Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

David713 16/05/2024

Fugindo da mesmice.
É uma senhora história de viagem no tempo. Apesar de todo sofrimento e da raiva passada com alguns personagens, a trama tem um desenrolar que leve e um desfecho bem satisfatório.

Fabricio.Fracaro 07/05/2024

Kindred
Meu primeiro livro favorito de 2024, foi também o primeiro livro que li da Octavia E Butler, depois de alguns anos ouvindo esse nome e escutando vários elogios, foi conhecer, e que prazerosa foi este leitura.
Uma leitura fácil de se ler, e desde o primeiro capitulo, a vontade de ler cada página foi até o final da história, é uma sucessão de coisas acontecendo a todo momento e a narrativa é viciante, um livro que dá para ler várias horas seguidas, e impossível não ficar focado a cada momento.
Sobre a história, para mim foi um tema inédito, nunca tinha lido nada sobre escravidão, de uma forma mais aprofundada, e durante a leitura conseguimos nos sentir um pouca na pele da personagem, ficamos com medo a cada palavra dita, a cada ato tomado, a viagem no tempo é interessante, mas não se torna o mais importante o que importa mesmo é esse tempo da sociedade, e ter lido isto foi algo incrível.
Na história vi que conhecimento é poder, apesar dos brancos terem todo o poder na mão, eles se sentem ameaçados apenas como a personagem fala, anda, ou até mesmo olha, uma postura faz com que a vejam como um pessoa mais poderosa que eles mesmos, e este dilema de não ter um dono, não ser uma propriedade, e como o meio faz o individuo, um livro muito reflexivo, amei ter conhecida está escritora.

mybooks_isa 20/04/2024

Primeiro livro lido da Octavia
Assim como do início ao fim fui instigada por esse livro, do início ao fim também passei muita raiva. Foi angustiante como se estivesse acontecendo comigo, a diferença é que a Dana ainda suportou e foi simpática. Já a minha vontade era de dar uma sacudida nela que não conseguia passar mais de 2 páginas com ódio do Rufus.

Só fiquei decepcionada por não ter sido, nem no fim, explicado e desenvolvido a razão de tudo ter acontecido. O final rápido e aberto foi realmente o fim da picada. Mas esse detalhe considerando tudo que marquei, o quanto gostei da construção dos personagens e me envolvi na leitura é pequeno.

annjuli 15/04/2024

Todas as lutas são, essencialmente, lutas por poder.
Desde as primeiras páginas o impacto da escrita e da história ja estão totalmente entregues. Me questionei o tempo todo qual caminho a história tomaria pra chegar naquele final. Personagens reais, que te colocam em questionamento o tempo todo... É uma experiência incrível acompanhar a história de Dana e Rufus.

Ique 12/04/2024

A dama da ficção científica
Que bomba! No melhor dos sentidos, livraço, que traz a viagem no tempo de uma forma E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R. Impossível não sentir a dor das personagens em meio a esse período tão ruim da história da humanidade. IMPOSSÍVEL não se transformar após terminar esse livro.

Valentina 05/01/2024

Instigante e com temática importante
Achei a história bem interessante, dá vontade de continuar lendo pra saber o que vai acontecer. Mas o que mais gostei no livro foi a forma como dá pra sentir quase na pele o que a personagem vive. Dentro disso, acho muito importante que pessoas brancas leiam esse livro, já que a personagem, mulher preta, viaja para uma época em que a escravidão nos EUA ainda é uma realidade, em um contexto em que ideias abolicionistas estavam surgindo. Gostei muito dos detalhes de todas as cenas, mas ao mesmo tempo sem ser maçante. Muito bom!

Gi 31/12/2023

Não quero voltar, mas preciso
Gente! Que livro!
É de ficar aprensiva o tempo todo.
Dana volta no tempo, ela sendo negra não podia voltar no pior período que existiu no mundo, no período da escravidão. E tudo que ela sabia, não importava.
Quanto sofrimento para salva a vida de uma pessoa que faz parte da sua ancestralidade, da sua árvore biológica.
Tenso, perturbador e questionador.
Adorei!

Bea 01/11/2023

Viciante e Nauseante
Sei nem como começar essa resenha, não sei como encontrar palavras pra explicar o tanto que esse livro me impactou e o quanto ele é incrível.
a ideia é genial, a escrita super gostosa e fluida, e a história é viciante e nauseante.
impossível você ficar bem lendo, com todas as cenas descritivas de tortura que eles sofrem, é um soco no estômago e um tapa na cara.
a Octávia passou exatamente aquilo que a Dana sentia, o sentimento de odiar o Rufus e ao mesmo tempo perdoar ele pelas besteiras que faz, porque nem todo mundo é inteiramente ruim, mesmo sendo ruim a maior parte das vezes. Acompanhando ele crescendo deu pra ver claro como a pessoa não nasce racista, a sociedade que os molda. Rufus no começo não via a diferença e só reproduzia os comentários que ouviam dos seus pais, conforme foi crescendo e vendo tudo que era feito com os escravos, não foi diferente, continuou reproduzindo o que cresceu assistindo.
esse livro me desesperou, deixou de coração acelerado, coração parado, nervosa o suficiente pra não conseguir ler mais. só dava pra respirar de novo quando ela voltava pra casa.

Pâmela Sell 26/10/2023

História incrível
Uma obra de ficção científica espetacular, a autora me prendeu nessa história do início ao fim, muito bem construída e bem rica de detalhes.
A história relata a época de escravidão do século XIX, Dana a personagem principal consegue voltar a essa época e vivenciar o que a sua antiga geração, seus laços de sangue passaram naquela época tão terrível.
O livro é incrível mesmo, quero ler mais livros dessa autora, e essa história mexeu muito comigo.

Lulys 11/10/2023

Sem escolha e sem liberdade
A personagem principal viaja no tempo sem ter nenhum poder de escolha sobre isso e acaba chegando a um lugar muito perigoso para ela.
Ao longo da trama ela vai e volta várias vezes do seu tempo, sempre dividida nos sentimentos.
A construção dos personagens me pareceu verossímil e complexa, a autora se preocupou com as nuances.

Faluz 08/10/2023

Kindred - Octavia E.Butler
Literalmente a autora imergiu no lugar de seus antepassados na escravidão norte americana.
Desenha uma situação de participação/imersão, numa realidade estuda por ela e de certa maneira a provoca a vivenciar a mesma.
Ficção científica envolvente e curiosa.

Aline.Stano 11/09/2023

Extremamente necessário
A escrita é muito fluída, porém é um livro pesado pela temática. A autora é boa demais, Kindred é agora uma das minhas obras preferidas de ficção científica. Necessário demais.

Eduarda.7 10/09/2023

Incrível como sempre com a Octavia (porém n perfeito)
Esse livro é pesado, é cru, é uma lembrança ao q nunca deve ser esquecido, as sequelas, o sangue e as cicatrizes que construíram nossa história.

A Octavia como sempre escreve com maestria sobre esses temas tão pesados como gênero, raça, preconceito, escravidão, racismo, abuso e etc... são sempre livros desconfortáveis de serem lidos porém leituras ultra necessárias.

A Dana é uma personagem forte e determinada que passa por umas poucas e boas ao ter q voltar no tempo pra época da escravidão sendo uma mulher negra do séc 20. Acompanhar a jornada dela foi tenso, sofrido e angustiante mas torci pra q ela conseguisse sair a cada parte desse livro.

E se tenho uma crítica a fazer sobre esse livro é que algumas coisas foram bem previsíveis e o final foi real (n poderia ser de outro jeito pra se manter fiel a história proposta) porém n completamente satisfatório. Minha grande pergunta ao terminar foi "Qual foi o ponto disso tudo?". Qual o sentido? Ficou parecendo que a história é só desgraça, a Dana foi do nada pra lugar nenhum no final das contas. Sinceramente, eu esperava mais e por isso n foi 5 estrelas.

Enfim, tirando algumas ressalvas, o livro é mt bom, recomendo pra todos lerem. Nota 8/10 ; 4????.