Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Lelê 27/02/2023

Achei péssimo
Tinham muuuuuitos erros de escrita, principalmente de vírgulas. Também foi um livro sem coesão, uma parte da história não tinha ligação com a outra
Não gostei nada dos contos, todos terminam sem final e são sobre alguma coisa ruim. Por exemplo, em "Antes do Baile Verde" o conto é basicamente feito de duas pessoas colando lantejoulas e bebendo uísque.
Achei tudo muito raso, teria desistido do livro há muito tempo se não fosse pela escola. Realmente foi uma escolha terrível para ser o paradidático do bimestre
Catarina 08/04/2023minha estante
Uma dica: depois dos 20, 25 anos voltei a ler este livro rsrs. Algumas leituras nós precisamos dar uma segunda chance quando estamos mais maduras. Acredite, isso aconteceu muito comigo nos livros que a escola pedia pra ler e depois dos 27 anos eu entendi. Já vou fazer 30 e esses livros que antes me pareciam sem pé nem cabeça, eu descobri que são os melhores livros. Nesse livro venha ver o por do sol, é um exemplo disso. Acredite: ele está longe de ser um livro raso. Todas as histórias tem um fundo profundo sentido baseado na realidade da vida humana. Enfim meu amor. Não desista dos livros que pedem pra ler na escola, eu sei que a escola apresenta de uma forma que deixa a gente até entediado. Bjos queria eu que tivessem me alertado sobre isso na minha adolescência

Tomás Chiaradia 28/09/2023minha estante
Concordo com Catarina, quando crescer, releia esse livro, vai se maravilhar!!

Lala 18/11/2023minha estante
A pessoa falando que simplesmente a dama da literatura brasileira tem erros de escrita e falta de coesão kkkkk, e pior, chamando de RASO kkkk. É cada coisa que eu vejo no skoob...

Lelê 18/11/2023minha estante
Sinceramente, não tenho certeza se o erro foi dela ou da editora, Lala, mas sei que não tinham poucos erros não

nalannes 28/06/2020

Ler contos é uma forma de criar
As histórias de mistério de Lygia Fagundes Telles despertam a vontade de procurar os detalhes subentendidos em sua escrita, de sentir a angústia dos seus personagens, de procurar suas próprias interpretações e finais alternativos ou paralelos a cada um dos textos.

O livro Venha Ver o Pôr do Sol e outros contos contém a história que dá nome ao título e outras 7 obras de Lygia Fagundes Telles: O noivo, Natal na Barca, As formigas, O jardim selvagem, Biruta, Antes do Baile Verde e O Menino.

Os 8 contos abordam de alguma forma o medo: da morte, do futuro, da incerteza...

A leveza da escrita de Lygia nos leva por caminhos de magia e mistério que estimulam a criatividade e brincam com o leitor com finais surpreendentes - ou nem tanto.

Ela usa elementos para criar mais de um caminho para seus contos, tornando uma experiência fundamental reler algumas das histórias depois de conhecer seu desfecho.
Assim você é capaz de perceber novos detalhes, visões, interpretações e se encantar ainda mais com a autora.

Não se pode ler buscando todas as respostas e sim se deliciar também com novas perguntas.
Bella 28/06/2020minha estante
Amo de paixão ?

nalannes 29/06/2020minha estante
Bella, acredita que é a única leitura da Lygia que já fiz? Coloquei mais livros dela na lista de desejos depois de conhecer!

João 28/09/2023

Lygia fagundes telles eu vejo em você uma figura materna
Eu li esse livro pela primeira vez quando eu era menor, entre meus 12-14 anos e gostei tanto dos contos, mas não cheguei a ler tudo.

dessa vez, ler contos novos e reler os que eu já amava foi uma experiência incrível. até porque não é qualquer conto. é Lygia Fagundes Telles!!!

eu amo os contos com finais abertos. O Noivo, Venha Ver o Por do Sol, As Formigas e o do jardim que eu esqueci o nome são perfeitos!

ela sabe fazer uma tensão crescente!

to muito feliz de ter lido com meu amoooorrr, deu tudo certo!!
Samu 29/09/2023minha estante
Obrigado por ter me apresentado esse livro, amor ?

Samu 29/09/2023minha estante
Eita como ele me explica a psicologia dos contos

Ana Flávia 01/10/2015

Este livro e um pouco sem vida sem emoções .
Ah um conto bem legal , falta emoção.

Sthefany148 04/09/2021

Autora nacional com uma escrita fenomenal. Mas confesso que me perdi em (quase) todos os contos
Ps: ou me faltou inteligência para entende los ou um pouco mais de profundidade artistica, nao sei qual carência me entristece maiskkkk
Bianca 27/09/2021minha estante
Kkkkkk alguns de tão macabros ficam confusos tipo o das formigas oubo do Pôr-do-sol

Lelê 22/04/2021

Venha ver o pôr-do-sol e outros contos
Quando eu olhei esse livro pela primeira vez logo me veio o seguinte pensamento "Cara, esse livro vai ser chato pra caramba, só pela capa dele da pra perceber isso", e é aí que entra a velha frase: Não julgue o livro pela capa (literalmente). Minha leitura fluiu muito bem com ele, foi uma leitura rápida e divertida ao mesmo tempo, cada história que eu lia eu sentia uma paixão e emoção diferente; ele me fez chorar, ficar feliz, triste e principalmente surpresa. A Lygia é uma pessoa cheia de mistérios, ao decorrer das histórias você fica confuso e esperando pelo final para que consiga as devidas respostas daquilo tudo, ate que chega no esperado final e você acaba ficando com mais dúvidas do que já tinha, ou até mesmo boquiaberto com o espantoso final que tal história teve...
Bianca 27/09/2021minha estante
Sim, os finais são inesperados é surpreendente. Eu até falei com minha professora sobre os contos, começa do nada vai acontecendo e pá acabou ksksksksk, o conto do noivo é muito bom.

Prof. Angélica Zanin 13/11/2016minha estante
Nossa, muito curtinha!!!!!!!!!!!!!!!

Denise Ximenes 04/04/2022

Título sugestivo!
Narrativa de suspense, que traz como tema a vingança.

Ricardo e Raquel foram namorados e o término do relacionamento infla o comportamento passional dele. Ricardo cria um plano pra se vingar de Raquel, convidando-a para ver o por do sol mais lindo da vida dela, só que em um cemitério.

Como no ditado popular, a vingança de Ricardo foi o prato que ele comeu frio, porque em momento algum, ela sentiu que aquilo era uma cilada.

Para além da simplicidade narrativa, Lygia Fagundes Telles proporciona uma reflexão sobre relacionamentos tóxicos e, fugindo do clichê de finais felizes, ilustra com maestria a realidade de muitas mulheres do século XXI.

Recomendo.
Maria 20/06/2022minha estante
Indubitavelmente :p, um dos melhores contos da nossa literatura!

Mah 15/11/2021minha estante
Meu quote favorito é esse, cada palavra é proposital em seu devido lugar. "Percebe agora a diferença?" marca a passagem para a parte mais sombria do conto, seguida do canto do pássaro. Tudo perfeito nesse conto, nada sobra, nada passa!

Fer 11/11/2016

Achei macabro
gostei muito do conto venha ver o por-do-sol, principalmente as partes em que o conto mostrava o lado sombrio do cara, mas depois passava. Achei meio macabro, mas isso me fez lembrar de algumas séries/filmes/séries que eu vejo, então eu curti muito o conto, recomendo esse conto, já que não li todos os outros.
Vitor.Canestraro 23/06/2017minha estante
Li esse também, da pra encaixar como terror. Eu creio de verdade. Muito bom

Victhor Fabiano 05/09/2012

Podia ser melhor; mas quando foi bom... foi!
São 8 contos, nem sempre muito interessantes ao terminar de ler; sabe, o que é incrível é a forma de relato e narração da autora, ao ler suas palavras, recordei-me de J. K. Rowling, a autora que mais me encanta. Lygia possui um dom exímio na escrita.

Tudo bem que alguns contos terminam "do nada", sem ao menos deixar um tipo de pista para o leitor se direcionar, e com isso ele acaba se sentindo perdido e desgostoso na leitura; o perigo é que isso pode levar quem lê a pensar que a autora esteve, totalmente, sem ideia para finalizar o texto com algo "novo!". Mas os contos que têm um final, esses sim são ótimos e, infelizmente, são dois ou três que me encantaram.
Bruna 05/05/2014minha estante
Não gostei parece msm que ela ficou sem ideia e deixou a história inacabada perdi meu tempo

CACAU TOSTES 15/10/2016

8 contos
São no total oito contos, uns me prenderam outros achei sem nexo.
O Noivo - encarei ele como um suspense e não gostei pois não descreve quem realmente era a noiva.
Natal na barca - história fraca com uma pitada de drama.
Venha ver o pôr-do-sol - história bem popular, até achei uns vídeos no Youtube contracenando este conto, confesso fiquei pensativa com o final, como aquela mulher agonizou sua morte.
As formigas - que conto sinistro, fiquei imaginando a cena final é assustador.
O jardim selvagem - A mulher com aparência de simpática, escondia atrás daquelas luvas o sua verdadeira identidade de uma assassina,
Biruta - me emocionei, que fim triste e revoltante.
Antes do baile verde - li e reli e não entendi nadina, sem comentários!!!
O menino - Como será a vida desse garoto depois de presenciar a mãe cometendo adultério, uma mulher que ele tanto admirava, fiquei pensativa.
Enfim, o livro é muito bom, mas tem contos que fica um 'mistério no ar"

Nota: 8.0 - Bom

Alexandra 11/05/2024

Sensibilidade e emoção
Uma excelente amostra da capacidade de Lygia de nos causar diferentes sensações. São contos que causam tristeza, pavor, emoção, estranhamento e que tocam a alma humana.

RobertaF 09/06/2009

Venha ver o pôr-do-sol x Edgar Alan Poe
Li esse livro na escola, porque era obrigatório. Na época, gostei do conto "Venha ver o pôr-do-sol", mas me decepcionei um pouco quando li "O Barril de Amontillado" do Edgar Alan Poe, que tem um enredo bem semelhante.

marília carla 29/07/2009

contos que me deixaram intrigada e que fazem a qualquer leitor pensar e refletir. cada pessoa que lê tem uma interpretação diferente, acho isso muito bacana.