Ubik

Ubik Philip K. Dick

Resenhas - Ubik

Joao Felipe 14/01/2022

Um novo amor
Philip K. Dick é absurdo, uma mente que faz jus ao termo gênio, eu li suas obras mais famosas e em todo começo de uma nova obra fico abismado com o quanto ele é criativo e fascinante. Ele sem duvidas deveria ser uma pessoa legal pra conversar, uma mente inconstante e muito a frente de qualquer outra. Adoro como ele conduz tudo, diálogos bem feitos e com muitas reflexões seja qual livro for, você pode torcer o nariz pra ficção cientifica, eu tb n tenho muito histórico nesse gênero, mas deveria dar uma chance assim como eu, vim parar aqui e estou diante de algo que eu amo e nem sabia que existia, doido né, podemos encontrar aquilo que sempre procuramos e n sabemos oq é.

Paulo.Vitor 10/01/2022

O MEIO DO CAMINHO ENTRE O MUNDO E A MORTE
"Eu sou Ubik. Antes que o universo fosse, eu sou. Eu fiz os sóis. Eu fiz os Mundos. Eu criei as vidas e os lugares que eles habitam. Eu as transfiro pra cá, eu as ponho ali."

Esse livro clama por uma adaptação no cinema, personagens com descrições vívidas e palpáveis, cenários bem descritos e história impecável.
Conta a história de uma sociedade onde existem pessoas mortas, porém não, videntes, porém não, e pra mim, além de uma baita história de ficção científica, também é uma crítica vigente ao capitalismo, sendo decisiva até para a existência, vida ou morte dos indivíduos.
É o tipo de livro que é muito difícil de descrever, porém uma das leituras mais fluidas que eu tive.
Primeira leitura do PKD e, sinceramente, gostei muito.

Kevin 26/12/2021

Bastante confuso!
Terceiro livro de Philip K. Dick que leio e, a essa hora, já era pra estar mais habituado com a total falta de nexo em determinadas partes de suas obras. Contudo, UBIK consegue ser ainda mais estranho. O leitor é jogado dentro de um mundo futurístico, em que pessoas são dotadas de poderes psiônicos, e você que se vire para entender o contexto em que os personagens estão, bem como as motivações deles. O texto é fácil de ser lido, entretanto o desenvolvimento da narrativa é um pouco confuso. Parece que o autor começou o livro com uma ideia e do meio para o final resolveu mudar o foco para outro tipo de desfecho. Definitivamente UBIK não ficou entre os meus favoritos de PKD.

3/5.
Paulo Henrique 26/12/2021minha estante
Concordo com você, dos livros que eu já li do P.K.D, achei UBIK bem fraco.

from my window 26/12/2021

Todos vocês estão mortos. Eu tenho vida... será mesmo?
Achei incrível a maneira como o K. Dick faz a gente transitar entre dois mundos sem a gente perceber. É um livro bem rápido pra uma ficção científica relativamente complexa. Depois de uns dois capítulos você quer continuar sabendo a história daqueles personagens e entender o mistério. Isso porque eles vão desenvolvendo hipóteses pra explicar os fenômenos só que acontece algo e a teoria é quebrada, mas rapidamente eles criam outra até resolver o problema mesmo. O final é uma brincadeira muito inteligente que faz a gente querer mais daquela história. Se você gosta de ficção científica, de viagem no tempo (apesar de ser uma viagem diferente do que estamos acostumados) vc vai gostar desse livro porque é genial. Esse foi o primeiro livro do K. Dick que eu li, sempre tive medo de ser loucura demais ou que eu n entendesse a história, mas n foi isso q aconteceu. Na verdade esse livro foi bem legal e divertido, quero continuar lendo as obras dele e esse é um bom começo pra quem tem o mesmo receio que eu tinha.

Luiz Roberto Silva 24/12/2021

Eu sou o verbo e meu nome nunca é dito.
Instigante, divertido, inteligente.
Tantas são as versões criadas para a origem das ideias e inspirações para o roteiro dos filmes Matrix e quando você lê esse livro, de 1969, fica muito claro de onde elas vieram.
Joe Chip trabalha para uma equipe que protege as organizações e o público em geral de atividades psicológicas ilegais como, por exemplo, o uso antiético de precognição – o que Philip desenvolveria em textos subsequentes. A tecnologia serve para constranger o indivíduo. Philip era um outsider. Seus personagens são outsiders, vivem a margem como seu deus-autor vivia, por que a sociedade os expurga expondo sua inequação ao oferecer o que eles não podem ter enquanto. Os protagonistas das histórias de Philip o são por se posicionarem à margem da maioria, na busca por uma revelação cujo enredo construído logo ruí, para novamente ser reconstruído em um ciclo sem fim.
Joe Chip vagueia por realidades múltiplas e discernir exatamente quem ele é, onde está e quando está é menos importante do que apenas sentir toda a loucura colorida que transborda desse livro.
I-Ching/Platão. O monólogo interior de Joe Chip, suas tentativas de reunir a miríade de pistas que apontam para o estabelecimento e a resolução de suas questões, é paranoico, desesperado e brilhante.
Fui levado por um passeio agradável pela paranoia do que é o mundo que Joe Chip tenta estabelecer ao se estabelecer nele. É preciso saber o que se é para se entender onde se está.
O estranho é que mesmo tendo sido mastigado e cuspido em inúmeros filmes e séries, as ideias de Philip se descolam do tempo e me pareceram ainda frescas, talvez pela admiração desse autor que em determinado momento pareceu abandonar sua vida pela literatura e em determinado momento a transformou em bote para não se afogar na realidade na qual estava imerso.

Tales Martinelli 23/12/2021

Confuso de uma maneira boa ?
Realmente tem um grande motivo para os livros de Philip K. Dick não agradarem todos os leitores hahahaha

Ubik é um livro que não te explica muita coisa, já te joga no meio da confusão e torce pra você entender o que tá acontecendo hahahaha.

Apesar da história em si ser meio confusa, gerando diversos plot twists, a escrita desse livro é super tranquila, fazendo com que a leitura flua muito bem.

Foi minha primeira experiência com esse autor, e eu gostei bastante! Mas é fato que muitos não vão gostar, principalmente do final, que segue o mesmo princípio de todo o livro

Maria14598 15/12/2021

Olha... Nada contra... Mas acho que não gosto de ficção científica, a leitura não estava fluindo muito bem, talvez outra hora eu tente reler

Go vegan 09/12/2021

Estranho, muito estranho
É a minha primeira vez com esse tipo de leitura, talvez eu tenha que amadurecer um pouco mais pra conseguir desfrutar deles. Não foi dessa vez

Suzart1 20/11/2021

De pirar o cabeção! Hahaha
Como todos os outros livros de PKD o começo é sempre como se estivéssemos caindo de paraquedas na história e com o tempo vamos entendo o contexto e nos situando. Com Ubik não foi diferente, mas depois de algumas páginas a leitura logo se torna bem intrigante e você começa a se perguntar ?como será que isso aconteceu??

O resumo do livro conseguiu me enganar e eu pensei que a história seria bem diferente do que foi (fiquei com certa preguiça de começar). Mas no final gostei bastante do livro, que além do tema da meia-vida (uma espécie de vida após a morte), traz a questão sempre presente nas obras de PKD: o que é a realidade afinal de contas?

Fora a questão do capitalismo! Chocada que a pessoa tem que pagar para sair da própria casa!!! Se duvidar, em breve estaremos assim também. (SOS hahahaha)

Alexandre 31/10/2021

Ubik
Fala-se muito de Asimov, Fundação, C.Clarkr e pouco de Phillip K Dick. Esse livro é uma obra prima da ficção científica. Reúne detalhes, reflexão, analogias, e um final surpreendente. O ápice da ficção científica se encontra nesse livro. Recomendo demais

Ubik para a sua vida!!!!