista a nossa realidade, também não vai curtir.

Rafa Purps 27/08/2020minha estante
Acho que vou ficar com os mais moderninhos mesmo rs! Apesar de que o entendimento do livro vai além das palavras, cada um carrega uma bagagem que interfere no entendimento, né! Você é culto, já te falei isso, talvez consiga captar coisas que eu ainda não entenda. ?

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Obrigado pelas palavras mas inteligência vc tem de sobra. Mas as vezes ler algo muito distante do nosso tempo, atrapalhe um pouco pq acabamos trazendo o texto para nossa realidade. Leitura é muito de sentimento e de bater na alma. É normal não gostar de algumas leituras mesmo que sejam livros clássicos. Tá tudo certo. ;)

Rafa Purps 27/08/2020minha estante
Inclusive, você está me devendo uma cerveja!

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Verdade. Por mim tomaríamos hoje.

Regiane 14/09/2010

Amor, não! Paixão desmedida e doentia.

"Heathcliff diz a Catherine: - Não é fácil perdoar, olhar para esses olhos e agarrar essas mãos mirradas. Beija-me e não me deixes ver os teus olhos! Perdoo-te o mal que me fizeste. Eu amo quem me mata. Mas... como poderei perdoar quem te mata?"

Se alguém achar que encontrará um amor doce e puro ao ler esse livro, irá se enganar. Morro dos Ventos Uivantes trata-se de uma paixão obsessiva, acompanhada de ódio e orgulho. Uma história que não há limites para causar dor, não importa o quanto destrua ao redor, o prazer está na sede de vingança.

A história se intercala entre a narração do Sr. Lockwood e Nelly. As descrições da autora são perfeitas, melhor que isso, são impecáveis. Muito detalhado, onde o leitor consegue imaginar cada cena, cada momento, e com muita precisão, até mesmo os cheiros e climas.

Tudo começa quando o Mr. Earnshaw em uma de suas viagens trás para O Morro dos Ventos Uivantes uma criança que aparentemente parece ser um cigano, mas que ninguém sabe ao certo de onde veio. Seu nome é Heathcliff, o qual se tornou o filho preferido e digno de receber todas atenções do senhor daquele lugar. Isso acabou despertando ciúmes dos seus filhos legítimos, especialmente de Hindley. Heathcliff consegue porém conquistar a atenção de Catherine, irmã de Hindley. Tudo corre relativamente bem até que infelizmente o benfeitor morre, e com isso Heathcliff acaba ficando à mercê das maldades de Hindley, o que faz com que ele cresça “selvagem” – e daí que inicia-se o sentimento por vingança.

Sem modos e sem muita instrução, Heathcliff deixa de ser uma opção para Cathy como seu futuro marido, mesmo sendo apaixonada por ele. Com uma visão bastante fútil e gananciosa, apoiada pelo seu irmão Hindley, ela acaba ficando noiva de Edgar Linton - um excepcional cavalheiro e herdeiro da Granja dos Tordos - decepcionado com a escolha e com o abandono de Cathy, Heathcliff vai embora do Morro dos Ventos Uivantes.

Dois anos mais tarde - após Catherine já ter se casado com Edgar - Heathcliff retorna como um perfeito cavalheiro e misteriosamente rico. Nesse momento ele já se sente preparado para colocar em prática sua vingança contra aqueles que colaboraram pela separação dele e Cathy.

Heathcliff se torna cego e cruel em nome da vingança. Não se importando com nada, nem mesmo com aqueles que tem uma ligação com ele, prefere até mesmo tirar proveito disso, usando-os como instrumentos para suas ações diabólicas. Um personagem digno de ódio e repúdio por todas suas maldades absurdas, porém também é digno de pena, pois ser um homem só, que ninguém mais, além de Cathy o amaria.

Sinceramente eu estava sem esperanças de gostar desse livro, pois o começo é muito enrolado e monótono, mas conforme fui avançado eu comecei a gostar e fiquei muito ansiosa, assim como o Sr. Lockwood, para saber o desfecho da história de Cathy e Heathcliff, contado por Nelly - a governanta que acompanhou a vida do casal.

Depois de eu dar a chance de entender melhor os sentimentos dos personagens e de me envolver com a história, O Morro dos Ventos Uivantes se tornou um dos meus livros preferidos.
Virgínia 14/09/2010minha estante
Estou nas últimas páginas, mas concerteza ele vai para minha lista de favoritos, assim como pra vc!Ótima resenha!

Leo 30/09/2010minha estante
gostei do titulo.Isso nao é Amor...é paixao.

Jotagê 21/10/2010minha estante
Vou lê-lo depois que acabar "Sussurro".
Eu já vi várias referências boas sobre este livro.
Parabéns! Você é uma ótima resenhista.
Beijos!

Babi 26/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!Com certeza,a frase "O livro favorito de Edward e Bella(...)" era alguma forma de vender mais.Assim,adolescentes iriam ser iludidos e dizer:"Até o Edward e a Bella leram 'Morro dos Ventos Uivantes'.Vale a pena ler 'Eclipse'".Histórinha vampiresca chata.O sucesso que faz não é devido a história,e sim por belos atores e atrizes."Crepúsculo" começou a fazer seu real sucesso após atores como "Robert Pattison" e "Taylor Lautner" viraram lobo e vampiro.Pobre pensamento...

Marina 21/11/2012minha estante
melhor resenha até agora

Aline 18/10/2013minha estante
Amei o livro. Heathcliff meu personagem favorito, sou fascinada com o misterio que existe sobre ele no livro.

Hellen 31/10/2020

O Morro dos Ventos Uivantes
Que horror. Eu tava animada pra ler esse livro, e tinha certeza que eu ia favoritar, mas que bosta. É um horror.
bruna 31/10/2020minha estante
Achou a tradução ruim?

Kira 31/10/2020minha estante
Esse livro é ódio e ódio KKKK eu gostei por que no final o Heathcliff morre, dá uma paz no coração.

x_lauram 31/10/2020minha estante
meu deus amg?? oq você não gostou??

Hellen 31/10/2020minha estante
Não acho que tenha sido por causa da tradução

Hellen 31/10/2020minha estante
Sim, fiquei muito feliz que ele morreu

Kira 31/10/2020minha estante
É aquele tipo de livro mega superestimado só por ser um clássico, tá tudo bem se você não gostou. Tem muito livro muito melhor hoje em dia??