O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Linaa 07/12/2021

"Ó desgraça, gostava tanto daquele chapéu"
Eu gostei muito da mensagem final que esse livro trás, mas não me conectei muito na história.

"Cada história é guardiã da esperança de que esta vida não é a única, que se alguém quisesse poderia ter uma existência diferente"
Essa frase resume tudo no livro, fala sobre nossas escolhas e como elas escrevem nosso futuro.
Achei interessantíssimo como o autor trás essa mensagem, apesar de simples ma tão importante e esquecida.

Talvez eu não tenha gostado tanto pelas enormes expectativas q coloquei nele, mas apesar de tudo, tirei inúmeras lições.

Meire.Abreu 11/03/2020

apaixonante / lirismo
Não vou dar spoiler --- É um livro despretensioso, muito bem escrito, com um portugues impecável e de lirismo singular, é impossível não sofrer com o Líbero e nao se comover com o Rubio.
Os personagens bem estruturados e a história é de uma delicadeza e sutiliza que dificilmente um bom leitor não irá deixar de perceber. Em alguns momentos me peguei achando que estava lendo algo da Lygia Fagundes Telles ou da Clarisce Lispector . Um livro apaixonante , tando pela escrita como pelas entrelinhas .

site: lirismo

Lali 11/06/2021

Um livro sensível e delicado. Com uma condução precisa, te transporta para o universo de Pausado e te permite sentir as angústias, alegrias, dores, prazeres de Libero, Massimo, Norma, Rubio e Baltazar.
Uma pequena pérola, onde tudo tem significado. Mesmo os aspectos fantásticos da história podem ser vistas sob outra ótica.

Lise 23/06/2021

O que você faria se tivesse o livro da sua vida em mãos?
“Viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas.”

Em “O Livro de Líbero”, Alfredo Nugent Setubal narra a história de Líbero, um garoto que vive em uma cidade pequena, que recebe certo dia um circo itinerante. No dia do espetáculo, é oferecido a Líbero o livro de sua vida. O que acontece a partir de então é uma cativante história sobre buscas, identidade e propósito.

Conheci essa obra através de uma amiga em uma brincadeira de Amigo Ladrão. Ela apresentou esse tema fantástico e enfatizou que se tratava de um escritor brasileiro contemporâneo e eu me interessei instantaneamente.

O autor é muito feliz em sua escrita, ao mesmo tempo simples (que é MUITO DIFERENTE de simplória), fluída, e cheia de poesia. A proposta de temas é bastante original e o desenvolvimento é fantástico, tanto que o li em menos de uma semana, sem conseguir desgrudar. Ou seja, recomendadíssimo!

site: https://lisfonseca.blog.br/resenha-o-livro-de-libero-alfredo-nugent-setubal

Giselaine 18/08/2021

O poder das nossas escolhas
Conhecemos Líbero menino com 11 anos, vivendo tudo o que se pode para a idade. Uma decisão muda toda a sua vida, toda a sua alma. O desenrolar do livro me prendeu bastante. Tem muitas reflexões ótimas e o poder das nossas escolhas faz toda a diferença no que vamos e que nos permitirmos viver. A questão da maternidade também é bem trabalhada, a síndrome do ninho vazio, o amor não correspondido, o preconceito com doenças mentais. Eu recomendo muito, inclusive para análise das metáforas do livro.

dafsss 23/03/2020

Infelizmente foi um livro que não criei uma conexão.
Maria.Angelica 24/03/2020minha estante
Nossa. E estou gostando muito. É pura poesia. Ainda estou no começo, quando terminar te falo!!

SubaLivros 15/12/2021

?Segundo Norma, o mundo era grande demais, vasto demais, para se conhecer apenas pelos livros. Já segundo Massimo, o mundo era grande demais, vasto demais, para conseguir conhecê-lo senão pelos livros.?
?Não existem esses indícios, nem justificativas que expliquem tudo. A vida é uma sequência de aleatoriedades frágeis, pequenas sincronicidades que ocorrem, mas que poderiam muito bem não ter ocorrido.?
O que você faria se lhe fosse oferecido o livro da sua vida?
Um livro que trás grandes reflexões e nos questiona sobre o tempo, as decisões e o futuro (ou futuros). Escrita muito agradável e fluída.

Vini 31/01/2022

O Livro de Líbero
O livro de Líbero nos leva à uma viagem de autodescoberta do seu protagonista. Um romance de formação com grandes doses de melancolia, que tenta nos mostrar a importância da leitura.
Confesso que não era o que esperava, mas que não tornou a experiência ruim. Muitos momentos de reflexão sobre a nossa própria leitura de mundo.

Luan 23/12/2020

O livro de Líbero é repleto de agradáveis surpresas
A disseminação da literatura de uma forma geral – mesmo que muitos lutem contra isso - contribui, entre outros, para a popularização de novos escritores. No Brasil, um país que nunca foi conhecido por consumir tanto este produto, novos autores ou ficam limitados a um grupo, ou são voltados a uma elite mais intelectual. Os livros nacionais mais populares, no entanto, vêm ganhando espaço somente mais recentemente, e com isso abrem-se as portas para novos escritores. E alguns são uma grata surpresa, como é o caso de Alfredo Nugent Setubal, de O livro de Líbero.

A obra narra a história de Líbero Perim, habitante da pequena e desconhecida cidade de Pausado. Sonhador e curioso, o protagonista alegre e motivado tem sua vida modificada depois de ser convidado a ler o livro da sua vida em um circo que chega na cidade, convite cujo ele rejeita. Essa atitude será o marco de uma virada em sua vida, mas não necessariamente para melhor.

O livro é repleto de agradáveis surpresas. A primeira foi que é nacional. Eu não sabia que se tratava de uma obra brasileira. Outra surpresa foi a qualidade presente ali. A escrita é poética e mágica. Os diálogos são muito bonitos e o texto todo traz consigo um sentimento bem forte. Alfredo ainda surpreende, principalmente sendo estreante, por mostrar um desenvolvimento coerente e que sabe onde quer chegar. O prazer da leitura é grande e o ritmo é rápido.

O livro de líbero traz poucos defeitos. Em alguns poucos momentos houve uma lentidão no desenrolar da história, tornando quase chato. Poderia ter havido, inclusive, mais profundidade na história, uma construção um pouco maior, gerando, claro, aumento nas páginas, especialmente ao explorar melhor, por exemplo, o circo, e o narrador da primeira parte da história.

De forma geral, O livro de líbero é um uma fábula única que encanta. Se tornou, rápido, um dos meus preferidos do ano. Não apenas por todas as qualidades já citadas, mas também pelos personagens criados, todos muito bem construídos - destaque para Líbero e Rúbio. Porém, o que mais me conquistou enquanto leitor foi a mensagem que o autor passa. Ela é bem clara e certeira: o que será da nossa vida no futuro? Devemos esperando algo ou precisamos aproveitá-la ao mais rápido possível? O nosso destino depende da gente e não podemos desperdiçar essa oportunidade única.

19/12/2021

Um ingresso para o circo. É assim que nos sentimos ao ingressar no mundo de Líbero. A história no geral é bem fraca, apesar de interessante. Eu ousaria dizer que a história não é de Líbero, e sim de Norma, Massimo, Rubio, Baltazar e etc, mas parece que a mesma não foi bem desenvolvida, parece ter sido feita à pressas. A história é fácil de ler e se envolver, mas faltou e muito pro leitor fechar o livro satisfeito com o tempo que investiu lendo o livro, e isso é uma pena, porque eu vi um potencial muito bacana nas ideias que o autor colocou ao longo das páginas. Apesar de tudo, não posso dizer que é um livro ruim, porque me fez ter vários pensamentos acerca do tempo, da vida, de escolhas, de decisões e afins. Líbero me fez lembrar de coisas que eu estava deixando pra trás, por isso minha experiência foi interessante.
marvin 26/12/2021minha estante
discordo

29/12/2021minha estante
calado namorado

marvin 30/12/2021minha estante
sim senhora

Malu 22/11/2020

Eu demorei muito pra ler esse livro, porque ele tocou em tantas partes em mim que era difícil continuar lendo e isso pra mim torna o livro incrível! Acho maravilhoso rever ideias, conceitos e se repensar por inteiro com apenas frases.
Eu ainda estou processando e sei que é um livro que vou querer reler em épocas diferentes da minha vida pra ter outros entendimentos. É um livro triste não do tipo que você chora, mas sim que você sente aquela tristeza lá no fundo.

Ju 01/03/2020

Queria minha montanha
Uma história que oriente até o fim, não muito conformada com o rumo da história mas uma incrível história

Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Realmente não é um livro feliz.... mas a leitura é muito reflexiva né?

Dan Lazarini 29/03/2020minha estante
Sim muito. Eu fiquei a semana inteira pensando nele e me trouxe excelentes reflexões... é um livro que deve ser lido e refletido... da pra tirar muitas lições dele

Bella 02/04/2020minha estante
É reflexiva mas esperava mais

Dan Lazarini 03/04/2020minha estante
Sim ele era só uma criança ... gostaria que ele tivesse contado aos pais ... gostaria que ele pudesse ter entendido e aceitado sua decisão ainda na infância

Bella 03/04/2020minha estante
Exatamente, ele perdeu toda a infância remoendo sua decisão e acabou não vivendo

Hell 20/03/2020

Leitura fácil mas não menos impactante
No tocante a escolhas, você é do tipo que lê a última página de um livro e depois lê a história? E se fosse o livro da sua vida? O que pude absorver desse livro é que após você fazer uma escolha deve seguir em frente, o que poderia ser escolhido não existe mais e jamais poderá ser recuperado.

Kamila.Rodrigues 11/09/2020

Uma obra de inebriante
Para ficarmos por dentro da vida de Líbero, personagem principal do livro, chega a ser impossível se separar da história que, a cada página, nos prende e desperta emoções diversas. Triste e lindo ao mesmo tempo. Sem falar nos laços afetivos que construímos com Rúbio, quem nos conta parte da história. Simplesmente maravilhoso!
Tarcila 19/11/2020minha estante
Rúbio foi o melhor do livro!

Kamila.Rodrigues 21/11/2020minha estante
Sem dúvida!