Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Bruna 06/05/2011

Lygia Fagundes Telles há um tempo me desperta interesse por seu livro "As Meninas". Então, quando vi esse livro numa feira, decidi pegá-lo, para me introduzir à obra da autora.

"Venha ver o pôr-do-sol & outros contos" é bem curtinho, não tem nem cem páginas e vale bastante a pena. As histórias são legais, uma ou outra estragada por uma má linguagem (a que dá nome ao livro, por exemplo), mas não deixam de envolver. Gostei basicamente de todas e as que possuem uma pitada de sobrenatural são as melhores!

Ainda assim, parece-me que, mesmo aos melhores contos, falta algo, que não sei o que é. De qualquer forma, é um livro bem agradável, que recomendo.

PS: Destaque ao conto "As formigas".

Amandinha 15/12/2012

Ideal para se livrar do estresse.
Esse livro é bem leve e rápido. Ao mesmo tempo, é muito didático, porque são perceptíveis as características que marcam o gênero conto, como a construção da narrativa que culmina em um ponto surpreendente ao final. Não achei a escrita da autora tão genial quanto o que se fala na capa do livro, a descrição dada ao livro é um pouco forçada. Meus contos preferidos foram os que envolviam crianças: "Biruta", "O menino" e "O jardim Selvagem". Os dois primeiros que citei são o ponto alto do livro, realmente conseguiram mexer com os meus sentimentos. No entanto, alguns deixam a desejar como: "Antes do baile verde". No geral, é uma boa leitura, principalmente na minha situação: estou começando minha trilha de leitura das férias!

TayMilani 23/01/2013

Análise de conto: “Venha ver o pôr do sol.” Aplicando as teorias de Booth e Lukacs
O conto é narrado na 3 pessoa.
O narrador é implícito, não participa da história, permanece por detrás do cenário imparcialmente.
Esta distante das personagens da história que conta, diferindo moral, intelectual e emocionalmente não se pode analisar a distância, do ponto de vista moral, físico e temporal, pois o narrador não deixa vestígios que apontem suas características. A única aproximação que existe entre ambos é a intelectual, simplesmente por saberem o desfecho do conto.
Venha ver o pôr do sol é um conto narrativo em que o narrador distingue e ordena os fatos e, durante o seu curso, as particularidades vão adquirindo nova forma. É também descritivo, pois descreve com clareza e detalhes, cenários, situações, expressões humanas e estado emocional das personagens.
O narrador, ao descrever as rugazinhas ao redor dos olhos de Ricardo, sua expressão astuta e a mudança rápida de humor, deixa pistas ao leitor de que a personagem está tramando algo “não muito agradável” a Raquel. A descrição do cemitério abandonado, sem ninguém por perto e o humor sarcástico e irônico das personagens em suas falas deixam “um ar” de que a história não esta se encaminhando para um desfecho muito positivo. O autor encerra o conto com a frase “crianças brincam de roda” que também aparece no início do mesmo transmitindo a ideia de lugar seguro, impassível de qualquer crime.

Heloisa 01/12/2010

Venha ver o pôr-do-sol
É um livro de vários contos. Como Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. Bom, até onde eu li, achei o livro maravilhoso! Realmente me identifiquei muito, ao contrário do livro anterior (Laços de Família) que li. Ele não é um livro romântico, não é uma categoria específica, é a mistura de várias categorias, o que o deixa muito mais "ligado" ao livro. É realmente muito legal, eu recomendo!

Romano 25/01/2014

Literatura Nacional
São no total oito contos O Noivo", " Natal na Barca", "Venha ver o Pôr do Sol", "As Formigas", "O Jardim Selvagem", "Biruta", "Antes do Baile Verde" e "O Menino"(as primeiras 99 páginas),e mais biografia, entrevistas e outros assim completando 111 páginas .As histórias são curtas sendo elas um terror(leve)e suspense.

Livros de Cabeceiras 21/05/2014

Só li por obrigação
Li este livro para o vestibular e meu Deus como ele é chato, é uma coletânea de contos, melhor deles é o que dá origem ao titulo, os outros não tem pé nem cabeça, uns totalmente sem sentido, outros que te deixam na maior curiosidade para saber o final e quando chega o final não te revela absolutamente nada. Só li mesmo por ter caído no vestibular, se não teria abandonado logo apos o segundo conto e nunca mais pegava.

dancyluv 05/06/2024

Achei interessante esse livro, tem varias historias e nao so uma no comeco achei q era uma so... fora que as historias sao diferentes, umas passa uma vibe de suspense, tristeza, misterio... gostei muito umas ai me deixo meio lele da cabecaKKKKK

Adeval 15/07/2011

E outros contos
Um dos melhores livros de contos que já li. Histórias de cenário real que sempre tem alguma adversidade. Confesso que fiquei meio que decpcionado com o desfecho do último conto o "Menino". Mas em geral contos fantásticos.
Recomendo.

Fernanda 10/01/2010

Contos maravilhosos, em especial o que dá o titulo - Lygia arrasa.

Diandra 17/08/2011

Alma Humana, Lygia é otima na arte de escrever sobre ela
Tenho um carinho especial por este livro, pois foi o primeiro que eu li e me apaixonei, desde então li e reli muitas vezes.

Foi a partir dele que conheci essa incrível escritora, tão verdadeira e que consegue nos surpreender e deixarmos doidos com seus contos.
Pra mim são contos muito sentimentais,carregados de sentimentos humanos, tem também um conto surreal, como 'As Formigas' que é uma história totalmente diferente do que já vi, e fica lá guardado na sua cabeça, não sai de lá.

Cada conto um drama,um sentimento (ou vários) que o personagem transmite, e sempre com um desfecho surpreendente.E acredito que seja a melhor qualidade da autora, seus desfechos inesperados e que nos pegam de surpresa, nada é igual, sempre vai ser diferente.

Dani 02/11/2009

Só pelo conto que dá título ao livro, vale a pena ler. Nada como uma vingança romântica ao pôr-do-sol!

Leticia 11/11/2016

Letícia Gabrielli
Eu gostei muito do conto venha ver o pôr-do-sol N°3, é misterioso e ao mesmo tempo mostra o lado sombrio do rapaz, achei muito interessante esse conto em especial.

Felipe Figueiredo 11/11/2016

Resenha Venha Ver o Pôr-do-Sol
Um livro muito intrigante com vários contos interessantes e inusitados um ótimo livro q te deixa preso quando o lê

Layani 13/11/2016

Venha ver o pôr-do-Sol
Eu achei esse livro muito legal,triste e cheio de suspense ...
Pretendo ler outros contos desse livro pois achei bem interessante a história "venha ver o pôr-do-sol"