Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Nicole 09/07/2020

Foi uma leitura para a escola. Me apaixonei pela escrita e pelos contos de Lygia.

Samylle 29/06/2020

"O ser humano é incontrolável, indefinível e inacessível. Por mais que você procure se aproximar do ser humano, ele nos escapa."

nalannes 28/06/2020

Ler contos é uma forma de criar
As histórias de mistério de Lygia Fagundes Telles despertam a vontade de procurar os detalhes subentendidos em sua escrita, de sentir a angústia dos seus personagens, de procurar suas próprias interpretações e finais alternativos ou paralelos a cada um dos textos.

O livro Venha Ver o Pôr do Sol e outros contos contém a história que dá nome ao título e outras 7 obras de Lygia Fagundes Telles: O noivo, Natal na Barca, As formigas, O jardim selvagem, Biruta, Antes do Baile Verde e O Menino.

Os 8 contos abordam de alguma forma o medo: da morte, do futuro, da incerteza...

A leveza da escrita de Lygia nos leva por caminhos de magia e mistério que estimulam a criatividade e brincam com o leitor com finais surpreendentes - ou nem tanto.

Ela usa elementos para criar mais de um caminho para seus contos, tornando uma experiência fundamental reler algumas das histórias depois de conhecer seu desfecho.
Assim você é capaz de perceber novos detalhes, visões, interpretações e se encantar ainda mais com a autora.

Não se pode ler buscando todas as respostas e sim se deliciar também com novas perguntas.
Bella 28/06/2020minha estante
Amo de paixão ?

nalannes 29/06/2020minha estante
Bella, acredita que é a única leitura da Lygia que já fiz? Coloquei mais livros dela na lista de desejos depois de conhecer!

Brena Lima 02/06/2020

Dama dos contos
Até hoje me arrependo de não ter lido outra obra dela. A autora tem uma escrita única e importante.

Jessica Alves 30/05/2020

Que sensibilidade.
Acho que é o primeiro livro da Lygia que eu leio e que sensibilidade ela têm pra escrever! Algumas histórias são tristes, outras são misteriosas.. mas a maneira de escrever é tão profunda e sensível. Amei ?

Tissiane.Santos 11/05/2020

A criação literária é um mistério
Fatos fantásticos sacodem rapidamente o cotidiano de pessoas comuns, revelando facetas de um mundo ilógico e desumano. É essa a vida que se lê nas páginas envolventes e profundamente inquietantes de Lygia Fagundes Telles.
Venha ver pôr-do-sol e outros contos é composto por oito dos mais representativos textos de Lygia. Mais do que um panorama de sua obra, uma fascinante viagem pela alma humana, na palavra precisa de uma escritora que, om sensibilidade, consegue captar a vida, muito além das aparências do dia-a-dia.

Micaasantos 09/05/2020

Não muito cativante
Li hoje esses contos da Lygia Fagundes Telles e para mim não foi cativante mas não quer dizer que os contos sejam ruins. Os contos mesmo terminando, muitas vezes de forma sombria não tem o desfecho escrito, fica subentendido, mas pelo contexto sabemos o que ocorre, mas alguns, como "O Noivo" e "Antes do baile verde" não tem um desfecho nítido e isso me incomodou um pouco porque ao fim não esclareceu minhas dúvidas e para mim isso é o pior que pode acontecer. Foi razoável essa leitura mas não completamente ruim. Gostei bastante do conto que dá nome ao livro, "Venha ver o pôr do Sol", dentre os contos, o mais aterrorizante mas bem escrito.

mdudalivros 07/05/2020

Fiquei triste por não ter gostado tanto. Desanimei para ler mais de Lygia por enquanto.

Brenda 27/04/2020

Primeira vez que li a Ligya - e creio que deva me envergonhar em dizer isto - e já sinto uma imensa e agradável familiaridade. É curioso lê-la; é sutil, ansioso, tenso: puro prazer. A tirei da estante inexpressivamente, sem qualquer pretensão, para folhear, e, talvez mesmo por pouco esperar, me surpreendi e desenvolvi certa paixão e euforia.

jota 12/12/2019

Contos de Lygia...
O tempo passa (ou nós vamos passando por ele, como queria Nietzsche), os leitores envelhecem, os autores e seus livros também, mas alguns se tornam clássicos. Os contos de Lygia Fagundes Telles foram escritos há muito tempo; logicamente não são tão antigos quanto os de Machado de Assis, por exemplo, nosso maior contista, que viveu muito antes dela. Machado tornou-se um clássico incontestável faz tempo.

Uma razoável porção de leitores e especialistas acredita que no futuro as histórias de LFT serão tão clássicas quanto as de Machado. A mesma coisa deverá ocorrer com os contos de Clarice Lispector, outra grande contista brasileira, da mesma forma que LFT, de quem foi contemporânea e amiga. Os leitores do futuro é que poderão avaliar melhor tudo isso...

Isso posto (ou suposto), antes destes eu só havia lido contos esparsos de LFT presentes em coletâneas, nenhum romance de sua autoria. Esta é minha primeira vez com um livro totalmente dela. Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos traz oito histórias curtas em que se destaca, claro, aquela que dá título ao volume. Já a conhecia de outra coletânea de autores nacionais.

Neste volume (e em outros também) LFT trabalha com temas variados, também com personagens masculinos destacados, não apenas com mulheres. Quase sempre suas histórias trazem elementos insólitos, misteriosos e mesmo fantásticos por vezes. O que faz lembrar um pouco as narrativas de Edgar Allan Poe, como alguém já apontou. Desse modo, poucos destes contos têm final feliz. Há sempre um personagem mau ou desumano por perto ou algum fato ruim ou sobrenatural para atrapalhar ou complicar a vida dos demais, dos bons, digamos. Senão tudo seriam rosas, não é mesmo?

Eis os contos na ordem em que aparecem no livro:

O Noivo: inexplicavelmente rapaz perde a memória justamente na manhã do dia de seu casamento. Aos poucos relembra algumas mulheres que passaram por sua vida tentando descobrir qual delas poderia ser a noiva que o aguarda na igreja. Avaliação: 3,5.

Natal na Barca: narradora conversa com uma mulher que carrega um bebê e fica sabendo de todo o seu drama (e põe drama nisso!). Pelas circunstâncias e fatos, impossível não pensar em Maria e no menino Jesus: o título do conto já dá a dica. Avaliação: 3,5.

Venha Ver o Pôr-do-Sol: a história dos ex-namorados Ricardo e Raquel começa um tanto romanticamente e termina de modo assustador. Mesmo que seja o mais belo pôr do sol é um tanto estranho desfrutá-lo num cemitério abandonado, não? Avaliação: 4,5.

As Formigas: duas estudantes alugam um quarto de pensão onde, numa caixa, repousam os ossos de um anão (esquecidos ou deixados ali por outro estudante de medicina). Formigas aparecem e desaparecem misteriosamente enquanto juntam os ossos e vão dando forma ao esqueleto. Avaliação: 4,0.

O Jardim Selvagem: garota estranha que tio Ed diga que Daniela, sua futura mulher, seja assim como um jardim selvagem. Também tem a bondosa tia Pombinha, mas com uma mulher selvagem como Daniela por perto essa história pode não terminar nada bem para o titio. Avaliação: 4,0.

Biruta: é o nome de um cachorrinho travesso. Seu dono é um menino adotado que tem de auxiliar a empregada nas tarefas domésticas e nem sempre é bem tratado pela dona da casa (a vilã da história). O cão é a única alegria do garoto, mas um dia, na véspera do Natal... Avaliação: 4,5.

Antes do Baile Verde: o baile de Carnaval para o qual se prepara com uma fantasia com diversos tons de verde torna-se a maior preocupação de uma jovem, muito mais do que a saúde de seu pai, bastante doente no quarto ao lado. Não apreciei muito: 3,0.

O menino: garoto vai ao cinema com sua mãe, bela mulher de quem ele se orgulha muito, mas descobre que o homem que no escurinho se senta na poltrona ao lado dela parece estar ali não exatamente para ver o filme. Tampouco sua mãe. Avaliação: 4,0.

Lido entre 10 e 12/12/2019. Avaliação geral: 3,8.

Inajara.Garijo 24/11/2019

Nada previsível
A escrita da Lygia é contagiante e quase sempre nos surpreende com finais nada previsíveis, como o conto que nomeia o livro "Venha ver o pôr do sol". Leitura rápida e agradável que nos prende do começo ao fim.

Luísa 14/02/2019

Contos de mistério escritos por uma mulher
"Venha ver o pôr do sol e outros contos" é uma coletânea de oito contos da aclamada escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. A escrita de Lygia envolve mistério, fantasia e suspense, além de trazer reflexões sobre a condição humana.

Como toda coletânea de contos, alguns me agradaram mais do que outros, mas, de forma geral, gostei bastante de todos, principalmente do fato de o mais importante ou esperado no conto não ser o seu final. Normalmente, quando se lê contos de mistério, o desfecho da história é o mais aguardado, o leitor fica ansioso para tentar descobrir como a história termina. No entanto, a construção do suspense e da narrativa de Lygia fala mais alto do que o desfecho em si, o que pode causar algum estranhamento em leitores acostumados com Edgar Allan Poe por exemplo.

Nessa coletânea, eu já conhecia o conto que dá título ao livro, "Venha ver o pôr do sol", e me encantei principalmente por "Biruta". Os textos são curtos e envolventes, leitura boa para se fazer em um dia só.

Felipe.Galdeano 07/11/2018

Venha ver o pôr do sol
O conto é um pouco estranho porque fala de um caso entre um casal em que o homem é o amante e assim ele chama raquel para um cemitério ,nisso ele ficou conversando com ela até um lugar em que os familiares de ricardo estão mortos, ele chamou raquel para observar como ela e sua prima eram identicas nisso ela viu que sua prima tinha falecido perto do ano de 1800 nisso viu que estava sendo enganada e assim que percebeu ricardo a trancou no lugar e assim ela não conseguiu sair de lá

Ju 03/11/2018

Venha ver o pôr-do-sol
Eu gostei desse livro, apesar de ele ter uma linguagem um tanto difícil, ele deixa uma certa curiosidade no final. Ele conta sobre um relacionamento um tanto possessivo entre Raquel e Ricardo. Raquel no passado havia tido uma relação com Ricardo, porém o trocou, porque ele viera a empobrecer. Ela então, ficou com um homem rico, que viera a lhe proporcionar riquezas. Ricardo então virou amante de Raquel, porém seu marido já estava cansado de saber de seus casos, com isso Ricardo pediu um último encontro com Raquel , e a mesma foi. Ele escolhera um lugar um tanto peculiar, pois era em um cemitério. Quando Raquel viu o lugar em que ele houvera escolhido ficou um tanto inconformada e não queria entrar de jeito algum naquele local. Mas Ricardo pediu e falou coisas "agradáveis"sobre aquele lugar, ela então decidiu ir, meia contrariada, mais foi. Quando chegara ao lugar onde Ricardo a levara, viu que era uma armadilha,mas já era tarde de mais. Para saber sobre a história completa e o final você terá que ler o livro ;)