O que o Brasil pode aprender com a Polônia

O que o Brasil pode aprender com a Polônia Levi Borba

Resenhas - O que o Brasil pode aprender com a Polônia

Jeilson 12/01/2022

Excelente
Apesar do cunho demasiado religioso no início da leitura, podemos perceber que a religião fez bastante diferença na história do povo polonês. No livro o autor nos mostra como cultura, religião e relações familiares moldam o caráter de um cidadão médio da região observada. Conhecemos a história Polônia e como o povo existiu como nação mesmo quando inesistia como país. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a forma como o autor apresenta os fatos e compara a divisão entre ensino e educação nos dois países, isso nos mostra como é importante que a família acompanhe seus mais novos membros no processo formação educacional, visando ter a noção de como a criança está sendo educada e não terceirizando a responsabilidade disso. Uma das passagens que mais me marcou no livro foi quando o autor analisa a mídia dos dois países e fala que ninguém é neutro, e tudo bem. Tendo isso em mente devemos nos atentar sobre como as instituições midiáticas apresentam as notícias, podendo informar os fatos como eles são sem sair do lado que defende ou utilizar do velho sensacionalismo para se promover. Por sorte a popularização das mídias sociais no Brasil deu a oportunidade aos brasileiros que outrora tinham poucas fontes informativas a serem mais atentos e questionar as informações que recebem por aí. Recomendo o livro para quem quiser aprender um pouco mais sobre a história da Polônia e ter uma melhor visão dos problemas que enfrentamos por aqui no Brasil.

Mr. Jonas 10/02/2020

O que o Brasil Pode Aprender com a Polônia
A união do povo polonês, o apreço pela sua história, o resguardo da fé e as manifestações de suas tradições construíram a nação que observamos hoje. Aqueles que por aqui passaram levaram importantes lições de volta, algo que espero fazer neste livro após viver por anos em Varsóvia.Existem várias semelhanças entre o Brasil e a Polônia. No que ambos os países realmente diferem é em como encaram os períodos de reconstrução após cada guerra, colapso econômico ou cataclisma. É no contraste dessas diferenças, do que cada um preserva ou muda após ir à nocaute, que eu busquei lições pertinentes a nossa Ilha de Vera Cruz.