O Mistério do Caderninho Preto

O Mistério do Caderninho Preto Ruth Rocha




Resenhas - O Mistério do Caderninho Preto


50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


beca 22/12/2021

O mistério do caderninho preto
O livro não é ruim...gosto das citações e da forma como é escrito, mas é bem infantil sabe? Li pela escola é claro e até gostei pois me rendeu um grande 10 no trabalho e mais 5 pontos!!! A história é bobinha mas interessante
comentários(0)comente



Lari 12/12/2021

O misterio do caderninho preto
Faz 2 anos que li e continuo achando essa historia bem ??? Eu nao odiei o livro, mas achei a historia sem contexto, mas eu gostei dos desenhos
comentários(0)comente



Clara TV 03/11/2021

O mistério do caderninho preto
Confesso que esperava mais por ser da Ruth, mas não é um livro ruim, li em 30 minutos claro que varia de pessoa pra pessoa mas eu consegui ler rapidinho,
Foi livro da escola obviamente que por mim não me interessaria, confesso que não foi uma leitura muito impactadora e recordante mas é bom pra descontrair :)
comentários(0)comente



Michael 23/10/2021

T.O.P
Como é um livro infantil não tem muito o que falar. Mas que foi bom foi
Esse plot no final foi incrível.
E e a Rute que criou 80 páginas de suspense pra chegar no final fez todo mundo de ? kkkkkkkk
Foi desenvolvendo bem a história mas os personagens foram beeeeem rasos e as falas foram um pouco sem graça.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mayhara 31/08/2021

Nostalgia
Li este livro na pré adolescência. Não lembro de muitos detalhes da história, mas lembro que é bastante divertida. Me trouxe à memória o contato que eu tinha com livros infanti-juvenis. Pretendo reler um dia! Ruth Rocha é uma ótima autora. Recomendo se quiser ter uma leitura leve, inclusive se estiver de ressaca literária.
comentários(0)comente



TatianaTati 28/02/2021

Dos livros que não envelhecem
Ruth Rocha é uma referência literária da minha infância. Devorei inúmeras obras dela e guardo algumas comigo até hoje, mais de 20 anos depois do primeiro contato. Revisando esses livros no meu acervo, percebi que não me lembrava muito bem da história do caderninho preto (mas continuo adorando a capa do livro com letras recortadas de revistas!).

Curioso como, depois de adulta, reparei em outras características do livro, como a metalinguagem para falar da elaboração de uma história (narrativa, construção de personagens, etc.) e a menção a personagens e trechos de diversas obras literárias incríveis. Também é reconfortante notar que as histórias de Ruth Rocha resistem ao tempo. Tratam de amizade, curiosidade, diversão, carinho, respeito. Dá uma alegria imensa saber que as obras desse ícone brasileiro fizeram parte da minha formação como leitora!
comentários(0)comente



Juliana Ribeiro 04/05/2020

Clássico
Reli esse livro para os meus alunos nesse ano. Era um dos meus livros preferidos quando era criança. A história é cativante, é uma leitura bem gostosa.
Claro que relendo muitos anos depois pude perceber aspectos que não havia me atentado na minha infância. Lembro de gostar desse livro por conta do mistério, da relação de amizade e cumplicidade entre os protagonistas.
Agora me encantou a forma como Ruth Rocha propõe um exercício de metalinguagem, falando sobre construção de personagens, elaboração da narrativa. Além disso as referências que ela faz a outros livros são sensacionais.
Quando terminei de ler para meus alunos recebi um recadinho de uma aluna, dizendo que ela sempre havia pensado em escrever um livro é que depois dessa história tinha se animado para tentar??
comentários(0)comente



IdiotCupcake 22/10/2019

O caderno preto
Essa é a história de Pedro e Maria Emília, dois amigos com um objetivo: escrever um livro, um livro inspirado no seu professor chamado Batista, que não deixa ninguém pegar seu caderno, até que o caderno some.
Eu achei interessante, conta sobre as aventuras que se metem enquanto estão tentando descobrir como é a vida de seu professor para escrever o livro.
Muito interessante e criativo.
Arthur.Santos 08/03/2020minha estante
olá como faço pra ler este livro online?
conhece quem pode emprestar?




Rose Gleize 08/10/2019

O mistério do caderninho preto.
Eu já li esse livro, li em 2011, e super indico como uma leitura de passatempo. É um infanto-juvenil, que conta a história de um casal de amigos adolescentes, jovens estudantes, a Maria Emília e o Pedro, que juntos decidem escrever um livro.
Algo interessante é que ao final do livro, há uma entrevista com a autora sobre sua carreira, sua experiência como escritora e da ideia de escrever O mistério do caderninho preto, como essa história começou...
Uma coisa curiosa que eu julguei ser, acho que desde a primeira vez que li essa entrevista, é que numa parte dela, a Ruth Rocha, numa conversa super futurista, deu sua opinião na época, a respeito do computador e dos livros, de como seriam no futuro, se achava que um dia seria possível os livros serem lidos através de um computador, o que naquela época, anos '80, era algo impensável pra muitas pessoas, né? Inimaginável. E a Ruth é uma mulher tão inteligente, tão bem instruída para a vida, talvez até uma mulher muito a frente do seu tempo, que ela respondeu que sim, que achava que seria possível um livro vir a ser lido (e até levado pra cama) em qualquer lugar através de um computador, o que hoje, em 2018, conhecemos por tablets, notebooks, até mesmo pelo celular podemos ler, são os computadores portáteis que ela falou, por onde podemos acessar as nossas histórias, em e-books, em formato PDF... e ler. Entre outros aparelhos de leitura de livros digitais (e-readers) ou mesmo leitores de e-books, desenvolvidos por marcas próprias como o Kindle, o Kobo, o Lev...

O livro começa assim:
"Meu nome é Maria Emília.
Tenho 15 anos. Que barra, hein?
Naturalmente eu gosto de um menino que não gosta de mim...
Minha mãe me acha malcriada, meu pai me acha gênio.
Eu odeio verduras em geral e espinafre em particular.
Se eu gosto de alguma coisa?
Claro! Eu gosto dos Titãs, da Marisa Monte e do Tom Cruise.
Sou louca por bombom de cereja, filme de terror e revista de fofoca.
Televisão? Mais ou menos... quer dizer, eu adoro, mas às vezes me enche um pouco.
O que eu gosto mesmo, que nunca me cansa, é ler...
Por causa dos livros é que eu fiquei amiga do Pedro. O Pedro também adora ler.
A gente conversa sobre livros, troca livros, comenta o que está lendo."
[...]
comentários(0)comente



Ana 17/04/2018

Ruth Rocha é uma das grandes damas da literatura infanto-juvenil brasileira, posso dizer isso sem medo. Para falar a verdade, eu li este livro dela há tanto tempo, em 1997, que nem me lembro direito da história, SHAME ON ME!
Mas me lembro de poucas coisas: tipo, sei que é sobre uma menina de quinze anos, que resolve escrever um livro relatando todo o seu cotidiano escolar. Ao prestar atenção na rotina, a menina percebe que seu professor, o Batista, sempre está anotando algo em um caderninho preto, por isso o título do livro. Ela fica curiosa: o que tanto o professor escrevia naquele caderno?
Senti até falta desse livro escrevendo a resenha. Saudades.
comentários(0)comente



Vinicius Casimiro 12/08/2017

Inspirador
Um livro que todo adolescente deveria ler. Com várias citações da cultura brasileira e um pouco da americana também. Me fez lembrar do filme Sussurros do Coração do estúdio Ghibli. Vale tirar meia hora da sua vida para lê-lo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tikiwicki 01/05/2016

Amei o final
Já era fã da autora e após este livro tornei-me o número 1
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4