Venha ver o pôr do sol e outros contos

Venha ver o pôr do sol e outros contos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

b1bis 01/05/2023

Interessante
Tive que ler para escola. Eu gostei de alguns dos contos, outros não prenderam tanto. Mas foi interessante ler alguns deles.

JwithT 29/04/2023

O cuidado de Lygia Fagundes Telles em escolher as palavras exatas para a sua narrativa encanta. Cada frase de seus contos tem o poder de prender o leitor na busca por respostas e significados. Em ritmo de intensa atenção, rapidamente o fim chega e, com ele, mais questionamentos do que alívio pela conclusão em si. O cotidiano pode sim ser interessante - a mente humana fascina -, é o que nos mostra Fagundes Telles.

Aliluz 29/04/2023

Curioso
Achei esse livro muito leve e adorei os contos. Antes de ler achei que eles seriam românticos e não tinha ideia do que esperar, mas eu me surpreendi por serem de terror e achei diferente por não terem um "final". É como se a escritora quisesse que fizéssemos e imaginassemos um final. E eu adorei esse conceito. Recomendo para quando estiver de ressaca literária e quiser ler algo mais leve.

Bruno B. 22/04/2023

Surpreendente
O livro trata-se de uma coletânea de contos e confesso que alguns deles me surpreenderam, principalmente pelo tom de suspense que a escritura colocou brilhantemente!
Essa coletânea demonstra toda a versatilidade de Lygia Fagundes Teles, e mostra o quão gigante ela é para a literatura brasileira.

Mari1894 13/04/2023

Um livro bem legal. Os contos são bem legais, mas alguns são um pouco difíceis de entender. Mas o meu preferido foi o do biruta. Ele é triste, mas eu ameii.

Acaui 09/04/2023

Vale a pena.
Esse livro é uma coletânea de contos (que na minha opinião estão mais para crónicas), dessa autora. São bem legais os contos, a escrita dela é muito boa.

Catarina 08/04/2023

Que escrita boa!
É muito bom mesmo! Gostoso de ler. Rapidamente acaba um conto e você já quer devorar o próximo. Eu preciso comprar os outros livros urgente! ?

Os contos são cheios de terror, mas não é um terror desses comuns de se ver por aí não, eu nem sei explicar bem, pois só lendo pra sentir, os contos nos deixam com sensação de medo, e faz nos colocar no lugar do personagem. (Eu tive muito a sensação do mesmo medo que sentia quando minha avó me contava histórias do tempo que ela morava no interior e acontecia coisas tenebrosas. É EXATAMENTE ESSA A SENSAÇÃO QUE EU TIVE rsrs).
É muito interessante como Lygia escreve uma história pequena e tão bem construída (coisa que alguns escritores por aí precisariam escrever em 100 páginas ela escreve em 4 com os detalhes necessários pra dar aquela curiosidade na gente). Tô apaixonada pela escrita dela. Irei ler mais dela este ano, haja-me dinheiro kkk!

Os contos deste livro são:
O noivo;
O menino;
Antes do baile verde;
Jardim Selvagem.

viudes 27/03/2023

Li esse conto a pedido da minha professora de literatura, achei que ele seria entediante mas me prendeu totalmente. a escrita é detalhada e boa, e a história nem se fala. me surpreendi com o plot, e cada um pode ter uma interpretação.

Luisa.Malicki 25/03/2023

Li para a escola, e sinceramente, vários contos eu acabei sem entender, e alguns foram bem tediosos, mas ainda sim tiveram alguns interessantes

Luíza 12/03/2023

Eu geralmente não curto muito os livros que a escola pede pra ler, mas esse eu até que gostei. Não foi uma leitura entediante ( que é o que eu geralmente sinto quando leio algo que a escola pediu). Os contos não tem final, o que te da a liberdade de criar um.
Favoritos:
O menino
As formigas
Biruta
O noivo

Juh 09/03/2023

Venha ver o pôr do sol
Me surpreendi, achei q seria chato mas acabou sendo bem interessante, não esperava esse plot
adorei a escrita, as descrições, a formação dos personagens (mesmo sendo um conto), adoro essa fase de modernismo

Lelê 27/02/2023

Achei péssimo
Tinham muuuuuitos erros de escrita, principalmente de vírgulas. Também foi um livro sem coesão, uma parte da história não tinha ligação com a outra
Não gostei nada dos contos, todos terminam sem final e são sobre alguma coisa ruim. Por exemplo, em "Antes do Baile Verde" o conto é basicamente feito de duas pessoas colando lantejoulas e bebendo uísque.
Achei tudo muito raso, teria desistido do livro há muito tempo se não fosse pela escola. Realmente foi uma escolha terrível para ser o paradidático do bimestre
Catarina 08/04/2023minha estante
Uma dica: depois dos 20, 25 anos voltei a ler este livro rsrs. Algumas leituras nós precisamos dar uma segunda chance quando estamos mais maduras. Acredite, isso aconteceu muito comigo nos livros que a escola pedia pra ler e depois dos 27 anos eu entendi. Já vou fazer 30 e esses livros que antes me pareciam sem pé nem cabeça, eu descobri que são os melhores livros. Nesse livro venha ver o por do sol, é um exemplo disso. Acredite: ele está longe de ser um livro raso. Todas as histórias tem um fundo profundo sentido baseado na realidade da vida humana. Enfim meu amor. Não desista dos livros que pedem pra ler na escola, eu sei que a escola apresenta de uma forma que deixa a gente até entediado. Bjos queria eu que tivessem me alertado sobre isso na minha adolescência

Tomás Chiaradia 28/09/2023minha estante
Concordo com Catarina, quando crescer, releia esse livro, vai se maravilhar!!

Lala 18/11/2023minha estante
A pessoa falando que simplesmente a dama da literatura brasileira tem erros de escrita e falta de coesão kkkkk, e pior, chamando de RASO kkkk. É cada coisa que eu vejo no skoob...

Lelê 18/11/2023minha estante
Sinceramente, não tenho certeza se o erro foi dela ou da editora, Lala, mas sei que não tinham poucos erros não

ixqwt 13/02/2023

é um excelente livro de contos. a autora consegue transitar bem entre os gêneros e mesmo assim manter uma unidade. o estilo dela é bem claro e gosto muito das ferramentas narrativas que ela usa (e como ela usa, principalmente). maravilhoso

Luana 03/02/2023

Genial!
Ouvi esse livro da minha querida professora de português e fiquei em choque. É muitíssimo bom! Espero ler mais obras da autora, principalmente beirando entrar o ensino médio como estou agora! Ótimo, ótimo, ótimo! ??

Gloria 27/01/2023

Contos com o final em aberto em sua maioria, deixam a imaginação do leitor voar e têm um toque da quantidade certa de terror e suspense.

Uma maravilha, vários contos rápidos de se ler e que deixam a imaginação fluir.