Agir e Pensar como um Gato

Agir e Pensar como um Gato Stéphane Garnier

Resenhas -

May 15/05/2024

Comecei o livro de maneira despretensiosa, só porque achei o título curioso. Mas no fim das contas eu gostei da maneira que ele foi organizado, como as comparações foram simples e objetivas. Não me arrependo do tempo dedicado.

Thamires Amorim 19/10/2023

Auto ajuda com prosa
Definitivamente é um livro interessante. A relação feita entre o gato e o ser humano, só mostra o quanto nos adaptamos às coisas em aspectos gerais, se mudamos nossa forma de ver essas coisas.
São feitas diversas referências da rotina e também do comportamento padrão dos gatos com os nossos comportamentos e como inclusive, ser parecido com o gato é uma vantagem que vem com diversas outras inclusas.
Apesar do começo ser feito com muitas caixas altas e na minha visão, ser um poluente visual, o desenrolar dos capítulos seguintes faz perder a sensação de desconforto. De modo geral, recomendo a leitura principalmente pela leitura fácil, pouco detalhada (o que combina com a estrutura do livro) e calma.

Felipe 30/01/2023

Aprendemos muito com os gatos
De acordo com o diagnóstico da leitura, preciso adotar um gato urgentemente kkk. Vou começar a reparar, hoje em dia, mais ainda no comportamento dos gatos que minha mãe tem ?

Dedê 02/01/2023

Muito bom!
O livro ?Agir e pensar como um gato? compactua com maestria todos os fragmentos comportamentais que analisamos diariamente nos gatos quando temos a oportunidade de conviver com um (ou mais).

O autor faz uma comparação sobre os hábitos e atitudes dos gatos com o comportamento humano, mostrando o quanto temos que aprender com eles.

Através da transcrição de algumas citações, somos convidados a refletir sobre nossa rotina e buscar meios de desacelerar. O autor refaz o dia de uma pessoa do ato de acordar ao de dormir no decorrer do livro, mostrando adaptações viáveis para vivermos com mais paz e tranquilidade, evitando situações infrutíferas e de estresse que possuem o potencial de estragar o nosso dia.

Conforme exposto na obra: ?De todos os animais, só o gato alcança uma vida contemplativa.? (Andrew Lang). De fato, somos tão cobrados que esquecemos que é possível atender as mesmas exigências sem tanta exaustão e ansiedade, contemplando a vida modificando a nossa forma de agir e encarar as situações.

Ao final do livro, ele propõe uma brincadeira com um questionário recheado de perguntas para verificar o quão parecidos somos com um gato ou o quanto necessitamos adotar um para aprender com seus ensinamentos.

?Já que temos apenas uma vida, por que não a dividir com um gato?? (Robert Stearns)

A primeira vista, o livro não aparentou ter muito a acrescentar, todavia, me enganei ao nutrir esse pensamento antes de o iniciar. Ele possui uma escrita leve e propõe reflexões em uma linguagem muito simples, deixando a leitura rápida e a transformando em um momento descontraído e prazeroso repleto de aprendizagens concisas.

O desenrolar da obra tem por princípio o Ziggy, gato do autor, sendo protagonista e estopim para todos os ensinamentos. Todavia, esse livro serve como uma ode a todos os felinos ao redor do globo.

Para finalizar, deixo essas duas citações:

?O homem é civilizado na medida em que compreende o gato.?
George Bernard Shaw

?Ao convivermos com os gatos, corremos o risco de nos tornarmos melhores.?
Sidonie-Gabrielle Colette

Alice Olivier 17/05/2021

Simplesmente me encantei com esse livro!
Um livro de linguagem simples, mas que traz ensinamentos muito pertinentes a respeito da vida dos gatos e em quais aspectos podemos melhorar nossa qualidade de vida adotando algumas atitudes e modos de agir tipicamente felino.
Impossível essa leitura não nos arrancar sorrisos ou mesmo umas observações mentais do tipo : ?Nossa, e não é que os gatos estão mesmo certos??
No final do livro, ainda somos agraciados com um teste que nos revelará o quão ?gato? nós somos.
Simplesmente amei. Livro de uma leveza ímpar e, paradoxalmente, dentina profundidade necessária.