O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Hell 20/03/2020

Leitura fácil mas não menos impactante
No tocante a escolhas, você é do tipo que lê a última página de um livro e depois lê a história? E se fosse o livro da sua vida? O que pude absorver desse livro é que após você fazer uma escolha deve seguir em frente, o que poderia ser escolhido não existe mais e jamais poderá ser recuperado.

dafsss 23/03/2020

Infelizmente foi um livro que não criei uma conexão.
Maria.Angelica 24/03/2020minha estante
Nossa. E estou gostando muito. É pura poesia. Ainda estou no começo, quando terminar te falo!!

Wally.Mota 09/06/2020

SEU DESTINO É VOCÊ QUEM FAZ!
Líbero Perim é um menino bastante alegre e sonhador que vive com seus pais na pequena cidade de Pausado, cujo número de habitantes é de apenas 409!
Massimo, seu pai, é responsável pela Gazeta de Pausado, um jornal local que leva as principais notícias para os habitantes e que tem Líbero e Rubio como ajudantes.
~
Por ser uma cidade bem pequena, os moradores da pequena cidade se impressionam com tudo o que pode existir além dela. Norma, mãe de Líbero, considera o mundo lá fora perigoso e incerto para o menino! Já Massimo, o vê como um mundo de oportunidades promissoras! Quando o circo Bosendorf chega na cidade, rapidamente desperta a curiosidade de todos os habitantes, principalmente dos Perim!
~
Porém, ao assistirem o espetáculo de estreia, Líbero dá de cara com um funcionário do circo chamado Baltazar, o qual mostra ao garoto um livro que contém toda a sua história de vida e que pertence a ele. É a partir daí que toda a trama se desenrola, sendo contada por Baltazar e Rubio!
~
Triste, melancólico e emocionante, O Livro de Líbero é uma leitura que carrega poderosas mensagens e reflexões, mas que foi mal compreendido por muitos leitores! O autor, que é brasileiro, propositalmente deixou algumas situações explicadas nas entrelinhas e talvez por isso, não agradou! Porém, nada foi inserido por acaso! A principal mensagem que fica é a de que mesmo que nosso destino esteja traçado, quem o torna real somos nós!

Até a próxima

Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Realmente não é um livro feliz.... mas a leitura é muito reflexiva né?

Dan Lazarini 29/03/2020minha estante
Sim muito. Eu fiquei a semana inteira pensando nele e me trouxe excelentes reflexões... é um livro que deve ser lido e refletido... da pra tirar muitas lições dele

Bella 02/04/2020minha estante
É reflexiva mas esperava mais

Dan Lazarini 03/04/2020minha estante
Sim ele era só uma criança ... gostaria que ele tivesse contado aos pais ... gostaria que ele pudesse ter entendido e aceitado sua decisão ainda na infância

Bella 03/04/2020minha estante
Exatamente, ele perdeu toda a infância remoendo sua decisão e acabou não vivendo

Lali 11/06/2021

Um livro sensível e delicado. Com uma condução precisa, te transporta para o universo de Pausado e te permite sentir as angústias, alegrias, dores, prazeres de Libero, Massimo, Norma, Rubio e Baltazar.
Uma pequena pérola, onde tudo tem significado. Mesmo os aspectos fantásticos da história podem ser vistas sob outra ótica.

Juliano.Ramos 07/03/2020

Esse livro não deveria ser um intrisecos.

Ju 01/03/2020

Queria minha montanha
Uma história que oriente até o fim, não muito conformada com o rumo da história mas uma incrível história

Claudinéia 16/03/2020

Você leria o livro da sua vida?
Tudo em o livro de Líbero parece orquestrado; os nomes dos personagens, o nome do lugar, as descrições e sentimentos; cada página pinta-se metaforicamente planejada, no entanto, ao contrário do que se espera de livros como esse, que parecem ser criados exatamente com um propósito, que poderiam até parecer Clichê ou puramente pouco suave e arrastado, o livro de Líbero não perdeu seu caráter surpreendente, o fato de ser orquestrado, com cada palavra em seu devido lugar, fazendo as insinuações imprescindíveis o torna cada vez mais suave, desliza pelos nossos olhos, a mente o devora rapidamente e os olhos se enchem de imagens poéticas.
Tomo a liberdade de como leitora criar minha própria interpretação das Entrelinhas....

site: https://www.capituanalista.com/pagina-em-branco-1

Jéssica 08/03/2020

Primeiramente, é muito difícil eu não gostar de um livro, pois acredito que sempre se aprende algo de qualquer leitura.

Com o ?Livro de Líbero? não foi diferente.

Na primeira metade, achei o livro interessante e salvo engano, o único livro repetitivo propositalmente que li na vida kkk.

Acredito que o autor quis, com as repetições, enraizar as emoções por detrás de cada atitude como forma de despertar as mais diversas sensações no leitor. Foi uma experiência boa. É difícil você não conseguir visualizar o que se passa e não sentir as emoções que permeiam o personagem naquela cena.

É uma literatura bem descritiva, mas não do tipo que cansa o leitor por excesso de informações. A descrição é na medida certa de manter o seu interesse no livro.

A leitura é dinâmica. O autor não perde tempo com personagens dispensáveis e nem com fatos desnecessários.

Porém, na segunda metade do livro se inicia uma dramaticidade desnecessária. Mas, que para mim, não comprometeu o meu interesse no livro.

@julianasoriano_s2 19/05/2020

Interessante.
Um livro diferente onde mudamos nossas expectativas com o passar dos capítulos. Aquela leitura que pode não agradar muitas pessoas, mas se for ler, esteja aberta para uma história curiosa e com um desfecho distinto do habitual.

JL Marcal 03/07/2021

Emocionante!
Um belo livro sobre o poder das escolhas que fazemos ou deixamos de fazer. Muito emocionante, além de ser nacional. Recomendo muito!!!!

Raíssa Marques 24/03/2020

Livro lindo!
O Livro de Líbero, de Alfredo Nugent Setubal, foi o primeiro de um escritor brasileiro a ser enviado no clube Intrínsecos, o que achei muito massa! O livro é muito gostoso de ler, diálogos fluidos e quanto mais lia, mais queria saber de o que iria acontecer. O livro é divido em duas partes. A primeira parte é narrada por Baltazar, o misterioso homem do circo. Ele conta a história de Líbero com 11 anos, um menino cheio de sonhos e apaixonado pelos livros.
A segunda parte do livro já é narrada por Rubio, o melhor amigo de Líbero e também funcionário do seu pai na Gazeta de Pausado, o jornal da cidade. Rubio conta a história de Líbero após 23 anos e qual rumo tomou após aquele dia no circo. A primeira parte fiquei presa aos mistérios do Baltazar, mas a segunda me conquistou, e meu coração ficou apertado pelo Rubio, que pra mim, é o melhor personagem desse livro. Líbero que me desculpe, mas Rubio é o meu favorito.
É um livro poético e cheio de reflexões, trás uma mensagem de esperança, de recomeço e nos fazem refletir que algumas decisões que tomamos na vida, muda todo o nosso rumo. Alguns momentos dessa leitura, pensei que o Alfredo me conhecia, por que eu tinha a impressão que foi escrito pra mim, com toda certeza é um livro para vida.
Quote: “Somos autores da nossa história e a felicidade só depende de nós”
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Que emocionante sua conclusão ??

Marques60 24/03/2020

Lições
Gostei da forma como o livro foi escrito. Tive dificuldade para pegar o ritmo nas primeiras 30 ou 40 páginas, mas depois só consegui largar o livro qua do acabei, pois ele atiçou a minha curiosidade. Os diálogos são diretos o que também ajuda a leitura e gostei dos ditados e provérbios espalhados neles. No fim, você percebe que o livro te trouxe muitas reflexões. Gostei!

Bruna 26/03/2020

O livro de Líbero
Não sei exatamente o que estou sentindo após a leitura desse livro, tristeza talvez? Sim, acho que essa seria a palavra certa. Não triste pela leitura do livro, pelo contrário. É um livro que nos faz refletir muito a cerca do que queremos para nossa vida. Triste em saber que Líbero era um menino tão feliz, curioso, cheio de sonhos e dúvidas e num determinado dia com a chegada do circo em sua cidade tudo mudou...

Vivi.Freisleben 28/03/2020

No início a leitura não me prendeu muito, mas insisti e da metade em diante consegui me conectar com a história. Reflexivo em vários momentos.