Ubik

Ubik Philip K. Dick

Resenhas - Ubik

rafa_._cardoso 27/05/2022

Viagem muito boa!
O livro é uma viagem meio doida, mas muito boa, com escrita de fácil compreensão e momentos para pensar e reparar como os autores acertam o futuro de forma tão exata.

Confesso que alguns capítulos (principalmente 10 e 11) me perderam um pouco, mas a curiosidade de saber o que se fato está acontecendo faz a leitura ser muito rápida e gostosa.

Leitura gostosa!

Ricc 15/05/2022

***CONTÉM SPOILERS***

Em Ubik, 1992 é o futuro. E nele, os humanos evoluíram e desenvolveram habilidades psíquicas que ameaçam a privacidade. Assim, algumas empresas oferecem serviços para impedir a manipulação de telepatas e humanos superdotados.

Glen Runciter é dono de uma dessas empresas e observa que seus funcionários estão sumindo. Logo, ele consulta Ella, sua mulher, que está em meia-vida, uma espécie de pós-morte onde há contato com a consciência do falecido. No entanto, o contato com Ella é interrompido por uma "entidade" que bloqueia a comunicação entre eles.

Mais tarde, Runciter monta uma equipe para uma viagem à Lua. Uma explosão ocorre e um mistério surge. Runciter morreu ou seria ele o único sobrevivente?

***

Ubik não é uma leitura simples. E isso não se deve à escrita, que é fluida, e sim ao enredo em si. A narrativa me soa confusa em certos momentos. A partir do plot da viagem à Lua, a trama soa abruptamente interrompida. Tive a sensação de que o autor simplesmente mudou de ideia e resolveu escrever "um novo enredo".

A minha experiência com Ubik foi, no mínimo, controversa. Longe de ser um livro ruim, mas longe de ser uma das melhores ficções científicas que li. Alguns conceitos sci-fi são inseridos sem didática e o leitor só consegue entendê-los através de curtos diálogos ao longo da história, que se inicia densa e cansativa.

Porém, nem tudo são espinhos... Ubik traz uma reflexão e abordagem interessantes sobre consumo, privacidade, religião e capitalismo. É interessante notar um livro escrito em meados do século passado abordando temáticas tão atuais. Aqui, a desigualdade social é retratada de um modo sutil e realista.

Esse foi meu primeiro contato com o autor. Foi válido e talvez eu me aventure novamente em outro livro do PKD no futuro.

Dudu 11/05/2022

Que livro mais maluco!

A ideia por trás da história é surreal e de uma criatividade extraordinária.

De início, a escrita não me empolgou muito. Achei que a narrativa estava se encaminhando para uma história sem muito nexo, como em "O tempo em Marte", obra do mesmo autor.

Mas, aos poucos, a história vai crescendo e provoca inquietude e curiosidade em relação aos fatos mirabolantes que se sucedem.

Tem uma pegada de suspense e investigação, mas o forte mesmo é a ficção científica e o aspecto surrealista da trama.

Outro aspecto interessante da obra é que se passa no ano futurista de 1992. Isto permite observar certa visão de futuro do autor e comparar com o que foi alcançado na realidade.

Ubik! Vai resolver sua vida, se usado conforme as instruções.
Brujo 11/05/2022minha estante
Um dos meus livros prediletos do PKD !!

Dudu 12/05/2022minha estante
É apenas o segundo livro dele que eu já li. Depois deste, quero ler outros!

Felibalex 26/04/2022

Um pouco de ubik para revolucionar sua vida
A experiência de ler Ubik é incrível. A distopia te prende em uma jornada em que você constantemente se pergunta "o que eu não estou vendo". O livro não se prende em chicles, não foca no óbvio. Ele vai no oposto, e isso é incrível. Ele não te explica, porque as coisas não precisam ser explicadas, ele não concluí porque não existe conclusão. Ele é inteiro por si só e até ali, o resto é nosso. Experiência magnífica. Adorei.

Gira 25/04/2022

Fantástico
O Autor consegue te levar a algo inimaginável, com uma escrita fluída e bastante envolvente consegue te surpreender do início ao fim. Sem contar que a construção e divagação sobre a vida de maneira insólita.
Fiquei dias pensando no que havia lido. Hoje favorito a obra como uma das melhores.

Daniela742 17/04/2022

Mais um leitura de Philip K. Dick que me deixa doida!
Nesse futuro distópico alguns humanos desenvolvem poderes telepatas e isso acaba tornando-se um problema, afinal como fica a privacidade? E o direito a resguardar o nosso futuro?

No entanto, quando entramos na história o bonde já está andando a muito tempo. Há agências que cuidam de bloquear os efeitos desses poderes sobre as outras pessoas, assim como, agências que espalham esses humanos superdotados para fins próprios e privados. Em meio ao caos de precogs, inerciais e telepatas, conhecemos os personagens da história.

Começar essa história talvez seja a parte mais complicada, porque o autor nos insere na trama como se todo aquele universo já fosse familiar. Então é normal ficar um pouco perdido, ainda mais com a quantidade de termos e lugares que não são explicados e só vamos entender com o desenrolar dos acontecimentos ou com o próprio contexto.

Mas conforme as páginas passam e os personagens vão sendo introduzidos é outra loucura que começa a tomar conta da história. Em meio a viagens em diferentes realidades vamos acompanhamos os personagens tão perdidos quanto nós, tentando achar alguma resposta que faça sentido.

Apesar de parecer apenas uma grande viagem psicodélica, Philip K. Dick, traz embutido nessas loucuras, críticas ao avanço desenfreado da tecnologia, a o modo como o capitalismo se aproveita disso e como nós apenas estamos no meio de tudo isso.

Guilhermo del Toró 04/04/2022

Ubik trás plots e surpresas até o final, com desfechos inesperados em cada capítulo, somado ao mundo criado pelo autor

Daniel.Victor 20/03/2022

Vocês estão mortos, eu estou vivo.
Ler Philip K. Dick não tem erro, é certeza que vai ser um livro de explodir a cabeça. Mas não se preocupem, é uma explosão boa, pois o mesmo faz parte da nata da ficção científica. Com Ubik não é diferente. São tantas coisas que acontecem nessa história, que fica difícil fazer qualquer tipo de comentário. Aqui temos uma sociedade tão evoluída, que a habilidade de telepatia foi desenvolvida, se tornando um problema de segurança e privacidade. Em vista disso, surgiu a demanda de criar uma organização encarregada de descobrir onde estão esses telepatas. Nessa obra, K. Dick também trata sobre o tema da morte, da confiança, além do questionamento da realidade, sobre o que é real, e o que é simulação. Vale a pena conferir.

RNA 13/03/2022

Maravilhoso
Ubik é maravilhoso, envolvente do início ao fim, personagens bem desenvolvidos e uma trama que te deixa perplexo do início ao fim, mais uma grande obra do gênio PKD.

Breno.Miranda 08/02/2022

Plot atrás de plot e o final é de explodir a cabeça. A leitura no início é um pouco complicada, leva um tempo até acostumar com alguns conceitos do universo psicodélico da obra. É uma sensação de perdido e preso, perdido no universo e preso na história (dificil explicar kkk).

Achei uma ótima leitura e a única ressalva é que faltou desenvolver mais alguns personagens importantes para a história.

Gaah 08/02/2022

Um livro com múltiplos questionamentos e interpretações
Cara, que experiência ler esse livro. Ao mesmo tempo que imaginava não entender nada, na página seguinte era tudo explicado. Mas então, algumas páginas depois o que eu tinha tomado como verdade sobre a história era questionado novamente. E segue nisso por um bom tempo até exatamente a última página do livro.

Diria que Ubik é um livro com múltiplos questionamentos e reflexões. Para citar alguns, no livro é discutido (mesmo que de forma indireta em alguns casos) sobre consumismo, vida e morte, o conceito do divino, e a realidade em si.

Honestamente, não acho que consegui absorver 100% do que o livro tem para oferecer. Ainda pretendo reler ele em algum momento, e dessa vez com mais calma, pra realmente pensar e refletir sobre tudo que é abordado ali.

Enfim, apenas não dei 5 estrelas pra esse livro por conta da falta de desenvolvimento dos personagens. Ainda assim, não acho que isso seja algo comprometedor para a história. Pra mim Ubik é mais sobre as reflexões e ideias malucas do Philip K Dick.

Henrique 30/01/2022

Como uma das melhores ficções científicas que já li, Phillip K. Dick apresenta telepatas, videntes e outras habilidades psíquicas mesclado a um mundo com tecnologias altamente desenvolvidas (para a época, 1969). E o mais surpreendente é que Phillip Dick não foca em nenhum desse aspectos, sendo apenas plano fundo para uma narrativa mais introspectiva , em certa medida, sobre a realidade. O protagonista, Joe chip, vivencia um retrocesso do mundo, e isso o motiva a buscar respostas, entretanto as perguntas geram mais perguntas, se tornando um ótimo livro de se acompanhar, te instigando a querer saber as respostas tanto quanto ?ou até mais? o protagonista.
É um ótimo livro que eu recomendaria para qualquer pessoa. Trás um debate sobre morte, reencarnação e salvação.

Helena193 24/01/2022

Não achei uma leitura ruim, é muito interessante por sinal. O seu único problema é a falta de desenvolvimento dos personagens. Achei que a Pat Conley iria ter um plot bombástico ou algo do tipo, mas a sua existência foi usada simplesmente para causar uma pequena confusão nas ideias do protagonista, somente isso.

Natália 21/01/2022

Um livro para ser lido antes de entrar em meia-vida
?Eu estou vivo, são vocês que estão mortos?. Essa é uma das muitas reviravoltas desse livro que, assim como em muitas outras obras de Philip K Dick, confundem sua percepção da realidade. Somos jogados de uma incerteza a outra e é difícil saber o que é real e o que não é, principalmente ao final do livro, quando percebemos que talvez a nossa realidade também não seja a realidade que pensamos ser e talvez Runciter também esteja morto.

Achei os personagens um pouco rasos e mal desenvolvidos e a narrativa às vezes tem um excesso de personagens descartáveis que parecem pouco acrescentar ao todo. A história, no entanto, achei revolucionária (considerando a época na qual foi escrita) e a maneira como o livro viaja é único e muito característico do autor, valendo a leitura pra quem já é um fã desse tipo de narrativa pouco linear e meio alucinógena.

Ao final, percebemos que Ubik é Deus e todo o livro se abre para interpretações interessantes a respeito das forças que agem no nosso plano existencial. Mind blowing!

Nina 20/01/2022

Ubik - plot atrás de plot e mais plot e etc..
Primeira leitura de ficção científica mais adulta eu conseguria classificar esse livro?, tem momentos bem fluídos durante a leitura que é bem fácil para ser uma ficção do gênero, porém acontece tanta coisa e tantos personagens que fica difícil ou até chatinho de acompanhar a história.

Quase no final do livro acontece uma possível explicação que seria o mais "ideal" para a história, mas dai no mesmo capítulo fala que não, e no próximo não era nada daquilo do capítulo anterior e é assim até chegar na última página e na última frase do livro.

Recomendoo livro para aqueles que já estão acostumados a lerem o gênero e que esteja 100% atento a leitura, pois de um parágrafo ao outro tudo pode mudar e ter sentido na viagem que o autorcriou .