Cultivando Rendimentos

Cultivando Rendimentos Jean Tosetto

Resenhas - Cultivando Rendimentos

BCasf 26/11/2022

Mais uma boa obra do Jean que mostra os princípios que os investidores de longo prazo precisam cultivar para obter bons resultados e a tão sonhada independência financeira.

Margo_livros 22/09/2022

Independência Financeira
O livro escrito com linguagem simples, direta para fácil compreensão daqueles que estão iniciando no mundo dos investimentos.

É uma leitura fluída detalhando cada passo a ser seguido, inclusive com analogias práticas tornando, portanto, acessível à todos.

Por fim, orienta persistir no caminho da agregação de patrimônio, contudo sem deixar de viver o agora, além evidenciar a importância da paciência somando, aos poucos, porém de forma contínua os valores investidos para obter a benesse dos juros compostos.

Para os iniciante é válido! ??????

hdcavalcante 08/01/2021

Cultivando rendimentos
Muitas pessoas passam a vida toda fazendo coisas malfeitas. Investir é importante para as pessoas que o fazem bem. Quando você está realizando um aporte, bem? é a vida. O que acontece antes ou depois é apenas uma longa preparação. Essa passagem descreve o brilhantismo de Jean Tosetto ao descrever o sentido dos investimentos.

Mauricio Skoober 28/12/2020

Um bom livro
Basicamente é importante planejar-se a longo prazo.
Adquirir ativos e não tanto passivos!

feliperolim 21/10/2020

Livro muito bem escrito
A leitura é muito envolvente e as analogias que autor fazem são ótimas! A leitura é muito fluída e gostosa, o que facilita pros investidores novatos entenderem o assunto. Pros investidores mais experientes, o livro nada mais é do que a filosofia de investimento do Warren Buffett e do Luiz Barsi explicada por outro ponto de vista e de maneira mais leve.

Guilherme Fanchin 21/09/2020

Bom livro. Mas poderia ser menor e mais objetivo
É inegável o alto nível cultural do escritor Jean Tosetto. Isso reflete em seus textos. Esta obra possui um grande valor devido a sua cultura de investimento em renda variável sob o prospecto de longo prazo. O problema ocorre quando ele recheia em excesso um livro de investimentos financeiros com analogias. O autor peca em difundir analogias (das mais diversas áreas) em seus textos sobre investimentos, o que chega a tornar chato e maçante em alguns momentos.
Outro problema é que o autor induz o leitor a contratar os serviços de uma casa de análise (onde em alguns momentos faz propaganda para a Suno Research). Não acredito que essa seja a única forma de investimento. Poderia se aprofundar um pouco em value investing, encorajando o leitor a procurar conhecimento e fazer por si só o valuation de empresas - e não empurrar goela abaixo assinatura de casa de research.
Uma pena também o livro não possuir começo-meio-fim. Os textos são desconexos.
A leitura é voltada para iniciante em ações mas com um linguajar rebuscado. Recomendo a leitura para quem nunca investiu (ou é iniciante) em ações/FII's e já possui uma leitura acurada. Por ex: um advogado ou médico que nunca investiu, esse livro pode sim cair com uma luva - com as ressalvas que expus acima. O Jean romantiza algo que é simples de ser executado, por essa razão não recomendo a leitura a um rapaz de 15 anos por ex.
Espero que o escritor entenda como dicas construtivas. Tenho admiração pelo Jean. Adoraria passar uma tarde conversando com ele. Mas em leituras eu prefiro o Tiago Reis - que é mais objetivo no assunto e consegue ter uma escrita mais sucinta.

Jenner Azevedo 13/08/2020

Bom livro
Parece um apanhado de parágrafos soltos, mas tudo importantíssimo para o investidor. Recomendo muito esse livro principalmente para quem está ainda tentando tomar coragem para ir pra renda variável.

Helder 21/07/2020

Um livro de muita sabedoria espalhada.
Uma coletânea de boas dicas de investimento. Se você marcar os pontos e dicas principais de cada um dos “memorandos” colecionados nesta obra, ficará, como eu, com uma coleção de marcadores que daria um excelente livro sobre investimentos buscando renda passiva e a sonhada independência financeira.

E se posso enumerar algumas, aqui vão:

“Quando um salário cai na conta de uma pessoa empregada, é como se ela acabasse de queimar seu pé de cana. Se quiser receber o salário do mês que vem, terá que começar tudo de novo, já no dia seguinte”.

“O caminho para obter a liberdade financeira ou uma aposentadoria mais tranquila, é focar parte dos nossos esforços na obtenção de renda passiva: aquela que não depende diretamente da nossa força de trabalho.”

“No começo, a renda trabalhada pode significar até 100% da renda de um indivíduo. No entanto, se ele for um investidor de ativos que geram dividendos, a porcentagem da renda passiva, reaplicada diligentemente, aumentará a ponto de suplantar o valor da renda trabalhada. A independência financeira se dará quando a renda passiva, estruturalmente sustentável, for suficiente para manter o padrão de consumo adotado pelo investidor, bem como a continuidade de seus aportes.”

“Trazendo esta questão para o lado pessoal, quem resolve perseguir a independência financeira precisa ter consciência disso: não é um processo rápido e nem sempre é um processo sem conflitos. Em todo caso, algum sacrifício será necessário.”

“No caso da independência financeira, ela não será atingida sem a capacidade de poupança do indivíduo. Para tanto, deve-se viver num padrão de consumo abaixo daquele que a renda atual de cada um pode suprir.”

“Um dos melhores meios, senão o melhor, para geração de renda passiva, é através da Bolsa de Valores. Quem adquire ações de empresas pagadoras de dividendos e cotas de fundos imobiliários consolidados, através da prática recorrente do reinvestimento dos proventos aciona o poder dos juros compostos a seu favor e não contra, como ocorre com os endividados.”

Mas como saber se é uma boa escolha?

“Ao contar com analistas profissionais, o investidor que mira na independência financeira poderá seguir com mais confiança na sua jornada, se respeitar também o preceito da diversificação.”

“Contar com o respaldo de um analista profissional com CNPI–Certificado Nacional do Profissional de Investimento–é o caminho correto para seguir.”

Se você, leitor como eu, não é do meio financeiro, não temos porque perder tempo com analise de ações e acompanhamento de balanços. O autor defende (e demorei a concordar, mas hoje é minha filosofia) que o melhor é contratar analistas que o façam por você (a custos irrisórios hoje em dia).

“Os investidores conscientes, ao contrário dos soldados mais destemidos, não procuram por aventuras: eles querem a calmaria dos tempos de paz no seu cotidiano. A guerra que investidores enfrentam não é física, mas psicológica. Manter o equilíbrio mental, mesmo diante de eventuais perdas, é essencial para colher os benefícios no longo prazo.”

“Certa vez Chapman declarou que ‘aumentar a potência deixa você mais rápido nas retas, subtrair peso deixa você mais rápido em todo lugar’.”

“Em suma: não acumule coisas. Acumule ativos. Eles permitirão que você acumule experiências–e isso não tem preço.”

“Investir não é como disputar uma Copa do Mundo em poucos jogos eliminatórios: é como disputar um longo campeonato de pontos corridos, no qual a regularidade é mais importante do que os lances esporádicos de genialidade.”

“Com duas décadas de experiência no mercado imobiliário, na renda fixa e há alguns anos na renda variável, aprendi que furacões, assim como crises agudas, são eventos passageiros.”

“Quanto mais o seu trabalho impacta positivamente um número crescente de pessoas, maior o seu potencial de renda monetária e reconhecimento público.”

“Disciplina, paciência e prática recorrente. Estes são três fatores primordiais para um investidor que almeja o sucesso no mercado de capitais no longo prazo. Na teoria não existem segredos que devem ser guardados em cofres. A receita é simples: poupar com diligência e fazer aportes com margem de segurança durante meses ou mesmo anos.”

Entre muitas outras.

A leitura vale a pena.

Felipe 10/05/2020

Compreendendo os investimentos com foco em renda passiva.
Nunca me canso de ler os livros lançados pela equipe da Suno Research, são realmente uma fonte de contribuição de conhecimento, independente de qual nível de investidor você seja. O autor Jean Tossetto tem uma forma de escrever muito boa, que deixa a leitura interessante e não cansativa. O livro esta repleto de exemplos da nossa realidade, assimilados com o tema de cada capítulo, o que torna mais fácil a absorção do conteúdo. Recomendo!

Rafael 20/04/2020

Gostei
Os capítulos do livro são compostos por artigos publicados pelo autor, mas não desmerece em nada seu conteúdo. Vale a leitura para quem está em busca de uma melhor relação com a sua vida financeira.

mateusagroecologia 10/04/2020

Iniciação ao mercado financeiro e obtenção de renda passiva
O livro do Jean Tosetto faz abordagens a respeito do mercado financeiro, especialmente, sobre renda variável e quais as perspectivas e princípios são necessários para desenvolver a chamada "independência financeira".

O autor utiliza de bons exemplos para argumentar sobre suas afirmações o que demonstra um extenso repertório de leituras. Vai dos conhecimentos sobre futebol à bacias hidrográficas, de pensadores gregos à investidores em value investing.

Estou começando a aprender sobre mercado financeiro, renda variável e fixa, então, foi um livro proveitoso, contudo, reconheço que para quem já tem bom domínio a respeito dessa temática, talvez, seja apenas afirmações óbvias.

Boa leitura para iniciantes!

George Douglas 26/03/2020

Conteúdo rico
Nesta obra,Jean Tosetto trata da independência financeira intercalando diversos temas, tornando a leitura agradável,fluida e próxima do mundo daquele que ainda não tem intimidade com a bolsa de valores.
Uma coisa é certa,mesmo que você já saiba bastante,este livro tem muito a somar na sua trajetória.Há diversos questionamentos e ligações que sequer faríamos e esta obra as estimula. Vale muito a leitura!

William 07/03/2020

Apanhado de ótimos artigos
Textos muito bem feitos, capaz de gerar insights