Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes

Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes

pam 01/07/2022

Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes
Decidi reler essa obra porque em um determinado dia eu me peguei lembrando dos primeiros livros que eu li, quando entrei nessa vida literária, lá pelos meus 11/12 anos. E em um estalo, em lembrei desse título e dessa capa que são bem marcantes.
Lembro que na época eu fiquei FISSURADA por esse livro, achei ele tão incrível e viciante.
Já hoje, vejo que os livros tem uma problemática que no momento em que eu me recordei do que se tratava a história eu fiquei "GENTE, NÃO PODE SER??".
Comecei a leitura já julgando baseado no meu eu de quase 10 anos atrás. Na época, eu tinha a idade próxima da nossa protagonista e sim, eu achei que a diferença de idade entre o "casal" era algo comum. Entramos numa problemática muito mais funda do que se imagina, pois me recordo bem de achar comum por viver e ver pessoas próximas a mim em situações parecidas.
O livro é beeeem curtinho, você lê ele em uma sentada só. Ele é super poético e dinâmico, devido ao fato da história ser contada pela protagonista vivendo idades diferentes, com destaque a de 11, 15 e 16 anos.
O desenrolar da história não tem enrolação, entrega o que promete. Mesmo tendo essa problemática na história, ganhou 3 estrelas não somente pela nostalgia que foi voltar a essas páginas, tom poético, mas também por ser uma leitura que foi proveitosa e me tirou de uma baita ressaca literária.

PorEssasPáginas 24/09/2014

Eu escolhi esse livro da Editora Biruta porque o título me chamou muito a atenção. Quando eu o abri, me surpreendi também pela diagramação e ilustrações. Tudo muito delicado como o primeiro amor.

Manuela tinha onze anos quando viu Pedro Cláudio pela primeira vez e foi amor à primeira vista. Ele é oito anos mais velho que ela, e ela tinha certeza de que ele sequer a olhou. No decorrer da leitura, você percebe que na verdade Pedro Cláudio estava muito ciente dos sentimentos de Manuela, mas era muito inseguro sobre o que ele mesmo queria da vida para se declarar além do mais, ele era maior de idade, ela não.

Entre encontros e desencontros, testemunhamos o amadurecimento de uma menina que se torna uma jovem mulher apaixonada e decidida. Eu não posso me alongar mais, mas posso dizer que esse é um livro muito bom para pessoas nessa mesma faixa etária, 11-16 anos. Para quem for mais velho, acredito eu que vai conseguir se ver em Manuela ou em Pedro Cláudio. Todas aquelas dúvidas, o frio na barriga ao encontrar alguém que a gente gosta Um prato cheio!

Brincos de ouro e sentimentos pingentes é uma narrativa suave do ponto de vista de Manuela. É intercalada com pequenos poemas sobre o amor e seus dissabores, além das ilustrações bem delicadas entre as páginas, como se indicassem mudanças da estação, ou mesmo passagens de tempo. Às vezes também voltando no tempo.

Não parece, mas o livro é curto. É possível ler em um dia apenas. Recomendo muito para quem está nessa fase mais adolescente e para quem quiser relembrar como foi a sensação do primeiro amor batendo à porta.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-brincos-de-ouro-e-sentimentos-pingentes

Tania Capel 02/10/2013

Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes: delicado e poético.
Passeando pelas estantes da biblioteca infanto-juvenil - um lugar que sempre vou quando quero distrair a mente - uma capa me chamou a atenção pelo toque muito feminino. Título também feminino: Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes! delicado e poético. Autor: Luiz Antonio Aguiar. Bem, neste caso, quem seria a ilustradora? Bom são dois os ilustradores: Gustavo Piqueira e Samia Jacintho - aliás, a parceria desses dois criou outras capas no mesmo padrão: bolinhas e folhas, bem interessante!

Mas, voltando às letras.... "O livro revela que o final mais feliz de uma história de amor é deixar naturalmente o amor acontecer. Afinal de contas, para Manuela 'é na dor' que ela parece confessar como o próprio corpo nos seus poemas que tornam essa história de amor mais amorosa ainda."

Bom, fui me apaixonando e suspirando com Manuela, torcendo pela sua histórias... é lindo! Uma daquelas histórias que sinto falta quando converso com minhas alunas adolescentes...

"Manuela e Pedro Claúdio tinham um amor desencontrado. Um amor que tinha de ser mantido em segredo... "

site: http://www.luizantonioaguiar.com.br/lancamentos.htm

Fernanda 01/07/2013

Resenha: Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes
Confira: Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: Sou uma grande admiradora do trabalho de edição dos livros da Editora Biruta/Gaivota e o complemento das ilustrações só favorece a minha contemplação. Em “Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes” somos apresentados a uma história que de início, o leitor não poderia imaginar muita coisa, então posso dizer, com certeza que possui um enredo revelador e ainda mais...apaixonante.

“No que botou os olhos em mim, o Pedro Cláudio soltou uma risadinha, e aquilo doeu. Fiquei morrendo de vergonha dos meus olhos inchados, das minhas bochechas molhadas, do meu jeito ali, toda criancinha..Foi isso e muito mais que ele deve ter pensado de mim: criancinha!” Pg.18

A personagem principal se chama Manuela. E sim, ela é muito romântica. E através de suas narrações conhecemos o amor juvenil que foi se desenvolvendo durante certo período de tempo. Manu conheceu Pedro Cláudio quando tinha apenas 11 anos e a partir deste momento, conhecemos todas as emoções e sentimentos vividos por ela até completar seus 16 anos. O mais interessante é que o leitor interage com as sensações transpassadas, ou na melhor das hipóteses, entende e se vê mais perto de cada pensamento dela. Como exemplo, é possível destacar as passagens em que Manuela se vê com raiva e indignada, ou simplesmente pelos poemas com assuntos mais triviais – ou não. A menina sempre gostou dele, apesar de já ter vivenciado outros amores e outras decepções. Ela sempre acabava pensando em Pedro Cláudio.

“Boba, sua menina boba! Pra quem pensa que está dançando, pirralha? Pra ele! Ele não está na plateia. Vai ver nem sabe seu nome ainda! E você, aí, se olhando no espelho, está chorando por que, com esse brinco na mão? Boba, sua menina boba!” Pg.31

Pedro Cláudio era mais venho que Manuela, e no começo demonstra um pouco de medo diante dos sentimentos demonstrados por uma garota bem mais nova que ele.

“Acho que eu sempre amei você demais, seu calhorda. Demais pra mim mesma. Mais do que devia, e mais, eu acho, do que eu devia poder. Só entende quem já passou por isso. É na dor, naquela dor que rasga e sufoca que a gente começa a entender quando um amor não cabe lá dentro, quer sair, tem de sair. Ou mata. Daí, essa vontade louca de beijar.” Pg.76

Delicadeza define essa leitura de várias maneiras concretas, dinâmicas e intensas. Possui um estilo inovador e muito jovial, por esse motivo posso afirmar que a linguagem descreve com maestria, todas as fases de uma amizade reveladora com um final motivador.

“E doeu...Pra sempre! Dói ainda, quer ver onde? Aqui, aqui e aqui! Não abra essa boca de espanto. É, dói aqui também! Dói, dói...Dói! Eu te amei demais! Era demais até pra você.” Pg.82

Confira: Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Carol Fujiwara 05/02/2013

Cinco anos em segredo
Um amor pode durar, crescer e se manter.
O livro “Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes” de Luiz Antonio Aguiar, faz sentir os amores e dores de uma menina que cresce descobrindo o amor.
Para algumas pessoas um livro confidente, leal e ideal. Como um espelho, um livro no qual se é capaz de ver a si mesma e se identificar muito. Ou apenas ler mais uma história.
Manuela não sabia como lidar com isso aos 11 anos, e parece que depois de 5 anos continua não sabendo!
Foi graças a um brinco e seu pingente que descobriu o amor. Pedro Claudio só queria ajudar, mal sabia ele o que ia causar em um pequeno coração.
Nessa relação quase impossível, separada pelos 9 anos de diferença de idade entre os dois, muitas coisas acontecem, mudam e ela cresce, mas nada é capaz de tirar Pedro Claudio da cabeça de Manuela.
Ela conta seus sentimentos e a mudança deles e dela conforme o tempo passa.
Todo mundo tem seu primeiro amor, seja ele platônico, correspondido ou não, mas Manu mostra que independente da diferença, idade e intensidade, nada importa se for amor de verdade.

Marina Rezende 04/02/2013

As 6 fases do amor
O livro “brincos de ouro e sentimentos pingentes” é narrada pela romântica Manuela, que descreve sua paixão por Pedro Cláudio, um garoto 9 anos mais velho que ela, pelo qual ela se apaixona perdidamente desde seus 11 anos de idade. O livro conta as 6 fases desta paixão intensa que Manuela sente por Pedro Cláudio desde seus 11 anos até seus 16. Nesses 6 anos, a paixão de Manuela vai se desenrolando e ficando cada vez mais romântica. É um livro composto pelos inúmeros sentimentos, pensamentos, vontades e sonhos da garota.
No começo de sua paixonite, Manuela sofria por um amor platônico, porém com o desenrolar da história a garota começa a ser aos poucos correspondida no amor.
O livro tem um ar um levemente poético, pois Manuela escreve poemas pessoais e românticos ao longo do livro para expressar seus sentimentos.
É uma leitura bem tranquila e romântica, especialmente para jovens porém achei que o fato dela se apaixonar aos 11 anos foi um pouco forçado da parte do autor, pois acho que é uma idade muito nova para uma menina se apaixonar. Apesar deste pequeno detalhe, é um livro muito agradável de ler.

Misha 17/06/2011

#Resenha Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
Páginas: 140
Nota: 9

Sinopse: 'Brincos de ouro e sentimentos pingentes' é um livro que revela que o final mais feliz de uma história de amor é deixar naturalmente o amor acontecer. Afinal de contas, para Manuela 'é na dor' que ela parece confessar como o próprio corpo nos seus poemas que tornam essa história de amor mais amorosa ainda.

Esse livro eu ganhei da Luciana, representante da Editora Biruta (parceira do meu blog) e para dizer a verdade não esperava tanto do livro, ele realmente me surpreendeu. A história envolve você de uma forma que fica fácil visualizar o que se passa na trama. Como a Manu (personagem principal) vai contando o que acontece conforme a idade dela, me identifiquei bastante. É um romance e tanto, ele consegue prender você do começo ao fim, ainda mais no final (que cá entre nós - que final), quanto ao final fiquei um pouco desapontada com ele, mas depois de pensar bastante achei ele certo para a Manu.

Como eu li esse livro na escola (nas trocas de aula todo mundo gritando e eu com a cara no livro) uma amiga minha ficou interessada em lê-lo e não pude negar emprestá-lo, assim para compensar a falta dele na hora de fazer esse post eu fiz um video/divulgação do livro com o que acontece no começo do livro (não é quase nada gente! só contei um pouquinho), e já peço desculpas por ele não ter ficado tão bom (eu realmente queria fazer esse post logo para mostrar para todos os leitores como esse livro é legal, fiz o vídeo rápido e assim ele não ficou aquelas coisas de Hollywood - haha). Vejam: