Aspectos do masculino

Aspectos do masculino Carl Gustav Jung

Resenhas -

@pedro.h1709 23/02/2023

Aspectos do Masculino
Talvez a proposição mais acertada de Jung na presente obra seja: "O eu, que na suposição e na ficção geral é tido como há de mais conhecido, na realidade é um estado de coisas extremamente complicado e cheio de obscuridades imperscrutáveis."
Pág 176

Neste título, Jung irá se utilizar dos arquétipos e do inconsciente coletivo para explicar uma percepção estereotipada dos aspectos masculinos, muito relacionados ao seu tempo, mas que, provavelmente, nos tempos atuais, sejam de pouca valia e até ultrapassados para a prática psicológica.
Apesar disso: "Jung vê claramente que o desenvolvimento genuíno vai forçar o indivíduo a abdicar de todas as pretensões de supremacia heroica. Usando a metáfora da trajetória diária do sol, ele idealizou a psicologia do indivíduo como uma ascensão à consciência brilhante na primeira metade da vida, seguida por um sacrifício daquele brilho numa descida para o inconsciente na segunda metade."
Pág 69

Jung também trata dos aspectos de integração do inconsciente no processo de conhecimento do si-mesmo, como exposto à seguir:

"Quem progredir no caminho da realização do si mesmo inconsciente trará inevitavelmente à consciência conteúdos do inconsciente pessoal, ampliando o âmbito de sua personalidade.
Poderia acrescentar que esta "ampliação" se refere, em primeiro lugar, à consciência moral, ao autoconhecimento, pois os conteúdos do inconsciente liberados e conscientizados pela análise são em geral desagradáveis e por isso mesmo foram reprimidos. Figuram entre eles desejos, lembranças, tendências, planos etc."
Pág 140

A visão dos estereótipos de gênero fazem com que Jung enxergue como um subdesenvolvimento os mecanismos de razão na mulher ou de sentimentos no homem, assim também define como imaturidade resistente os comportamentos homossexuais; com proposições que beiram a misoginia e a homofobia. Tais modos de vivência só são aceitos como normais pelo autor em contextos muito específicos e definidos pelo mesmo em tal título.

Além do exposto anteriormente, a filosofia transcendental e intrincada de Jung parece apenas resvalar na psicologia, entendida como ciência humana. Neste livro o autor se ocupa em grande parte com as associações do mito do herói ao Sol, do entendimento dos aspectos masculinos relacionados ao Sol e do Espírito simbolizado pelo Deus mercúrio e suas várias associações com diferentes religiões, com a alquimia e com a filosofia hermética.

Em minha percepção particular, vejo a divagação sobre os diversos mitos humanos e identificação dos arquétipos como prática excessivamente especulatória e pouco usual. Certamente esta não foi uma das obras psicanalíticas que mais me cativaram, mas talvez funcione para outros sujeitos. De qualquer maneira, vale a curiosidade e também a paciência.