Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Bruna 06/05/2011

Lygia Fagundes Telles há um tempo me desperta interesse por seu livro "As Meninas". Então, quando vi esse livro numa feira, decidi pegá-lo, para me introduzir à obra da autora.

"Venha ver o pôr-do-sol & outros contos" é bem curtinho, não tem nem cem páginas e vale bastante a pena. As histórias são legais, uma ou outra estragada por uma má linguagem (a que dá nome ao livro, por exemplo), mas não deixam de envolver. Gostei basicamente de todas e as que possuem uma pitada de sobrenatural são as melhores!

Ainda assim, parece-me que, mesmo aos melhores contos, falta algo, que não sei o que é. De qualquer forma, é um livro bem agradável, que recomendo.

PS: Destaque ao conto "As formigas".

Adeval 15/07/2011

E outros contos
Um dos melhores livros de contos que já li. Histórias de cenário real que sempre tem alguma adversidade. Confesso que fiquei meio que decpcionado com o desfecho do último conto o "Menino". Mas em geral contos fantásticos.
Recomendo.

Amandinha 15/12/2012

Ideal para se livrar do estresse.
Esse livro é bem leve e rápido. Ao mesmo tempo, é muito didático, porque são perceptíveis as características que marcam o gênero conto, como a construção da narrativa que culmina em um ponto surpreendente ao final. Não achei a escrita da autora tão genial quanto o que se fala na capa do livro, a descrição dada ao livro é um pouco forçada. Meus contos preferidos foram os que envolviam crianças: "Biruta", "O menino" e "O jardim Selvagem". Os dois primeiros que citei são o ponto alto do livro, realmente conseguiram mexer com os meus sentimentos. No entanto, alguns deixam a desejar como: "Antes do baile verde". No geral, é uma boa leitura, principalmente na minha situação: estou começando minha trilha de leitura das férias!

Luísa 14/02/2019

Contos de mistério escritos por uma mulher
"Venha ver o pôr do sol e outros contos" é uma coletânea de oito contos da aclamada escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. A escrita de Lygia envolve mistério, fantasia e suspense, além de trazer reflexões sobre a condição humana.

Como toda coletânea de contos, alguns me agradaram mais do que outros, mas, de forma geral, gostei bastante de todos, principalmente do fato de o mais importante ou esperado no conto não ser o seu final. Normalmente, quando se lê contos de mistério, o desfecho da história é o mais aguardado, o leitor fica ansioso para tentar descobrir como a história termina. No entanto, a construção do suspense e da narrativa de Lygia fala mais alto do que o desfecho em si, o que pode causar algum estranhamento em leitores acostumados com Edgar Allan Poe por exemplo.

Nessa coletânea, eu já conhecia o conto que dá título ao livro, "Venha ver o pôr do sol", e me encantei principalmente por "Biruta". Os textos são curtos e envolventes, leitura boa para se fazer em um dia só.

Romano 25/01/2014

Literatura Nacional
São no total oito contos O Noivo", " Natal na Barca", "Venha ver o Pôr do Sol", "As Formigas", "O Jardim Selvagem", "Biruta", "Antes do Baile Verde" e "O Menino"(as primeiras 99 páginas),e mais biografia, entrevistas e outros assim completando 111 páginas .As histórias são curtas sendo elas um terror(leve)e suspense.

Livros de Cabeceiras 21/05/2014

Só li por obrigação
Li este livro para o vestibular e meu Deus como ele é chato, é uma coletânea de contos, melhor deles é o que dá origem ao titulo, os outros não tem pé nem cabeça, uns totalmente sem sentido, outros que te deixam na maior curiosidade para saber o final e quando chega o final não te revela absolutamente nada. Só li mesmo por ter caído no vestibular, se não teria abandonado logo apos o segundo conto e nunca mais pegava.

Julia 30/05/2016

Para quem gosta de contos que terminam com alguma coisinha no ar
Os contos de Lygia Fagundes Telles seguem uma tendência ao fantástico. E é exatamente esse saborzinho do algo inexplicado, do mistério no fim de cada conto que incomoda ou fascina cada um. Ela desenvolve bem suas personagens nas rápidas histórias em terceira pessoa. E todos esses se encontram apegados a uma questão que os surpreende, e que cativa o leitor que se deixar entregar à perspectiva deles. Talvez não seja algo que te prenda na primeira tentativa, mas é bom dar uma chance já que é uma leitura fácil e rápida

Leticia 11/11/2016

Letícia Gabrielli
Eu gostei muito do conto venha ver o pôr-do-sol N°3, é misterioso e ao mesmo tempo mostra o lado sombrio do rapaz, achei muito interessante esse conto em especial.

Felipe Figueiredo 11/11/2016

Resenha Venha Ver o Pôr-do-Sol
Um livro muito intrigante com vários contos interessantes e inusitados um ótimo livro q te deixa preso quando o lê

Layani 13/11/2016

Venha ver o pôr-do-Sol
Eu achei esse livro muito legal,triste e cheio de suspense ...
Pretendo ler outros contos desse livro pois achei bem interessante a história "venha ver o pôr-do-sol"

Juliana 30/11/2016

Lindo e perverso
Lygia honra seu nome em tais contos, todos envolvem diferente situações, algumas belas, outras pertubadoras.

Lora 21/06/2017

“Em seu coração, ela jamais foi fiel.”

Como eu já comentei, vou trazer algumas obras da Lygia para vocês, começando por Venha ver o pôr-do-sol. Peguei apenas 1 conto da obra para começar, então vamos lá...
Nessa primeira parte do livro encontramos a história de uma jovem que decide encontrar pela última vez seu amante. Ela deixa bem claro que só estão se encentrando novamente porque ele insistiu muito e ficou no pé dela até que ela cedesse.

Eles, então, se encontram numa região bem isolada do centro urbano, um cemitério abandonado. Acostumada com a vida boa que leva a jovem reclama de ir àquele lugar tão abandonado e pútrido para o encontrar.

De maneira bem convincente o rapaz que encontrara ali consegue leva-la para uma parte alta do cemitério onde o pôr-do-sol pode ser visto com perfeição, juntos ambos admiram a paisagem até que o rapaz, numa tentativa de mantê-la consigo, pede para que ela o acompanhe até o jazigo de sua família.

Relutante, a jovem o acompanha e enquanto ele vai contando sobre o seu primeiro amor e apenas observa. Vendo que conseguira a sua atenção, o rapaz convida-a para mais perto de um local onde, supostamente, estaria enterrado o seu primeiro amor (uma prima que morrera ainda quando jovens) para que ela possa ver.

Entretida com as escrituras, a jovem não percebe que é deixada e quando olha em volta de si a procura do rapaz se desespera…

Ok, vou parar por aqui, não vou contar a melhor parte do conto e deixar um mistério do ar. A Lygia é uma escritora fenomenal, extremamente reconhecida na literatura, essa obra, assim como qualquer outra de sua autoria, atende a todas as expectativas de um leitor, muito bem contruida, trabalhada e de uma compreensão extremamente tranquila.

Se você ainda não conhece as obras a autora, fica aqui uma excelênte dica.

Bem, é isso pessoal, beijão!

site: http://fonteliterarias.blogspot.com/2017/06/resenha-venha-ver-o-por-do-sol.html

dancyluv 05/06/2024

Achei interessante esse livro, tem varias historias e nao so uma no comeco achei q era uma so... fora que as historias sao diferentes, umas passa uma vibe de suspense, tristeza, misterio... gostei muito umas ai me deixo meio lele da cabecaKKKKK

Ju 03/11/2018

Venha ver o pôr-do-sol
Eu gostei desse livro, apesar de ele ter uma linguagem um tanto difícil, ele deixa uma certa curiosidade no final. Ele conta sobre um relacionamento um tanto possessivo entre Raquel e Ricardo. Raquel no passado havia tido uma relação com Ricardo, porém o trocou, porque ele viera a empobrecer. Ela então, ficou com um homem rico, que viera a lhe proporcionar riquezas. Ricardo então virou amante de Raquel, porém seu marido já estava cansado de saber de seus casos, com isso Ricardo pediu um último encontro com Raquel , e a mesma foi. Ele escolhera um lugar um tanto peculiar, pois era em um cemitério. Quando Raquel viu o lugar em que ele houvera escolhido ficou um tanto inconformada e não queria entrar de jeito algum naquele local. Mas Ricardo pediu e falou coisas "agradáveis"sobre aquele lugar, ela então decidiu ir, meia contrariada, mais foi. Quando chegara ao lugar onde Ricardo a levara, viu que era uma armadilha,mas já era tarde de mais. Para saber sobre a história completa e o final você terá que ler o livro ;)