As meninas e o poeta Manuel Bandeira

Resenhas - As meninas e o poeta

Eduardo 18/06/2010

Lindo.
Uma edição belíssima, belíssima. e como poderia ser diferente? pequenos poemas do terno bandeira, selecionados por elias josé e ilustrados por graça lima! some-se a isso um excelente projeto gráfico, e o resultado é encantador. Aqui, temos versinhos, os chamados versos de ocasião: pequenos poemas que o carinhoso Bandeira dedicava para algumas crianças (alguns são inéditos, pois bandeira os escreveu em livros, como dedicatórias!), quando as visitava ou recebia-as. São filhas de amigos, principalmente. Os poemas, curtos, são muito simples e despretensiosos, como é toda a poesia desse mestre. O poeta brinca com os nomes, o chamado jogo onomástico. Pura e simples, cheia de candura, é sua poesia. eu amei. como não amar?

VERA MARTA

Ver-te e amar-te, Vera Marta,
Obra foi de um só momento.
Nada mais ponho na carta:
Não é preciso, nem tento.

ISÁ

Quisera poder molhar
A minha pena no orvalho
Para num verso imitar
A aurora que ouço cantar
Nos olhos de Isá Bicalho.

EUNICE VEIGA

Eunice meiga,
Eunice linda...
Que mais ainda?
-- Eunice Veiga!

Simeia Silva 16/04/2014

Essa obra é uma coletânea de poemas lindíssimos, cheios de ilustrações maravilhosas em cada página, tem uma graça e charme fenomenal, o resultado ficou simplesmente único, maravilhoso.

Poemas curtos e simples, de uma total candura que toca a gente quando se lê cada página.

Por não ter condições de dar presentes a todas, o autor escrevia esses poemas para presentear filhas de alguns amigos e parentes em datas comemorativas de aniversários e nascimentos ( Ainda bem né? Do contrário, ficaríamos sem esse belo livro ).

Ana Maria, Isadora, Bela, Joanita... esses eram alguns dos nomes citados nos poemas do autor.

Pode uma coisa dessa gente? É muito fofo, de um carinho tocante.

Alguns dos poemas para vocês se deliciarem:

Ana-Maria

Ana-Maria...Ana maria
Com ou sem o traço de união,
Medre em flor bem bonita um dia
A que é já bonita em botão.

Susana de Melo Moraes

Sus,Ana!

Silvia Maria

Muitas vezes, de repente
Sílvia Maria, você
Parece um bichinho que é
Mais bonito do que gente.

Rosalina

Clara Ramos

Já cantei Clara de Andrade
Hoje canto Clara Ramos
De Graciliano, que amamos,
Grácil filha e claridade.

Eunice Veiga

Quisera poder molhar
A minha pena no orvalho
Pra num verso imitar
A aurora que ouço cantar
Nos olhos de Isá Bicalho.

Helena Maria

Da alma forte e pura
Em sua ternura.

Bela

Bela, Bela, ritornelo
Seja em tua vida, espero:
Belo, belo, belo,belo
Tenho tudo quanto quero!

Joanita

Nao é Joe, nao é Joana
Nem Juanita: é Joanita
A diferença é pequena,
Mas nessa diferencita,
Quem em suma é tão pequenina
Há a graça que nao está dita,
Que é privilégio da dona,
Que ja toda a gente cita
E assim talvez nao reúna
Nenhuma moça bonita.

Maria Helena

Sou a única bisneta
De meu bisavo Bandeira,
Que era pessoa discreta
Mansa,desisteresseira,
-Que era, em pessoa, a bonda
Que responsabilidade!

Ana Margarida Maria

Ana -Sant' Ana - principia
Maria acaba.entre elas brilha
Uma flor branca. E eis, maravilha
De pureza, graça, alegria
Ana Margarida Maria.

No final do livro, o autor juntamente com outras pessoas que se uniram nesse livro, nos deixam um pedido: Se alguém conhecer essas meninas, entrem em contato, e mais a frente nos apresentam algumas meninas que conseguiram encontrar e suas histórias .

Pense em poemas lindos, que te amolecem o coração, te faz querer imaginar cada criança de cada poema...

E é isso meus amores, super indico esse livro, e para quem tem filhas, sobrinhas, deem de presente, elas irão adorar.

Bjs e até a próxima.

site: http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

Fatinha 03/02/2017

As Meninas e o Poeta
Manuel Bandeira fazia vários poemas para as filhas de seus amigos e também para outras crianças, esse livro têm poemas com vários nomes, por exemplo: Letícia, Cristina, Isabel, Maria da Glória, Maria Helena, Helena Maria, Marisa, Raquel, Isadora, Marcia, Rosalina, Francisca, Clara Ramos, Isá, Mag, Bela e muitos outros nomes. Eu amei demais os poemas dele e também as ilustrações de Graça Lima.

Mih 06/05/2020

O que dizer de um livro maravilhoso que voluntariamente me fez me apaixonar por livros. O primeiro livro de poemas que eu amei e também és o primeiro livro em que li com gosto e conclui maravilhada.

Gracinha 13/08/2020

As meninas e o poeta
Livro muito bom! Recomendo.

Prof. Edivaldo 26/08/2020minha estante
Muito bom esse livro

Gracinha 13/08/2020

As meninas e o poeta
Livro muito bom! Recomendo.

Prof. Edivaldo 26/08/2020minha estante
Muito bom esse livro

Emilly505 08/02/2022

Interessante
Eu amei algumas das poesias desse livro, mas não é nada de UAU é só mais um livro de poesia e mais nada