Como Ler Livros

Como Ler Livros Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Lara 31/12/2021

Eu não esperava que esse livro pudesse prender toda a minha atenção quanto me prendeu. O engraçado é que ele te obriga a ler "analiticamente" sem ter introduzido o conceito ao leitor. É muito agradável o autor conversar com nós sobre as dificuldades, as reais expectativas e as pontuações muito bem desenvolvidas. A linguagem é de fácil acesso e o livro é muito transformador.
Miguel.Moreira 04/04/2022minha estante
Essa obra é simplesmente incrível. E de fato somos obrigados a ler analiticamente antes do autor nos apresentar a leitura analítica kkkkkkk.

Samuel1081 12/12/2021

O livro que todos deveriam ler
O título parece "bobo", mas o conteúdo é MUITO rico, gostaria de ter lido anos atrás.

Todos que usam os livros como meio de aprendizado, ou seja, estudos deveriam ler este livro, simples assim.

Bruno.Vieira 26/09/2021

Excelente
O livro ensina muita coisa, é realmente uma leitura necessária para quem se interessa em aprender com a leitura.

Helder 17/09/2021

Leitura indispensável
O livro é um verdadeiro curso. Levei um tempo longo pra ler tudo.
Fui degustando, colocando em prática e aprendendo todos os estágios da leitura ensinados por Adler.
Confesso que parte dá para aplicar com muita facilidade e grande parte requer muito mais dedicação.
O melhor de tudo: aprendi a conversar com o autor.
Excelente experiência!
Bom de verdade você conversar com alguém que não responde, mas que tem voz.
Não tinha como não ser 5 estrelas. ;)

Rafael_Santiago 12/09/2021

Um bom guia
O livro pode ser bom para ensinar leitores mais iniciantes sobre como se orientar ao desenvolver/exercitar o hábito da leitura. Da mesma forma pode vir sistematizar ou apontar hábitos que um leitor mais experiente já vem desenvolvendo de modo mais autônomo ao longo de sua vida. Então acaba sendo indicado para qualquer pessoa que goste de ler e do assunto.

É dado um foco maior à leitura analítica. Se você busca dicas muito extensas sobre como ler romances, poesia ou textos mais artísticos pode se frustrar um pouco.

No ponto de textos lúdicos, artísticos é até uma fonte de absolvição, descompressão, mas vou deixar você ler os apontamentos dos autores para entender o porquê.

O livro pode também agir como uma espécie de tutor, guia para te orientar de modo geral na leitura de textos mais difíceis.

Ele também ressalta e põe em discussão bons pontos: Quantidade vs. Qualidade, Crítica especializada vs. Buscar um próprio entendimento, entre outras questões.

Se você gosta de ler e busca na leitura um meio para se aprimorar como indivíduo, pode encontrar bons insights e incentivos nesse livro. Somado a isso o texto pode também te fazer criticar, repensar, aprovar ou desaprovar certos pontos em sua relação com os livros.

Luiz 25/08/2021

Escrita e exposição impecáveis!
Livro: Como Ler Livros - O guia clássico para a leitura inteligente
Autores: Mortimer J. Adler & Charles Van Doren

"Um livro que simplesmente distraia ou entretenha pode ser uma diversão agradável numa hora ociosa, mas você não deve esperar dele algo além de distração. Não somos contra a distração em si mesma, mas queremos enfatizar que o aprimoramento da capacidade de leitura não anda junto com ela."
(Adler & Doren, p. 341)

Tá aí uma boa mensagem, dentre várias, que o livro deixa ao leitor.
Como Ler Livros é sem dúvida um dos melhores livros que li esse ano, sua linguagem é fenomenal, flui tranquilamente como um diálogo entre professor e aluno, a didática é impecável, cada ponto do livro complementa o último e é importante para o próximo, com certeza não é um daqueles livros que facilmente poderiam ser reduzidos pela metade, ainda que seja um livro relativamente grande, é formidável em cada parte.

A proposta do livro é percorrer os tipos de leitura, partindo do tipo Elementar, seguindo para a Inspecional, Analítica e por fim, a Sintópica. A cada tipo de leitura a abordagem deve ser diferente pois os objetivos delas são diferentes. Possui também explanações em leitura Imaginativas e Expositivas, as diferenças entre elas e ao que o leitor deve se atentar ao se deparar com cada uma delas, seja ficções, poemas, peças, ou livros de ciências, história e filosofia.

É o tipo de livro que se eu soubesse o quanto era bom, teria lido antes de muitos outros que ja li.

Walysson 06/07/2021

Gostaria de ter lido antes!
Esse é o tipo de livro que quando acabamos de ler, nos perguntamos porque não li antes.

Recomendo demais essa obra para qualquer pessoa que deseja se embrenhar na vida Intelectual.

Pam 06/06/2021

Uma luta
Pra ler esse livro foi uma luta
Sério, foi uma leitura obrigatória mais que trabalhosa embora tenha me acrescentado muito no que precisava acrescentar (iniciação científica). Mas sério dava pra ter ensinado o que ensinou de forma muito mais rápida e dinâmica...
Enfim, acho que as chances de eu ler esse livro se não fosse obrigatório eram quase negativas
3??

Josiane PADIAR Zoch 25/05/2021

Seja um leitor ativo e coloque em prática os ensinamentos do livro. Há 04 níveis de leitura:
1 - leitura elementar: aprendendo a ler (alfabetização funcional);

2 - leitura inspecional: - pré-leitura (quando não se tem certeza se quer ler o livro ou tem pouquíssimo tempo para lê-lo: leia o título e o prefácio; estude o sumário; cheque as referencias no final do livro; leia a orelha, a contracapa, eventual aspas e comentários que fizeram sobre a obra; cheque o título de todos os capítulos; dê uma folheada geral.
- leitura superficial: ler direto e depois quando voltar a ler vai focar naquilo que não compreendeu; mesmo que não volte a ler, alguma coisa absorveu.
AGORA É A HORA DE ABANDONAR O LIVRO, caso não seja o que pensava.

3 - Leitura analítica: é a leitura completa do livro. O leitor entende o que o escritor quer dizer e consegue fazer ligação com outros conhecimentos. Para isso há algumas dicas:
* memorize qual o tema central do livro;
* mentalize qual o problema esse livro resolve;
* faça resumo;
* mapas mentais com principais ideias;
* explique para alguém ou grave um áudio:
* faça perguntas durante a leitura (esse livro é sobre o quê?; o que está sendo dito em detalhes e como?; o que esse livro diz é verdade?; e daí? é importante saber disso?)

4 - Leitura sintópica: ler mais de um livro sobre o mesmo tema e criar uma opinião própria.

CADA LIVRO DEVE SER LIDO NÃO MAIS DEVAGAR QUE ELE MERECE E NÃO MAIS RÁPIDO QUE VOCÊ CONSEGUE LER COM SATISFAÇÃO E COMPREENSÃO.

abrahao.dias 23/05/2021

Posso estar errado mais este é um livro quase que exclusivo. O livro é um verdadeiro manual da boa leitura, indispensável para leitores que querem se aperfeiçoar nós métodos de leitura e extrair o máximo na leitura de seus livros. O livro é completo no meu ver.

"Você não se tornará um leitor mais capaz se tudo que lê são livros que não desafiam a sua capacidade. É preciso enfrentar livros que estão além de sua capacidade, ou, como dissemos, livros que estão acima de você. Somente os livros desse tipo vão levá-lo a ampliar sua mente. E a menos que você a amplie, não aprenderá." Mortimer j. Adler.

Matheus 18/05/2021

Como ler livros, de Mortimer Adler
Mortimer Adler consegue simplificar e pragmatizar parte das ideias de Émile Faguet, com a sua própria experiência no ramo acadêmico, criando um livro extremamente prático e direto ao ponto, embora em partes do livro seja um tanto quanto prolixo. Se você quer usar um método de estudos de livros expositivos e propositivos, recomendo a leitura.

Ana.Serva 09/05/2021

Como ler ALÉM do elementar
?(...) ensinar os jovens a ler no sentido mais elementar do termo, é nosso problema educacional fundamental.?

Trata-se de uma leitura densa e um pouco repetitiva. Contudo, passa um conhecimento importantíssimo e muito pertinente para os dias atuais. Ao passar pelos 4 níveis de leitura (elementar, inspecional, analítica e sinóptica) e por definições esclarecedoras e dicas sobre como ler os vários tipos de textos (notícia, história, filosofia, ciência, poesia, etc.), o autor também nos conduz a um aprendizado de senso crítico e imparcialidade, nos guiando à objetividade dialética. Em um mundo de fake news, aprender a ler em um nível mais ativo e profundo é uma habilidade obrigatória.

Ricardo José 29/04/2021

Como ler livros
Um guia muito bem escrito de como devemos ler livros. O autor esmiúça, com detalhes impensáveis, os níveis de leitura e como devemos proceder em cada um deles. Os níveis de leitura de Adler são: elementar, inspecional, analítica e sintópica. É um pouco maçante, confesso, mas é um livro imprescindíveis para quem quer aprofundar na capacidade de ler.

daniel_ 22/04/2021

Mais do que recomendado para uma melhor leitura de livros.
É um pouco difícil de julgar esse livro assim que você o termina de ler (ou ao menos quando se termina de resolver os exercícios propostos pelos autores ao final do livro).

Para que a leitura deste livro esteja “completa”, é necessário aplicar as regras que o livro ensina após a sua leitura, até porque, como dizem os autores, “Como Ler Livros” é um livro prático, ou seja, você tem que colocar a mão na massa para que consiga fixar aquilo que foi passado.

Eu tentei aplicar da melhor maneira possível a maioria das regras, principalmente as regras da Leitura Analítica, fundamental para se entender qualquer livro. Eu as apliquei no livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, e posso dizer que obtive um razoável sucesso em responder algumas perguntas e compreendi melhor às mensagens e o raciocínio do autor após aplicar as regras de “Como Ler Livros”. Agora é praticar a aplicação dessas regras e ir aperfeiçoando.

Quanto às regras de Leitura Sintópica, terei de deixar para o futuro, porque leva mais tempo e é necessário em programas de leitura para algum fim (um doutorado, por exemplo). Então ficará para mais tarde.

Como Ler Livros não é apenas um livro, é um programa de ensino muito qualificado. Uma dica que dou para os que estão lendo (ou que irão lê-lo) é anotar as regras de forma estruturada em um caderninho para melhor compreensão.

No mais, é um livro fantástico que dá ótimas dicas de outros livros clássicos, pensamentos de autores importantes para a civilização ocidental, além de explorar diversos campos de conhecimento, como a filosofia, matemática, ciências, literatura, história, etc.